TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (16 a 22 de Abril)

TEMER SE REÚNE COM MINISTROS PARA DISCUTIR REFORMAS

   O presidente Michel Temer realizou uma reunião, no domingo (18), com ministros e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o andamento dos projetos das reformas da previdência e da legislação trabalhista. Com relação a primeira, que está em fase final de trâmite, o assunto foi a apresentação do relatório na Câmara, que aconteceu ao longo da semana. O relator do projeto na casa, o deputado Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA) e o presidente da comissão especial que discute a reforma estiveram presentes. A principal ausência na reunião foi a do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, que foi representado pelos técnicos da pasta. 

HOMEM DESAPARECIDO NO ACRE ENTRA NA LISTA DA INTERPOL

   Bruno Borges (Foto), o jovem de 24 anos desaparecido desde o dia 27 de março, teve o nome incluído na lista de procurados da Polícia Internacional, a Interpol, na segunda-feira (17). O estudante de psicologia também foi incluído na lista de pessoas desaparecidas da Polícia Federal do Acre. O secretário-adjunto da Polícia Civil que cuida do caso, Josemar Portes, afirmou que não há indícios de que Borges tenha deixado o país. A última vez que o rapaz foi visto pela última vez durante um jantar familiar. Após o sumiço, os familiares encontraram o quarto todo riscado com, além de 14 livros criptografados e uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600). Segundo os familiares, o material foi escrito ao longo de quatro anos.

MPF PEDE CONDENAÇÃO DA MULHER DE EDUARDO CUNHA

   As alegações finais do Ministério Público, sobre o processo que envolve Cláudia Cruz, esposa do ex-deputado Eduardo Cunha, foi protocolado na terça-feira (18), no sistema da Justiça Federal do Paraná. Cruz foi denunciada pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, ambos no âmbito da operação "Lava Jato". Além da jornalista, o MPF pede a prisão em regime fechado também para o empresário Idalécio Oliveira, para o lobista João Henriques e para o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada. Os procuradores ainda pedem que Cláudia Cruz pague cerca de 1 milhão de dólares como reparação por danos morais e materiais. Ainda não há data para que a Justiça analise os pedidos.

OPOSIÇÃO PRESSIONA E GOVERNO ADIA VOTAÇÃO DE REFORMA

   Na quarta-feira (19), dia em que o relator da reforma da previdência, Arthur Maia (PPS-BA), começou a fazer a leitura do parecer final, o governo decidiu ceder as exigências dos partidos de oposição, deixando a votação final do projeto para a primeira semana de maio. Com a decisão, o prazo foi adiado em uma semana, o que segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não atrasa o cronograma. Os partidos PT, Rede PSOL e PC do B pediram o adiamento da votação e em troca prometeram não apresentar requerimentos que possam obstruir os tramites. Cerca de 20% do texto original foi modificado, incluindo a idade mínima para aposentadoria das mulheres, que foi de 65 para 62 anos. O tempo de contribuição de 49 para 40 anos.

PESQUISA APONTA: LULA É MAIOR EM POTENCIAL DE VOTOS

   O Ibope ouviu 2.002 pessoas, em 143 municípios do país, entre os dias 7 e 11 de abril. O resultado da pesquisa foi divulgado na quinta-feira (20) e apontou que, se candidato, Lula (PT - Foto) detém 30% das intenções de voto. Outros 17% afirmaram que poderiam votar nele e 51% disseram não votar de jeito nenhum no petista. Do outro lado, foram sondados três candidatos do PSDB à disputa: Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin. Serra saiu na frente com 25% das intenções, enquanto Neves e o atual governador de São Paulo têm 22% cada um. Apensas como teste, o nome do prefeito paulista João Dória também figurou e, apesar de ainda desconhecido para 44% dos entrevistados, o tucano chegou a 24% das intenções. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

FRANÇA CONFIRMA IDENTIDADE DE AUTOR DE ATENTADO

   As autoridades francesas anunciaram, na sexta-feira (21), que Karim Cheurfi, de 40 anos, foi o autor do atentado que matou um policial e deixou dois feridos na Avenida Champs-Elisées, em Paris, na noite anterior. O homem já havia sido condenado há 15 anos de prisão por um assassinato ocorrido em 2001. Ele foi morto por policiais após o atentado. No carro do homem, agentes encontraram um fuzil, duas facas, um secador e uma lista com endereços de delegacias. A presença do Corão, livro sagrado do islamismo, confirmou a ligação de Cheurfi com o grupo radical "Estado Islâmico", que horas depois reivindicou a autoria. O país vive a reta final da campanha eleitoral presidencial, cujas eleições acontecem no domingo. Os candidatos se solidarizaram com a família do policial morto e prometeram ações contra o terrorismo.

CORPOS DE MORTOS EM CHACINA SÃO EXAMINADOS NO MT

   A Secretária de Segurança do Mato Grosso afirmou que iniciou a necrópsia dos nove corpos da chacina em um assentamento sem-terra no sábado (22). Todas as vítimas foram homens, que foram mortos a tiros e facadas. O trabalho será realizado num local improvisado no Cemitério de Colniza, cidade que fica a quase mil quilômetros de Cuiabá e que não possui Instituto de Medicina Legal (IML). Os assassinatos ocorreram na quinta-feira, quando homens encapuzados invadiram o terreno, no distrito de Taquaruçu do Norte, onde, segundo a Comissão Pastoral da Terra, vivem cerca de 100 famílias. A Polícia ainda não identificou os autores da chacina. Ainda segundo a CPT, os casos de violência são comuns na região, que fica a 200 quilômetros da área urbana.

Fontes: Estado de São Paulo, G1, Paraná Portal, Ig,
Fotos: Bruno Borges (Reprodução / Facebook); Lula (Yasuyoshi Chiba / AFP).

Comentários