TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (4 a 10 de Junho)

ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA ATENTADO EM LONDRES


   Foi através da própria agência de propaganda que o grupo radical "Estado Islâmico" reivindicou, no domingo (4), a autoria do atentado ocorrido na noite anterior em Londres. No total, 7 pessoas morreram e 48 ficaram feridas, das quais 21 com gravidade. Três agressores foram mortos pela Polícia local assim que foram noticiados os ataques. Autoridades do país confirmaram no mesmo dia a prisão de 12 pessoas, sendo 7 mulheres e 5 homens, por envolvimento na ação, que começou com um atropelamento de pessoas na Avenida London Bridge, uma das principais do país. Uma van foi utilizada para atingir pedestres. Em segundo momento, vítimas foram esfaqueadas pelos agressores em bares de Borough Market. Autoridades de todo mundo prestaram solidariedade e condenaram os ataques.

REBELIÃO DEIXA MORTOS E FERIDOS NO CASE DE RECIFE

   Internos do Centro de Atendimento Socioeducativo, o Case, localizado em Abreu Lima, na Grande Recife, se rebelaram na madrugada da segunda-feira (5). No motim, dois adolescentes terminaram mortos, enquanto 34 conseguiram fugir. Homens da Secretária de Defesa Social, do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar, do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (GATI) e de Rádio Patrulha controlaram a rebelião. A Fundação de Atendimento Socioeducativo, a Funase, abrirá sindicância para apurar os fatos. A rebelião ocorreu dois dias após um motim na vizinha Paraíba, onde 7 adolescentes foram mortos e 30 fugiram do Centro Educativo Lar do Garoto Padre Otávio Santos. Das vítimas fatais, cinco foram queimadas vivas dentro de uma cela para presos provisórios. 

EX-MINISTRO É PRESO EM DESDOBRAMENTO DA "LAVA JATO"

   Eduardo Henrique Alves (Foto) foi um dos alvos da operação "Manos", deflagrada na terça-feira (6) com intuito de investigar crimes ligados a construção da "Arena das Dunas", no Rio Grande do Norte. Agentes da Polícia Federal cumpriram 5 mandados de prisão preventiva, 6 de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão. As diligências se concentraram nos estados do RN e Paraná. O estádio, utilizado durante a Copa do Mundo de 2014 custou R$ 420 milhões, mas em julho do ano passado, o Tribunal de Contas do estado já havia alertado sobre o superfaturamento da obra. Outro alvo da operação foi o ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso em Curitiba desde o final de 2016. "Manos" foi deflagrada com base na delação da Odebrecht, que, junto com a OAS, foi beneficiada no Congresso graças ao pagamento de propina, que segundo a PF, abasteceu a campanha de Alves ao governo potiguar em 2014. Na sexta-feira, o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira determinou a transferência de Alves, da Academia de Polícia Militar, onde estava preso, para a carceragem da Polícia Federal em Brasília.

TSE REDUZ SESSÃO EM JURI DE CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER

   O segundo dia de julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer nas eleições presidenciais de 2014 foi encerrada mais cedo na quarta-feira (7), em Brasília. O relator do processo na corte, Herman Benjamin, adiou seu voto para o dia seguinte, minutos antes de começar a leitura. Ele havia se concentrado nos questionamentos, sobre irregularidades no processo, feitos pelas defesas na sessão do dia anterior. Apesar do adiamento, Benjamin defendeu manter os relatos dos executivos da Odebrecht no processo. Apesar disso, a decisão sobre a utilização das provas só sairá após a votação dos 7 ministros do TSE. Basta uma maioria simples para que o material seja incluído. A defesa dos réus havia solicitado a exclusão dos relatos. Caso a chapa fosse condenada, Michel Temer perderia o mandato de presidente e, tanto ele quanto Dilma, ficariam inelegíveis por 8 anos cada um. 

DESTROÇOS DE AVIÃO DESAPARECIDO SÃO ENCONTRADOS EM MIANMAR

   A Marinha do país confirmou, na manhã da quinta-feira (8), que destroços do avião que sumiu um dia antes no Oceano Índico foram encontrados. A aeronave, modelo Y-8F-200, pertencente as forças armadas de Mianmar, perdeu o contato quando sobrevoava a região de Dawei, durante o voo entre Myeik e Rangum. No total, 136 viajavam no momento da queda, sendo 122 passageiros, entre soldados e familiares, e 14 tripulantes. Junto com os primeiros destroços, as equipes de busca encontraram 10 corpos, sendo 6 de adultos e 4 de crianças. Nove navios e três aviões das Forças Armadas fazem varreduras no provável local da queda a busca de destroços, corpos e sobreviventes. Segundo autoridades locais, o avião havia sido entregue as Forças Armadas em março de 2016, com 806 horas de voo. As causas da queda serão investigadas.

TSE ABSOLVE CHAPA DILMA-TEMER

   Após 25 horas de julgamento, o ministro Gilmar Mendes sacramentou a absolvição da chapa Dilma-Temer, nas eleições presidenciais de 2014, na noite da sexta-feira (9), em Brasília. Até o voto de minerva do presidente da corte, o placar estava empatado: 3 votos a favor da cassação (Herman Benjamin, o relator do processo, Luiz Fux e Rosa Weber) e 3 votos contra (Napoleão Maia Filho, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira - Os dois últimos, indicados por Temer no início deste ano). Apesar de livrar o presidente da cassação, Mendes afirmou que os fatos da denúncia de abuso de poder político e econômico, impetrada pelo PSDB logo após o pleito de 2014, são lamentáveis e que a política deveria ser discutida. A decisão foi comemorada pelo Governo, que já previa o placar consumado. Ainda cabe recurso, mas o PSDB ainda não confirmou se recorrerá. Caso isso não aconteça, o caso será arquivado pelo Tribunal Superior Eleitoral (Foto).


INTERPRETE DE "SALIM MUCHIBA" É ENTERRADO EM SP

   O corpo do humorista João Antônio Elias de Oliveira, que ficou nacionalmente conhecido por interpretar o personagem "Salim Muchiba" (Foto), foi enterrado no sábado (10), no Cemitério do Jardim Monsenhor Albino, em Catanduva, no interior de São Paulo. Ele morreu na noite anterior, no Hospital Padre Albino, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele havia passado por uma cirurgia vascular de carótidas e já estava no quarto, mas teve complicações e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além humorista, desde o início da carreira no rádio, em 1950, Elias também era pintor e escritor. Ele deixa a mulher, três filhos e três netos. Na televisão, "Salim Muchiba" fez sucesso com passagens pela TVs Globo, Record e Bandeirantes, em programas baseados na "Escolinha do Professor Raimundo".

Fontes: JC Online, Uol, G1, Carta Capital.
Fotos: Eduardo Henrique Alves (Reprodução / TV Globo); TSE (Evaristo Sá / AFP); João Antônio Elias de Oliveira - Salim Muchiba (Divulgação).

Comentários