"CAIS DO SERTÃO" VOLTA A FUNCIONAR

   Após cerca de 1 mês fechado para reformas na estrutura, o Museu Cais do Sertão está recebendo visitantes normalmente. o local, fundado em março de 2014, pelo então governador Eduardo Campos, abriga grande acervo da cultura nordestina e é um grande programa a ser feito na região do Recife Antigo. Ele está localizado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife e tem 7.500 metros quadrados dedicados a vários aspectos da região nordestina.



   Logo na recepção, o visitante vê uma gigantesca vitrine com reproduções do vestuário dos cangaceiros. Produtos como cds e livros estão à venda para quem quiser levar uma recordação do museu. Obras de artes estão espalhadas por todo o ambiente: São fotos, esculturas, objetos e até a reprodução de uma casa característica do nordestino.








    A música nordestina tem um grande espaço em todo o "Cais do Sertão, principalmente com o seu nome mais conhecido: Luiz Gonzaga. Do artista, os visitantes podem conhecer a discografia, reproduções de figurinos e instrumentos musicais. E quem quiser, ainda pode cantar músicas do "Rei" nos pequenos estúdios montados no segundo piso do museu.








   Ainda falando em música, diariamente, a equipe do "Cais" recebe visitantes para um pequeno "workshop" de música. Para tanto, vários instrumentos são disponibilizados. Após as exposições, quem desejar, pode fazer parte de uma grande orquestra nordestina. Os encontros são divididos por turmas ao longo de todo dia.



   O local conta com um pequeno cinema, onde são exibidos curtas metragens produzidos por artistas locais. Mas se tudo isso é comum de ser ver em qualquer museu que fale de arte nordestina, um detalhe chama atenção: O "Rio São Francisco" cortando de ponta a ponta o térreo do "Cais do Sertão". Outro destaque é o mapa da Região Nordeste em alto relevo.











   O Museu "Cais do Sertão" está localizado na Avenida Alfredo Lisboa, S/N, no Recife Antigo. Telefone de contato: 81 4042-0484. O ingresso custa R$ 10 (Inteira) e R$ 5 (Meia). O local funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação é aberta das 13h às 17h. Na segunda-feira não há expediente. 

Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários