TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (2 a 8 de Abril)

IPOJUCA VOLTA AS URNAS E ESCOLHE NOVO PREFEITO

   Cerca de 60 mil eleitores da cidade de Ipojuca, na zona da mata sul de Pernambuco, voltaram às urnas, no domingo (2), para escolher seu novo prefeito. A cidade foi uma das 12 do país que tiveram eleição suplementar, em função do impedimento de posse dos vencedores nas eleições regulares de 2016. Em outubro, Romero Sales (PTB) saiu vitorioso, mas teve a posse indeferida pela Justiça Eleitoral. Ele foi acusado de improbidade administrativa quando era vereador e foi enquadrado na "Lei de Ficha Limpa". A esposa de Sales, Célia Sales (PTB - Foto), porém, elegeu-se prefeita com 31.010 votos (55%). O segundo colocado foi Carlos Santana (PSDB), com 23.925 votos (42,58%). A apuração foi concluída por volta das 19h. A nova prefeita deve tomar posse do mandato até o dia 20 de abril.  

ATENTADO A BOMBA DEIXA DEZENAS DE MORTOS E FERIDOS NA RÚSSIA
   Uma bomba explodiu um metrô da Rússia, na manhã da segunda-feira (3). A composição trafegava entre as estações de Tekhnologichesky Institut e Sennaya Ploshchad no momento da explosão, que deixou 14 mortos e mais de 40 feridos. O governo da Rússia deu início as investigações utilizando a tese de atentado terrorista. Com o ataque, todas as 67 estações que compõem o metrô de São Petersburgo foram fechadas. Outra bomba foi encontrada na estação Ploshchad Vostaniya. Ela foi desativada. Logo após o atentado, as equipes de busca e policiais iniciaram o resgate das vítimas. As principais vias do país foram interditadas e monitoradas. No dia seguinte, o Comitê de Investigação que está a cargo das investigações, reconheceu o autor do atentado como sendo Akbarzhon Dzhalilov, de 22 anos. Ele, que tem origem soviética, teria deixado a bomba que foi desativada e acionando a que explodiu dentro da composição. 

TSE ADIA VOTAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER

   Quase duas horas após o início da sessão, os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram por unanimidade, na terça-feira (4), adiar a votação da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer nas eleições de 2014. Eles autorizaram a reabertura da etapa de coleta de provas. Com isso, novas testemunhas deverão ser ouvidas e, após isso, a defesa terá mais cinco dias para apresentar as alegações finais. A ação foi impetrada pelo diretório nacional do PSDB e pela coligação "Muda Brasil" logo após as eleições e apresentada a Justiça Eleitoral em dezembro de 2014. O aumento do prazo de defesa havia sido pedido pelo advogado de defesa de Dilma Rousseff, Flávio Caetano, para poder analisar as provas apresentadas. Com o adiamento, a previsão é de que a decisão fique para o mês de maio.

STF PROÍBE PARALISAÇÕES DE AGENTES DE SEGURANÇA

   Decisão de 7 ministros do Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira (5), proibiu servidores da segurança de fazerem greves. Os magistrados julgaram o recurso apresentado pelo governo de Goiás contra o Tribunal de Justiça do estado, que havia declarado legal uma paralisação realizada pela Polícia goiana em 2012. Eles seguiram o artigo 142 da Constituição, que proíbe a sindicalização e greve de integrantes das Forças Nacionais. Apenas Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e o relator do processo, Edson Fachin, foram a favor constitucionalidade das paralisações, desde que com a existência de limites e critérios. A decisão é válida para Policiais militares, civis, federais, rodoviários e bombeiros militares e deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça.
CORPO DE TERAPEUTA É ENTERRADO NO RECIFE
 
   Parentes e amigos participaram do velório e sepultamento da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo (Foto), na manhã da quinta-feira (6), no Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife. Ela foi assassinada brutalmente pelo comerciante Edvan Luiz, de 29 anos, no flat em que morava, no bairro de Boa Viagem. O homem foi preso e autuado em flagrante por homicídio triplamente qualificado. No mesmo dia, uma audiência de custódia no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, decidiu pela prisão preventiva do homem. O ataque a jovem aconteceu no início da manhã de quarta-feira. Vizinhos escutaram os gritos de Mirella, que teve o pescoço cortado. O corpo da vítima foi encontrado sem roupa e, no local, havia indícios de luta corporal. O homem, que morava no apartamento vizinho, tinha lesões causadas por arranhões e inicialmente negou o assassinato.

RÚSSIA CONDENA ATAQUE DOS EUA A SÍRIA

   O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou, na sexta-feira (7), como "agressão contra um estado soberano com pretextos inventados" a ofensiva dos Estados Unidos contra a base aérea de Shayrat, na Síria, realizada na noite da quinta-feira. Por ordem do presidente Donald Trump, o país de Bashar Al-Assad foi bombardeado com cerca de 50 mísseis. Eles foram lançados de navios de guerra posicionados no Mar Mediterrâneo. O bombardeio, que deixou quatro militares mortos, foi uma represália ao ataque, com gás Sarin, que deixou 86 mortos, incluindo 27 crianças, na terça-feira. Dentro dos Estados Unidos, enquanto alguns legisladores apoiaram a decisão de Trump, outros foram cautelosos, afirmando que o país deve seguir estratégias. 
 
CAIXA ANTECIPA SEGUNDA FASE DE SAQUES DE INATIVOS DO FGTS
      Inicialmente programada para o dia 10, a liberação de recursos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, para trabalhadores nascidos nos meses de março, abril e maio, foi antecipada para o sábado (8), pela Caixa Econômica Federal. Para atender a demanda, duas mil agências em todo o país abriram as portas no horário das 9h às 15h. A expectativa do Governo Federal é que, nesta etapa, cerca de 7,7 milhões de pessoas saquem os valores existentes nas contas inativas. Nos próximos dias 10, 11 e 12 de abril, as agências da CEF abrirão duas horas mais cedo. Poderão sacar o benefício os trabalhadores que pediram demissão de seus empregos até o dia 31 de dezembro de 2015. Os valores poderão ser retirados até o próximo dia 31 de julho.
 
Fontes: JC online, Uol, G1, O Globo.Fotos: Célia Sales (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco); Tássia Mirella de Sena (Extraída do site "Mídia Bahia").

Comentários