TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (29 de Janeiro a 4 de Fevereiro)

EIKE BATISTA DEIXA OS EUA PARA SE ENTREGAR NO RJ

   O empresário deixou os Estados Unidos com destino ao Rio de Janeiro na noite do domingo (29). Ele embarcou no Aeroporto de Nova York e chegou a ser insultado por alguns passageiros. Após 9 horas de voo, o ex-homem mais rico do Brasil chegou ao Aeroporto Internacional do Rio, sendo recebido por agentes da Polícia, que o levaram para o Instituto Médico Legal para exames. Em seguida, Eike passou pelo procedimento de triagem no presídio Ary Franco, na zona norte do estado. No início da tarde, o empresário, que não tem ensino superior, foi levado para Bangu 9, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio. O pedido de prisão do empresário foi emitido quatro dias antes, por envolvimento em pagamento de propina ao Governo do Rio de Janeiro para ter facilidades em fechamentos de contratos.

PRESIDENTE DO STF HOMOLOGA DELAÇÕES DA ODEBRECHT

   A ministra Carmen Lúcia homologou as 77 delações de executivos e ex-funcionários da empreiteira Odebrecht na segunda-feira (30). Ela atendeu ao pedido de urgência do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e fez a homologação três dias após o termino dos trabalhos, realizados por juízes auxiliares de Teori Zavascki. A presidente do Supremo Tribunal Federal, porém, manteve o sigilo das delações. A expectativa era grande pela divulgação, já que no único vazamento de delação, do ex-diretor de Relações Institucionais da construtora, Cláudio Mello Filho, indicou a participação de membros do governo no recebimento de recursos oriundos da corrupção na Petrobras, inclusive o presidente Michel Temer. Na quinta-feira, o STF realizou o sorteio e a relatoria do processo ficou com Luiz Edson Fachin, último indicado por Dilma Rousseff e tido por toda corte como um dos mais discretos.

IBGE: BRASIL FECHOU 2016 COM DOZE MILHÕES DE DESEMPREGADOS

   Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na terça-feira (31), são referentes ao quarto trimestre de 2016. Entre os meses de outubro e dezembro, a taxa de desempregados no país foi a 12%, o que representa 12,3 milhões de pessoas sem trabalho formal. O número foi 3,1 pontos percentuais acima do registrado no terceiro trimestre do ano passado. A taxa também é a maior desde que a pesquisa sobre emprego começou a ser divulgada, em 2012. Comparando com o mesmo período de 2015, 3,3 milhões de pessoas perderam o emprego em um ano. Com relação a população ocupada, houve um crescimento de 0,5% em comparação com o terceiro trimestre. O rendimento médio real do trabalhador no período foi de R$ 2.043.

SENADO ESCOLHE SEU NOVO PRESIDENTE

   O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi escolhido o novo presidente do Senado, por 61 dos 81 senadores, na tarde da quarta-feira (1), em Brasília. Com a eleição, o partido peemedebista se mantem a frente da casa por mais dois anos. O PMDB preside o Senado desde 2001. Em seu discurso, Oliveira alertou que faria um mandato voltado para a proteção dos políticos e foi duro ao se dirigir ao Judiciário, seguindo a linha do seu antecessor, Renan Calheiros, que passou a ser o presidente do PMDB. Antes da eleição, o agora ex-presidente defendeu a investigação dos casos de corrupção, desde que com transparência. Assim como Calheiros, ele foi acusado de receber dinheiro ilícito para campanha e para fazer mudanças em medidas provisórias. Ao contrário do antecessor, que responde a 8 inquéritos, Oliveira ainda não teve inquérito aberto.

ELEIÇÃO ESCOLHE NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA

   Com 506 deputados presentes, a Câmara realizou na quinta-feira (2), a eleição para escolher o novo líder da casa pelos próximos dois anos. Antes da votação, que aconteceu no Congresso, os candidatos fizeram discursos. Disputaram a vaga os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), Luíza Erundina (Psol-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), André Figueiredo (PDT-CE), Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para vencer o primeiro turno, o candidato precisaria ter 257 votos. Às 15h, a votação foi encerrada com o anúncio da vitória de Rodrigo Maia, com 493 votos. Ele assumiu a presidência em 2016, após a renúncia do ex-deputado Eduardo Cunha.

EX-PRIMEIRA DAMA MORRE EM SP

   Após dois exames constatarem a falta de atividade cerebral, o Hospital Sírio Libanês, anunciou, na noite da sexta-feira (3), a morte da ex-primeira dama Marisa Letícia. A mulher de Lula estava internada desde o dia 24 de janeiro, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Sedada desde então, os primeiros sinais de morte cerebral haviam sido divulgados dois dias antes. Os familiares optaram pela doação de órgãos. O corpo de Marisa foi levado do hospital para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde foi velado durante a manhã e parte da tarde, sendo levado em seguida para uma cerimônia para íntimos antes da cremação. O ex-presidente recebeu condolências de políticos e militantes. O presidente Michel Temer decretou luto de três dias pela morte. Marisa tinha 66 anos e vivia a 43 com Lula. Ela deixa quatro filhos, um do primeiro casamento, e uma enteada, filha do ex-presidente.

TRUMP CRÍTICA PERMISSÃO A ENTRADA DE IMIGRANTES NOS EUA

   O presidente dos Estados Unidos criticou, no sábado (4), a decisão do juiz James Robart, que determinou que o país receba imigrantes provenientes de sete países de maioria muçulmana (Irã, Iêmen, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão). A decisão em caráter liminar, assinada em 27 de janeiro, cancela pelo menos temporariamente o decreto assinado por Donald Trump, nos seus primeiros dias de governo, que proibia por 90 dias a entrada de estrangeiros em solo norte-americano. Apesar de tachar a decisão como "ridícula e ultrajante", membros do governo, como o Departamento de Segurança Doméstica, orientou os funcionários a cumprir a determinação judicial. A Qatar Airlines foi a primeira a permitir passageiros dos países, antes proibidos, desde que estejam com os vistos válidos. O porta-voz do governo Trump, Sean Spicer, anunciou que entrará com recurso, ainda no sábado, contra a decisão do juiz federal de Seattle.

Fontes: G1, Reuters, Ig, Folha de São Paulo.
Fotos: Eike Batista (Fábio Mota / Estadão); Eunício Oliveira (Ailton Freitas / Agência "O Globo"); Rodrigo Maia (Lúcio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados); Marisa Letícia (Christian Parente / Claudia).

Comentários