TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (20 a 26 de Novembro)

SETE CORPOS SÃO ENCONTRADOS NA "CIDADE DE DEUS
 
   Pessoas da comunidade "Cidade de Deus" encontraram os corpos de 7 jovens, alguns com envolvimento no tráfico, em uma região de mata da localidade, na manhã do domingo (20) e acusaram policiais do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE, pela execução. A Delegacia de Homicídios ficou a cargo das investigações. As primeiras testemunhas começaram a ser ouvidas na segunda-feira. Os tiroteios entre criminosos de facções rivais tem sido constantes na região. Ainda na madrugada do domingo, 3 pessoas foram presas e uma ficou ferida em operação iniciada após a queda do helicóptero, que deixou 4 policiais mortos. A Polícia Militar ocupou a comunidade por tempo indeterminado. Em entrevista o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá, afirmou que não aceitará excessos de nenhum dos lados.

BANCO DO BRASIL ANUNCIA REESTRUTURAÇÃO EM TODO BRASIL

   Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (21), o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, anunciou a reestruturação que fechará 9.300 postos de trabalho, dos 105 mil existentes atualmente, causando uma economia de até R$ 3 bilhões anuais. Para isso, cerca de 18 mil colaboradores com idade acima de 50 anos e 15 de trabalho poderão aderir ao plano de aposentadoria. Além disso, outras ações serão implantadas nas agências para reduzir os gastos e aumentar a produtividade. A instituição tem até janeiro de 2019 para implementar o planejamento de economia, contudo, espera atingir o objetivo já em 2017. Pelo projeto, 781 agências em todo país serão fechadas, algumas destas, se tornarão pontos de atendimento com estrutura reduzida. 255 agências digitais serão abertas em 2017, com capacidade para atender até 4 milhões de pessoas. O anúncio levou otimismo ao mercado financeiro e houve aumento de 5% nas ações do BB.

GOVERNO DECRETA CALAMIDADE FINANCEIRA NO RS

   Alegando queda na arrecadação e a crise que atinge todo o país, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, decretou estado de "Calamidade Financeira", em publicação no Diário Oficial do estado na terça-feira (22). O decreto autoriza secretários e dirigentes de órgãos e instituições da administração pública a adotarem medidas excepcionais para a racionalização de todos os serviços públicos, exceto os essenciais. Um pacote de medidas já havia sido apresentado dois dias antes com o intuito de equilibrar as contas, entre as ações, está a extinção de 11 órgãos ligados ao executivo, assim como nove fundações, uma companhia, uma autarquia e a fusão de 3 secretárias, diminuindo o número de pastas de 20 para 17. As medidas precisam de aprovação na Assembleia Legislativa. O enxugamento causará a demissão de cerca de mil funcionários, entre efetivos e cargos de confiança, e uma economia anual de R$ 149,6 milhões.

JUSTIÇA DA ESPANHA PEDE PRISÃO DE NEYMAR POR CORRUPÇÃO

   O jogador brasileiro teve a prisão de dois anos pedida pela Procuradoria da Audiência Nacional da Espanha na quarta-feira (23). Além de Neymar, o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rossel, também teve prisão, de 5 anos, pedida. Ambos são acusados de corrupção e fraudes no processo de transferência do Santos para o Barça em 2013. A denúncia foi feita pelo grupo de investimento DIS, que também pediu a suspensão de Neymar do futebol até que o processo termine de transcorrer na justiça espanhola. O DIS, que tem 40% dos direitos do jogador,  afirmou ter sido lesada ao não ser informado dos reais valores da transferência, que girou em torno de 17 milhões de euros. Além desse valor, o Barcelona pagou mais 40 milhões de euros a empresa N&N, gerida pelo pai do atacante. O DIS alega que tem direito a parte desse montante. O promotor do caso eximiu de culpa o atual presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu. O caso foi reaberto em outubro, com a alegação de que o trâmite da mudança teria alterado o livre mercado de transferência de jogadores.

VOTAÇÃO DE ANISTIA É ADIADO EM CIMA DA HORA

   A Câmara dos Deputados adiou mais uma vez, na quinta-feira (24), a votação do projeto que visa a anistia do uso de caixa 2 entre os políticos. A repercussão dos acordos e manobras para aprovar a matéria, que protege boa parte dos políticos envolvidos na operação "Lava Jato", causou a mudança no cronograma da Câmara. A mudança no texto inicial, redigido pelo Ministério Público como parte do pacote de medidas contra a corrupção, se aprovada, impedirá a punição de partidos políticos que utilizaram doações irregulares em campanhas políticas retroativas. Entre os que condenaram a movimentação dos deputados, está o juiz Sérgio Moro, que afirmou que uma possível aprovação da mudança no texto original acarretaria em impacto negativo nos processos julgados e em julgamento da operação, assim como também atingiria o estado de direito e a democracia. A nova data para votação ainda não foi apresentada.

APÓS POLÊMICA, SEXTO MINISTRO DE TEMER CAI

   Geddel Vieira Lima deixou a Secretária de Governo de Michel Temer na sexta-feira (25). Ele foi acusado de tráfico de influência pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. Segundo o antigo titular da pasta, Geddel o pressionou a liberar a construção de um prédio, no qual comprou um dos apartamentos, em uma região tombada pelo Iphan, na Bahia. A situação ficou ainda mais complicada quando Calero prestou depoimento a Polícia Federal, ao longo da semana, e voltou a confirmar as informações prestadas em entrevista após o pedido de demissão. Ele ainda afirmou que ao falar com Michel Temer, o presidente havia decidido ficar ao lado de Geddel. Com o desgaste causado pelas denúncias, Geddel decidiu deixar o governo. Michel Temer deve anunciar na próxima semana o novo titular da pasta.

FIDEL CASTRO MORRE AOS NOVENTA ANOS EM CUBA
 
   Um dos líderes mais controversos da América Latina, Fidel Castro morreu, aos 90 anos, em Cuba. A notícia da morte foi divulgada, no sábado (26), pelo atual presidente do país, e irmão, Raúl Castro. Logo, a morte foi repercutida em todo o mundo, com mensagens de líderes de outros países, como o americano Barack Obama, e ex-líderes, como o russo Wladimir Putin, e os brasileiros Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em Miami, cubanos comemoraram a morte de Castro. Horas depois do anúncio da morte, o governo cubano anunciou 9 dias de luto e um funeral que durará o mesmo tempo, cuidado por uma comissão especial. O corpo de Fidel será cremado, como pedido por ele em vida, e as cinzas viajarão por 13 das 15 províncias da ilha. Fidel Castro foi a figura mais importante da "Revolução Cubana"de 1959 e governou o país de 1976 a 2008, quando passou o bastão para o irmão. Amado por uns e odiado por outros, Castro nunca abandonou o estilo "durão". Mesmo fragilizado nos últimos anos, esteve a frente de decisões importantes do país, entre elas,  a retomada das relações com o Estados Unidos, estremecidas por 60 anos.
 
Fontes: G1, Uol, Ig, Folha de São Paulo.
Fotos: Fidel Castro (Reprodução).

Comentários