TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (21 a 27 de Maio)

PROTESTOS PELO BRASIL PEDEM RENÚNCIA DE TEMER

   Manifestantes em 19 estados e no Distrito Federal foram as ruas, no domingo (21), para pedir a renúncia do presidente Michel Temer. O protesto foi organizado por partidos da base de oposição e movimentos sociais e ocorreu um dia após o novo pronunciamento do presidente, voltando a afirmar que não deixará o cargo. Em Brasília, cerca de 300 participantes se concentraram no Museu da República e na Biblioteca Nacional. Em São Paulo, a manifestação tomou uma quadra da Avenida Paulista, próximo ao MASP. No Rio de Janeiro, a concentração foi na praia de Copacabana. No Recife, manifestantes se encontraram no Marco Zero da cidade. Um dia antes, a Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, por unanimidade, o envio do pedido de impeachment para a Câmara dos Deputados.

ATENTADO DURANTE SHOW MATA DEZENAS NO REINO UNIDO

   Uma bomba foi detonada, por um suicida, no fim da apresentação da cantora Adriana Grande, na noite de segunda-feira (22), em Manchester, cidade do Reino Unido. O artefato, de origem caseira, causou a morte de 22 pessoas e feriu outras 59. No momento da explosão, que ocorreu numa área externa da Arena Manchester, o público, formado em maioria por crianças e adolescentes, deixava o local. Logo, a cidade teve a segurança reforçada. Desde o primeiro momento, autoridades trabalharam com a tese de atentado terrorista. Horas depois, o "Estado Islâmico" assumiu a autoria do ataque. A primeira-ministra britânica, Thereza May, lamentou o ocorrido e realizou uma reunião de emergência para esclarecer o caso. Na terça-feira, o pai e dois irmãos do suspeito pelo crime, Salman Abedi (Foto), foram presos na Líbia e Inglaterra. O suspeito, que tinha 22 anos, era líbio, mas cresceu em Manchester. Segundo os investigadores, o irmão sabia de tudo em relação ao atentado.

INTERPRETE DE "007" MORRE NA SUÍÇA

   Roger Moore (Foto), famoso mundialmente por interpretar James Bond, na franquia de filmes "007", morreu devido a complicações causadas por um câncer na Suíça. A notícia foi dada pelos filhos do ator, na terça-feira (23), através das redes sociais. O corpo do ator foi velado em cerimônia intima em Mônaco. Moore, que completaria 90 anos, começou a carreira como modelo nos anos 50. Pouco tempo depois iniciou no cinema, onde estourou na década seguinte. Nos anos 70 se tornou o terceiro ator a interpretar o agente secreto 007. Assim foi por 12 anos e sete produções. Em seguida, seguiu fazendo produções, mas sem a mesma repercussão. Ele também era dedicado a causas sociais. No início dos anos 90, Moore esteve no Brasil em nome da Unicef.

TEMER PERDE QUARTO ASSESSOR E VIRA ALVO DE PROTESTO VIOLENTO

   Sandro Mabel (Foto) entregou a função de assessor do presidente Michel Temer, na quarta-feira (24), em Brasília. Segundo o ex-deputado do PMDB, a sua saída já estava acertada desde dezembro e confirmada no dia anterior. Mabel também afirmou que era assessor do Palácio do Planalto e não recebia nada pela função. Questionado se os últimos acontecimentos envolvendo Temer teria motivado a saída, o ex-assessor negou. Em um ano de governo, Michel Temer perdeu três auxiliares: José Yunes, Rodrigo Rocha Loures e Tadeu Filippelli, além do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que fazia a interlocução entre Congresso e empresários. No mesmo dia, um protesto com 35 mil pessoas terminou em depredação na Esplanada dos Ministérios. Prédios foram evacuados e a Força Nacional foi chamada para cuidar de Brasília. Os manifestantes foram convocados por centrais sindicais e pediam a saída de Michel Temer do poder. No dia seguinte, o presidente revogou o decreto. Na ação, 7 pessoas foram presas e 49 ficaram feridas no confronto com a Polícia.

RIO GRANDE DO NORTE REGISTRA MAIOR FUGA DE PRESOS DA HISTÓRIA

   O sistema prisional do Rio Grande do Norte registrou, na madrugada da quinta-feira (25), a maior fuga de detentos da sua história. 91 homens conseguiram escapar da Penitenciária Estadual de Parnamirim, localizada no município de Natal, utilizando um túnel de aproximadamente 30 metros. Apenas 9 havia sido resgatados até o início da tarde do mesmo dia. O presídio havia passado por intervenção do governo estadual em janeiro, quando 220 detentos foram transferidos de unidade. O grupo tem membros da facção criminosa "Sindicato do Crime", que atua em todo o estado. Na época, uma briga entre facções terminou com 29 detentos mortos, a maior chacina do complexo prisional do RN. Com capacidade para 436 presos, a penitenciária atualmente tem 499.  

PF REALIZA 41ª FASE DA "LAVA JATO"

   Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados judiciais, na sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. As diligências fizeram parte da 41ª fase da operação "Lava Jato", que foi batizada de "Poço Seco". Alvos da operação, o ex-gerente da Petrobras e um ex-banqueiro foram presos, acusados de corrupção na compra de um campo seco de petróleo em Benin, na Africa. Outras três pessoas foram detidas para prestarem depoimentos e dois mandados de buscas foram cumpridos. O ex-banqueiro e outras cinco pessoas, que tinham contas na Suíça e Estados Unidos, são suspeitos de receber 7 milhões de dólares entre os anos de 2011 e 2014. Neste mesmo processo, já foram condenados os ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-diretor da estatal, Jorge Zelada. Documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça comprovaram o pagamento de R$ 36 milhões. Deste valor, R$ 34,5 foram utilizados na compra do campo que não tinha petróleo. 

EXPEDITO BARACHO MORRE AOS 83 ANOS EM PE

   Conhecido por ser o maior "seresteiro" do Brasil, o cantor e compositor morreu, no sábado (27), em um hospital particular de Olinda, em Pernambuco. Expedito Baracho tinha 83 anos e passou mal em casa. Socorrido, ele sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. Baracho iniciou a careira em 1949, participando de shows de calouros em rádios e TVs pernambucanas. Chegou a fazer parte da orquestra de outro grande nome da música de Pernambuco, Capiba. Na década de 50 integrou o grupo "Os Cancioneiros". Nos últimos anos, cantava na noite e era nome tradicional no Festival Nacional da Seresta de Recife. O enterro acontecerá na manhã do domingo no Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife.

Fontes: G1, R7, Terra.
Fotos: Salman Abedi (Extraída do site "The Independent"); Roger Moore (Extraída do site "Daily Edge"); Sandro Mabel (Extraída do site "Goiás 24 Horas"); Expedito Baracho (Jorge Clésio / Divulgação).

Comentários