TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (16 a 22 de Julho)

REFERENDO SIMBÓLICO DESAPROVA GOVERNO DA VENEZUELA

   Uma votação simbólica realizada no domingo (16), na Venezuela, colocou em xeque a popularidade do presidente Nicolás Maduro. Organizado pela oposição do atual governo, o referendo extra-oficial levou 7,2 milhões de pessoas às urnas. 98,4% do total de votantes rejeitou a formação de uma nova Assembleia Constituinte por Maduro. 98,3% afirmou que deseja a renovação dos poderes públicos e uma nova eleição, livre e transparente. 98,5% dos venezuelanos também pediram que a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) obedeça as decisões do parlamento, hoje com maioria de oposição ao governo. O resultado nas urnas, ainda que não válidos, foi comemorado pela Mesa de Unidade Democrática, que cravou que o atual governo já está revogado. A Venezuela vive uma crise política e social sem precedentes e deve ganhar um capítulo decisivo, já que a oposição pressionará o presidente a convocar novas eleições. Desde abril, mais de 100 pessoas morreram em confrontos.

JUSTIÇA CONCEDE SEMIABERTO A ANNA JATOBÁ

   Atendendo a pedido impetrado pelos advogados de defesa de Anna Carolina Jatobá (Foto), a Justiça concedeu, na segunda-feira (17), a progressão de pena para o regime semiaberto. A ex-madrasta de Isabella Nardoni estava presa na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, desde 2008, quando foi condenada por participação na morte da menina. Com o benefício, concedido pela juíza Sueli Zeraik, da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Taubaté, Jatobá poderá sair em cinco ocasiões durante o ano, como festas natalinas, entre outros. Equipes técnicas produziram laudos psicológico e psiquiátrico em que se afirmava que a chance de reincidência era nula. Elogios das direção do presídio ao comportamento também levaram a decisão da juíza.  

FRIO DEIXA DOIS MORTOS EM SP

   As temperaturas caíram em todo o país e causaram a morte de dois moradores de rua nas cidades de Curitiba, no Paraná, e em São Paulo, na terça-feira (18). Na capital paulista, a tarde foi registrado a temperatura mais baixa desde 2004. A Polícia Militar, que recolheu um corpo, afirmou que não havia marcas de violência e que o óbito teria acontecido pela baixa temperatura. Outro corpo foi encontrado nas proximidades da USP, também em São Paulo. Com o frio, os abrigos tem recebidos um número maior de moradores de rua. Só em 2016, seis pessoas morreram nas ruas em decorrência do frio. O prefeito de São Paulo, João Dória, colocou na rua o Programa Emergencial de Inverno, com a ajuda de várias secretarias.

GOVERNO ANUNCIA AUMENTO DE IMPOSTOS

   O anúncio foi feito, em entrevista na quarta-feira (19), pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O reajuste no PIS-Cofins incidente nos combustíveis (Gasolina, Álcool e Etanol) visa aumentar a arrecadação e manter as contas no azul. Por ser mais prático para implementar, já que pode ser feito por decreto e começar a valer imediatamente, o governo optou por reajustar o imposto, que poderá ser repassado nos próximos dias para os consumidores. A confirmação do aumento aconteceu no dia seguinte, durante a apresentação do relatório fiscal bimestral. O mercado financeiro já estima um rombo de R$ 145 bilhões neste ano, maior que a meta fiscal para 2017, que era de R$ 139 bilhões. 

VOCALISTA DO LINKIN PARK É ENCONTRADO MORTO

   Chester Bennington (Foto), de 41 anos, foi encontrado morto em sua casa, na quinta-feira (20), no bairro de Palos Verdes Estates, em Los Angeles, na Califórnia. Segundo o chefe da polícia local, na casa, foram encontrados vestígios de suicídio por enforcamento. A morte do cantor foi noticiada horas após a banda Linkin Park divulgar o single "Talking To Myself", presente no mais recente álbum, lançado em maio deste ano. Nascido em Phoenyx, no Arizona, Bennington passou por várias bandes antes de chegar no Linkin. Apesar do histórico de dependência química, ele aparentava estar em um bom momento. No Brasil, a banda esteve três vezes, sendo a última em maio deste ano, durante o Maximus Festival, em São Paulo. Ele deixou 6 filhos de dois casamentos. 

RIO DE JANEIRO TEM 90º POLICIAL MORTO

   Fabiano de Brito e Silva morreu, na sexta-feira (21), após receber um tiro na barriga quando saia de casa, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O PM ainda trocou tiros com os criminosos. Atingido por uma bala de fuzil 45, Fabiano foi socorrido para o Hospital da Posse, onde já chegou morto. O 90º policial morto só este ano no Rio era evangélico e deixou a mulher e três filhos. Ele era lotado na 20º Batalhão de Mesquita e havia participado da operação que terminou com a prisão de "Playboy", na comunidade da Coreia, em Nova Iguaçu, dois dias antes do atentado. A corporação lamentou a morte do PM.

TERREMOTO ATINGE NOVAMENTE A ITÁLIA

   Dias após ser atingida por tremores, a Itália voltou a sentir a terra tremer no sábado (22). O terremoto de magnitude 4,2 na escala Richter atingiu o centro do país. Desta vez, porém, não causou maiores danos. O Instituto Nacional de Vulcanologia registro o tremor a 14 quilômetros de profundidade a 3 quilômetros de Campotosto e 8 de Amatrice, em Lazio. Apesar da população ter sentido o abalo, não houve registro de mortos nem de feridos.

Fontes: O globo, G1, Folha de São Paulo, Isto É.
Fotos: Anna Carolina Jatobá (Reprodução / TV); Chester Bennington (Getty / Michael Loccisano).

Comentários