TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (27 de Novembro a 3 de Dezembro)

PALMEIRAS VENCE "BRASILEIRÃO" APÓS VINTE E DOIS ANOS
 
   Com uma rodada de antecedência, o Palmeiras (Foto) se sagrou campeão do "Brasileirão 2016", no domingo (28). O título, conquistado após 22 anos de jejum, foi confirmado com a vitória em cima da equipe do Chapecoense, dentro do Allianz Parque e diante de um público de quase 41 mil pessoas. O Palmeiras agora lidera a lista dos maiores campeões da competição, com nove troféus. Além disso, venceu 3 Copas do Brasil e 1 Copa dos Campeões. Com uma campanha vitoriosa, o Palmeiras somou 36 pontos no primeiro turno e 41 no segundo, perdendo apenas 1 vez. O único gol da partida foi marcado por Fabiano para os alviverdes, aos 26 minutos do primeiro tempo, em uma jogada envolvendo Moisés e Gabriel Jesus. A última rodada da temporada 2016 da competição acontece no próximo fim de semana.  
 
MAIS UM TIROTERIO NOS EUA
 
   Um homem abriu fogo, na manhã da segunda-feira (28), no campus da Ohio State University, localizada na cidade de Columbus, nos Estados Unidos. Após os primeiros tiros, a instituição foi cercada. Um suspeito foi morto pela polícia local e a existência de outros está sendo investigada. Nove pessoas foram feridas, três delas com gravidade, e levadas para hospitais da região. O campus é o principal da Universidade de Ohio, a maior instituição de ensino superior do país, e conta com cerca de 59 mil alunos, segundo o jornal norte-americano "Washington Post". O governador de Ohio, John Kasich, pediu aos estudantes, através de uma rede social, que ficassem em locais seguros.

AVIÃO DO CHAPECOENSE CAI E MATA SETENTA NA COLÔMBIA

   A aeronave que levava a equipe do Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana caiu, na madrugada de terça-feira (29), na cidade de La Union, na Colômbia (Foto). Dos 77 ocupantes que viajavam, 70 morreram na hora da queda e o goleiro Danilo morreu no hospital horas depois. Os seis sobreviventes feridos foram levados para hospitais próximos a capital do país, Medellín. O Atlético Nacional, que disputaria o primeiro jogo da final com o clube, solicitou a Conmebol que o título seja entregue a equipe catarinense. A tragédia causou consternação em todo país. O presidente Michel temer decretou luto oficial de três dias. Além da Sul-Americana, a Copa do Brasil e as rodadas do Brasileirão tiveram os próximos jogos suspensos temporariamente. O diretor da Agência Nacional de Aviação da Colômbia, Alfredo Bocanegra, questionou a possibilidade de uma pane seca, já que não foram encontrados vestígios de combustível nas imediações do acidente. A afirmação passou a ganhar força com a divulgação dos contatos feitos pelo piloto minutos antes da queda, em que ele afirmou uma "pane total". Todos os corpos foram reconhecidos na quinta-feira e enviados ao Brasil por aviões da Força Aérea Brasileira.

CÂMARA APROVA PACOTE DE MEDIDAS ANTICORRUPÇÃO

   Por volta das 4h20 da quarta-feira (30), a Câmara dos Deputados encerrou a sessão de votação do pacote de medidas de combate a corrupção, em Brasília. Foram 450 votos a favor, 1 contrário (De Zé Geraldo - PT/PA) e 3 abstenções. Entre as 12 ações que compunham o pacote de medidas desenvolvido pelo Ministério Público, estão a transformação do crime de corrupção em hediondo nos casos envolvendo valores acima de 10 salários mínimos, a tipificação de delito em caso de caixa 2 sem anistia, obrigação dos tribunais de Justiça em manter a transparência ao divulgar dados de processos e a limitação no número de recursos para evitar a protelação dos processos. Por outro lado, os deputados tiraram do texto original a punição aos partidos que praticaram o caixa 2 e diminuíram o poder do MP nos acordos de leniência. A tipificação de crime para enriquecimento ilícito também foi retirado das medidas. A punição a procuradores e promotores que abrirem inquérito sem embasamento jurídico contra políticos tão está no pacote aprovado.  

POLÍCIA FEDERAL CONFIRMA: HOUVE VAZAMENTO DE PROVA DO ENEM

   O Ministério Público do Ceará divulgou, na quinta-feira (1), ter recebido o relatório da Polícia Federal que confirmou o crime de estelionato qualificado no caso do vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio e do tema da redação para pelo menos dois candidatos. O procurador da república Oscar Costa Filho, que já havia solicitado o cancelamento do exame após os primeiros indícios, afirmou que anexará o relatório ao processo que está em tramitação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife. Segundo as investigações, os candidatos receberam fotos das provas e os gabaritos, além de terem conhecimento do tema da redação antes da aplicação. Um homem de Fortaleza foi preso com o texto completamente escrito antes da aplicação, em novembro. Além do anúncio, o MPF pediu que as notas da redação não sejam utilizadas. O pedido foi negado pelo desembargador Ivan Lira Carvalho no dia seguinte, alegando o vazamento não afetou a isonomia (igualdade) entre os candidatos.

PREFEITA É PRESA POR CORRUPÇÃO EM SP

   A operação "Mamãe Noel", deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (2) cumpriu nove mandados de busca e apreensão e a prisão da prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera (Foto), em São Paulo. Ela é acusada de participar de um esquema que desvio R$ 45 milhões do Tesouro Municipal. O dinheiro foi utilizado numa fraude envolvendo pagamento de honorários advocatícios pela Prefeitura em ação movida por servidores públicos que exigiam perdas salariais no Plano Collor. O montante teria sido dividido entre a prefeita e membros do Sindicato dos Servidores Públicos e do Grupo de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco. Darcy foi denunciada pela Procuradoria-Geral da Justiça e os bens dela foram bloqueados a pedido do Ministério Público.

FUNERAL DO CHAPECOENSE LEVA MULTIDÃO A ARENA CONDÁ

   Depois de três dias sendo preparados na Colômbia, os corpos das vítimas brasileiras na queda do avião da Chapecoense começaram a chegar ao país na manhã do sábado (3). Dos 71 mortos, 50 corpos de componentes do clube aterrissaram em Santa Catarina por volta das 9h. Os caixões foram recebidos com honras em solenidade com a presença do presidente Michel Temer. Em seguida, todos foram levados em carro aberto para a Arena Condá, estádio sede da equipe, onde uma multidão participou do velório coletivo. Apesar das fortes chuvas que atingiam a região, todo protocolo foi cumprido da risca. Após as homenagens, os corpos foram entregues as famílias e levados para as respectivas cidades de origem. Os enterros aconteceram entre o sábado e o domingo. 
 
Fontes: Globo Esporte, G1, Uol, El Pais Brasil.
Fotos: Palmeiras (Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação); Acidente Chapecoense (Luís Benavides / AP); Darcy Vera (Reprodução).

Comentários