TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (18 a 24 de Junho)

INCÊNDIO EM PORTUGAL DEIXA MAIS DE SESSENTA MORTOS

   O governo português decretou luto oficial de três dias, no domingo (18), em função do incêndio florestal iniciado no sábado, em Pedrógão Grande, no Centro de Portugal. Da localidade, com uma população de 4.000 pessoas, o fogo atingiu outras regiões, matando 64 pessoas e ferindo aproximadamente 200. Segundo autoridades do país, um raio atingiu uma árvore na região de floresta e deu início a tragédia, uma das piores da história recente do país. As chamas se expandiram de forma muito rápida, matando pelo menos 30 pessoas carbonizadas em seus carros enquanto tentavam fugir. Equipes de bombeiros levaram dias para controlar as chamas, em função dos fortes ventos na região. Outros países mandaram mensagens de solidariedade para Portugal. Dias dias, o chefe do Corpo de Bombeiros português pediu investigações e afirmou que o incêndio pode ter sido criminoso.

MICHEL TEMER PROCESSA JOESLEY BATISTA

   O presidente, por meio dos seus advogados, apresentou uma ação crime contra Joesley Batista, na segunda-feira (19). Michel Temer (Foto) acusou um dos donos da JBS de calúnia, difamação e danos morais, com base na entrevista a Revista Época, em que o empresário afirmou que o presidente era o "Chefe da Quadrilha". A ação foi aberta na 12ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. O advogado afirmou que a indenização arbitrada a Joesley será revertida para instituições de caridade. No mesmo dia, Temer fez um pronunciamento na internet onde voltou a afirmar inocência no caso das delações da JBS, em que foi acusado de pedir dinheiro para o PMDB. As gravações causaram a investigação do presidente, que deverá ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República nos próximos dias. 

COMISSÃO DO SENADO REJEITA RELATÓRIO DA REFORMA TRABALHISTA

   Por 10 votos a 9, o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), favorável a reforma trabalhista, foi rejeitado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na manhã da terça-feira (20). No lugar do texto do tucano, os senadores aprovaram o alternativo, desenvolvido pelo Paulo Paim (PT-RS). A sessão foi marcada por debates acalorados entre a presidente da Comissão, Marta Suplicy (PMDB-SP) e outros senadores. A reforma foi enviada ao Congresso em 2016 pelo presidente Michel Temer e aprovada este ano pela Câmara dos Deputados. A reforma, que já havia sido aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, visa flexibilizar as normas trabalhistas para que os acordos coletivos entre funcionários e empregadores possam ter força de lei. O texto ainda passará por duas votações, um na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a última no plenário do Senado. Se aprovado nas duas votações, segue para sanção presidencial. 

MÉDICO CONDENADO VAI PARA PRISÃO DOMICILIAR

   Roger Abdelmassih (Foto), de 73 anos, recebeu o direito de cumprir prisão domiciliar, na quarta-feira (21), pela juíza Sueli Zeraik Armani, da 1ª Vara de Execuções Penais de Taubaté. O médico, sentenciado a 181 anos de prisão, estava preso desde o final de 2014. Ele foi condenado por uma série de abusos sexuais contra pacientes, com idades entre 30 e 40 anos, em sua clínica de reprodução. Há um mês, Abdelmassih está internado no Hospital São Lucas, na cidade de Taubaté, tratando uma pneumonia. Ele já havia sido internado outras vezes desde a prisão, por problemas no coração. A doença foi o motivo pelo qual a defesa do médico pediu o indulto humanitário, que é dado para detentos que não podem fazer o tratamento nas penitenciárias. O registro profissional de Abdelmassih foi cassado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de SP) em 2011. Na madrugada do sábado, ele chegou ao condomínio de luxo, em São Paulo, onde cumprirá a prisão domiciliar.

ACIDENTE DEIXA MAIS DE VINTE MORTOS NO ES

   A tragédia envolveu um caminhão, um ônibus e duas ambulâncias, na madrugada da quinta-feira (22), no Km 343 da BR-101, em Guarapari, no Espírito Santo. O acidente deixou 21 pessoas mortas e outras 22 feridas. Os feridos foram levados para três hospitais da região, sendo sete em estado grave. Segundo a Polícia Rodoviária, a tragédia aconteceu quando o motorista da carreta, que transportava rochas, invadiu a contramão e bateu de frente com o ônibus da Viação Águia Branca, que ia de São Paulo para Vitória. As duas ambulâncias, que seguiam atrás do coletivo, acabaram sendo atingidas. Os dois carros eram dos municípios de Jerônimo Monteiro e Antônio Chaves. As duas vias da rodovia, que é administrada pela concessionária Eco 101, foram fechadas por horas para o socorro das vítimas. Dias depois, um dos donos da empresa proprietária do caminhão foi preso. Perícias confirmaram que o veículo tinha pneus desgastados e transitava sobrecarregado. 

CONSELHO DE ÉTICA ARQUIVA DENÚNCIA CONTRA AÉCIO NEVES

   João Alberto Souza (PMDB-MA), o presidente do Conselho de Ética do Senado, rejeitou a denúncia contra Aécio Neves na sexta-feira (23). Segundo o senador, havia falta de provas para poder dar andamento no pedido de cassação do tucano mineiro, além de afirmar se tratar de uma grande "armação" contra o senador. A solicitação, com base na Quebra de Decoro Parlamentar, havia sido formalizada pelos partidos Rede e PSOL após a divulgação das delações da JBS, em que um dos donos do Grupo afirmou que Neves havia recebido vantagens indevidas em troca de favores. Desde a publicação das denúncias, o senador foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal das funções. Ele afirma inocência das denúncias. No mesmo dia, a Polícia Federal anunciou o resultado nas perícias das gravações de Joesley Batista com o presidente Michel Temer. Segundo o órgão, nenhuma alteração no áudio foi encontrada.   

APROVAÇÃO DE TEMER VAI A ÍNDICE MAIS BAIXO EM 28 ANOS

   O Instituto Datafolha divulgou no sábado (24) uma nova pesquisa sobre a aprovação do governo Michel Temer. A pesquisa, que ouviu 2.771 pessoas em 194 municípios, entre a os dias 21 e 23 de junho, afirmou que 7% reprovam a gestão, diferentemente dos 9% do último levantamento, realizado há dois meses. O índice é o menor desde 1989, quando José Sarney, também do PMDB, teve apenas 5% de aprovação. 69% da população ouvida considera o governo ruim ou péssimo, enquanto 23% afirmaram achar a gestão Temer regular. Por fim, 2% dos entrevistados não souberam responder. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fontes: El País,Uol, G1, Folha de São Paulo, Ig.
Fotos: Michel Temer (Reprodução / Redes Sociais); Roger Abdelmassih (Divulgação / Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai).

Comentários