TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (25 a 31 de Dezembro)

GEORGE MICHAEL MORRE AOS 53 ANOS NA INGLATERRA
 
   O cantor britânico (Foto) morreu, no domingo (25), em sua casa no condado de Oxfordshire, na Inglaterra. Segundo o representante e amigo do músico, Michael Lippman, ele morreu dormindo após uma insuficiência cardíaca. A família do artista pediu respeito ao momento. A morte causou comoção entre artistas e fãs, que passaram a fazer homenagens nas redes sociais e na frente da casa do cantor. Nascido George Kyriacos Panayiotou, em 25 de junho de 1963, o músico começou a carreira tocando como Dj em casas noturnas. No início dos anos 80, formou a primeira dupla, "Wham!", com um colega de escola. Desta fase, saiu o maior sucesso de Michael, "Careless Whisper". Seu primeiro disco solo saiu em 1987. Ao longo dos 40 anos de carreira, vendeu mais de 100 milhões de discos e foi premiado com 2 Grammys. Atualmente, George Michael trabalhava no documentário batizado de "Freedom", previsto para ser lançado em março de 2017.
RÚSSIA DESCARTA TERRORISMO EM QUEDA DE AVIÃO
 
   O ministro dos transportes da Rússia, Maxim Sokolov, afirmou na segunda-feira (26) que o acidente envolvendo um avião, no dia anterior, pode ter acontecido por falha técnica ou erro humano, descartando a tese levantada no início de terrorismo. A aeronave, modelo Tupolev 154, caiu no balneário de Sochi, no sul do país, 20 minutos após levantar voo, no distrito de Adler. Nenhum dos 84 passageiros e 8 tripulantes sobreviveu. 45 navios, helicópteros e mais de 3.500 pessoas trabalharam nos regastes dos corpos, vasculhando toda a costa. Os corpos resgatados foram enviados para Moscou, onde aconteceu o reconhecimento das vítimas e entrega dos corpos as famílias. Uma investigação foi aberta para esclarecer os motivos da queda. Segundo o Ministério da Defesa, a aeronave tinha 6.689 horas em 33 anos de uso.

CARRIE FISCHER MORRE AOS SESSENTA ANOS NOS EUA

   Após quatro dias internada, a atriz de 60 anos morreu, na terça-feira (27), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Carrie Fischer (Foto) viajava de Londres para Los Angeles no dia 23 de dezembro quando teve um ataque cardíaco em pleno voo. Socorrida assim que pousou, a atriz chegou a ter o quadro clínico estabilizado, mas piorou logo em seguida. Carrie começou no teatro na adolescência e estreou no cinema no filme "Shampoo", de 1975. O sucesso aconteceu ao interpretar a princesa Leia, no episódio IV da série de filmes "Star Wars", aos 19 anos. A atriz participou de outros três filmes da franquia, além de uma participação no novo longa de "Star", previsto para estrear em dezembro de 2017. A mãe de Carrie, a também atriz Debbie Reynolds, morreu no dia seguinte, aos 84 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em casa. Ela foi socorrida, mas não resistiu. 

POLÍCIA PRENDE SEGUNDO SUSPEITO DE MATAR AMBULANTE EM SP

   Alípio Rogério Belo dos Santos foi preso na quarta-feira (28), horas depois da prisão do primo, Ricardo do Nascimento Martins, de 21 anos. Ambos são suspeitos de espancar até a morte o comerciante Luiz Carlos Ruas, de 54 anos, no dia 25 de dezembro. A polícia encontrou os dois escondidos em casas de amigos antes que ambos se entregassem, como foi prometido pelo advogado de defesa. Contra Alípio e Ricardo, foram expedidos dois mandados de prisão temporária de 30 dias por homicídio qualificado e agressão. O crime aconteceu na estação Pedro 2º do metrô de São Paulo e iniciou quando os dois primos discutiram com travestis e o comerciante entrou no meio para encerrar a briga. Ele foi derrubado e espancado. A ação foi filmada por câmeras de segurança. Ruas ainda foi socorrido, mas morreu no hospital. Ao deixar a delegacia, depois de prestarem depoimento, os jovens afirmaram estarem arrependidos.

LEI DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DOS ESTADOS É SANCIONADA

   O texto da lei que cria novas regras para a renegociação de dívidas dos estados com o Governo Federal foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na quinta-feira (29). O texto estabelece um plano de auxílio aos estados e ao Distrito Federal afim de estimular o reequilíbrio nas contas públicas das unidades federativas. Antes da sanção, porém, o presidente Temer discutiu com sua equipe econômica a possibilidade de vetar todo o texto, o que não aconteceu. Entre os tópicos que  ficaram de fora, está o que cria dispositivo de socorro aos estados com a situação mais crítica, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O mecanismo autorizaria os estados a suspender o pagamento da dívida por até 36 meses, desde que um plano de ajuste fiscal fosse apresentado e aprovado pelo Ministério da Fazenda. O projeto foi negociado por governadores e a Câmara dos Deputados e teve apoio dos parlamentares após pedidos do presidente da casa, Rodrigo Maia (PMDB-RJ). O projeto foi aprovado sem que a casa ouvisse as contrapartidas do Governo Temer.

EXAMES CONFIRMAM IDENTIDADE DO CORPO ENCONTRADO NO RJ

   Investigadores da Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmaram, na sexta-feira (30), que o corpo encontrado carbonizado em um carro no Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu, é do embaixador da Grécia, Kyriacos Amiridis (Foto). Além de confirmar a informação, a Polícia pediu a prisão preventiva de quatro pessoas, entre eles, a mulher do diplomata, Françoise Amiridis. Segundo as primeiras investigações, ela e o policial militar Sérgio Gomes Moreira Filho, que confessou o assassinato, seriam amantes e tramaram o que se configurou um crime passional. O grego foi morto dois dias antes em casa e levado em um carro que havia alugado para o local onde foi incendiado. A esposa, com quem foi casado por 15 anos, chegou a prestar queixa do desaparecimento. O crime ganhou repercussão internacional.

ETÍOPE E QUENIANA VENCEM A 91ª CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

   As ruas de São Paulo receberam milhares de pessoas para a tradicional Corrida de São Silvestre, no sábado (31). A maratona teve início com a etapa feminina, vencida pela corredora queniana Jemima Sumgong, que completou o percurso em 48m34seg, o recorde na prova feminina. O pódio ainda teve outras duas quenianas, Flomena Cheyech, na segunda, e Ester Kakuri, na quinta posição. A terceira posição ficou com Eunice Chumba, das Bahamas, e a quarta com a etíope Ymer Ayalew. Na prova masculina, Leul Aleme, da Etiópia, completou a prova em 44min52seg, vencendo o compatriota Dawit Admasu, vencedor de 2014. Stephen Kosgei, do Quênia, ficou na terceira colocação, seguido do brasileiro Giovani dos Santos, na quarta, e do queniano Willian Kibor, que completou as cinco posições do pódio.
 
Fontes: G1, Uol, Folha de São Paulo, Uol.
Fotos: George Michael (Leon Neal / AFP); Carrie Fischer (Extraída do site "Omelete"); Alípio dos Santos e Ricardo do Nascimento (Divulgação); Kyriacos Amiridis (Reprodução).

Comentários