TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (9 a 15 de Abril)

EXPLOSÕES EM IGREJAS MATAM QUARENTA NO EGITO

   Dois templos cristãos coptas foram alvos de ataques, no domingo (9), no Egito. Uma explosão aconteceu na Igreja de São Jorge, que fica na cidade de Tanta, a quinta maior do país, e a outra ocorreu na Igreja de São Marcos, na Alexandria, a segunda mais populosa. Além dos 44 mortos, mais de 100 pessoas ficara feridas nos dois ataques. Ambos os templos estavam cheios de fiéis que comemoravam o "Dia de Ramos", que marca o início da Semana Santa para os cristãos. Horas após os atentados, o grupo radical "Estado Islâmico" reivindicou a autoria das ações. Em dezembro, um ataque a maior Catedral do Cairo, capital do país, deixou 25 mortos. 

HOMEM INVADE ESCOLA E MATA MULHER E CRIANÇA NOS EUA

   Cedric Anderson invadiu a escola North Park Elementary, de San Bernardino, na Califórnia, na segunda-feira (10), e abriu fogo contra a mulher, que era professora, e alunos. Além da mulher, Karen Elaine Smith, de 53 anos, o homem também matou o aluno Jonathan Martinez, de 8. Outra criança, de 9 anos, também foi atingida pelos tiros e foi hospitalizada. Após o ataque, Anderson se suicidou. O motivo do assassinato teria sido o fato de Karen ter se separado dele há uma semana. Segundo parentes da mulher, o homem passou a ameaça-la de morte desde o início do casamento, alegando estar sendo traído. Desde a separação, Karen vivia com os filhos e a mãe. 

PMS DO CASO "CARANDIRU" SERÃO JULGADOS NOVAMENTE

   Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiram, na terça-feira (11), que os policiais militares envolvidos no massacre do Carandiru, ocorrida durante uma rebelião em outubro de 1992. Na ocasião, 111 detentos da antiga Casa de Detenção foram mortos. Os cinco representantes do TJ-SP analisaram os embargos infringentes (Espécie de Recurso) e optaram por levar os agentes a novo julgamento (Eles poderiam optar pela absolvição dos PMs). Em setembro do ano passado, três desembargadores da 4ª Câmara Criminal do TJ já haviam anulado o julgamento. Cinco julgamentos entre os anos de 2013 e 2014 condenaram 74 policiais, com penas que variaram de 48 a 624 anos. Os respectivos advogados de defesa dos PMs recorreram e todos seguiram aguardando as decisões em liberdade. Apenas Ivan Sartori votou contra a anulação dos julgamentos. Ele ainda pediu a absolvição dos PMs condenados.

TEMER SE PRONUNCIA SOBRE LISTA DO STF

   O presidente Michel Temer falou pela primeira vez, na quarta-feira (12), sobre a lista de investigação, com 108 pessoas, apresentada pelo relator da operação "Lava Jato" no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, um dia antes. Além de 8 ministros do atual governo, a lista inclui 42 deputados e 29 senadores com mandato. Em discursos realizados durante cerimônias no Palácio do Planalto, Temer afirmou que irá deixar o judiciário agir, mas afirmou que o Congresso não pode parar durante a fase de investigações. O dia seguinte após a divulgação da lista teve Congresso vazio. O próprio presidente foi citado nas delações, mas por ter "imunidade temporária", em função do cargo, não pode ser investigado por crimes que não estejam relacionados a atual função.

RECIFE REGISTRA CHUVA ACIMA DA MÉDIA

   Cidade registrou alagamentos e quedas de árvores após 12 horas de chuvas. No início da quinta-feira (13), a Defesa Civil do Recife recebeu 68 solicitações de lonas plásticas em áreas de risco (A maior parte delas na zona norte da cidade). Não houve registros de acidentes graves. Bairros da zona sul da cidade tiveram acúmulo de água. No total, 23 árvores caíram durante a madrugada. O volume de chuva que caiu na cidade, de 80 milímetros, foi o esperado para um período de 10 dias. A Prefeitura do Recife mobilizou um efetivo de 470 profissionais para dar suporte. Outras cidades, como Camaragibe, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e Olinda, também registraram ocorrências.

EUA DIVULGA VÍDEO COM LANÇAMENTO DE BOMBA NO AFEGANISTÃO

   O Pentágono divulgou, na sexta-feira (14), o vídeo que mostra a mais potente bomba do arsenal norte-americano, a GBU-43, caindo no distrito de Achin, na província de Nangarhar. A explosão causou a destruição de túneis utilizados pelos militantes do "Estado Islâmico". Na ação, cerca de 100 integrantes do grupo radical morreram. As autoridades do Afeganistão negaram que civis tenham morrido no ataque. O General John W. Nicholson, comandante das tropas dos EUA no país, afirmou que o local atingido pela "Mãe de todas as bombas", que tem potência equivalente a 11 toneladas de TNT, era um grande obstáculo na luta contra o EI e confirmou que a ação foi tomada junto com o governo afegão.

COREIA DO NORTE APRESENTA MÍSSEIS DURANTE DESFILE

   A parada militar que acontece anualmente contou com elementos diferentes durante o desfile ocorrido no sábado (15), na Coreia do Norte. Dois novos mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) e um míssil lançado por submarino foram apresentados a população. A ação, com a autorização do presidente do país, Kim Jong-un, foi vista pela comunidade internacional como uma ameaça aos Estados Unidos, que nos últimos dias enviou um porta-aviões para a região da Coreia, afirmando se tratar de um controle ao programa nuclear norte-coreano. Os mísseis têm alcance de 5,5 mil quilômetros e são utilizados para carregar armas nucleares.

Fontes: G1, O Globo, NE 10, Carta Capital, Ig.

Comentários