TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (13 a 19 de Novembro)

GP DO BRASIL MARCA DESPEDIDA DE FELIPE MASSA
 
   Em um Grande Prêmio marcado por forte chuva e acidentes, o brasileiro Felipe Massa (Foto) foi um dos pilotos a deixar a competição antes do final, no domingo (13), em Interlagos, São Paulo. Sem o clima dar trégua, o safety car foi utilizado por cinco vezes, além da bandeira vermelha, por outras duas. Foram quase quatro horas de prova, sendo uma só de paralisação. O destaque ficou pela despedida de Massa do GP do Brasil. O piloto brasileiro deixa a Fórmula 1 ao término da temporada, cuja última prova acontece no próximo dia 27 de novembro, em Abu Dhabi. Ao bater e deixar a prova a 13 voltas do final da corrida, Massa foi aplaudido pelo público. Na pista, a corrida foi vencida por Lewis Hamilton, seguido de Nico Rosberg. A decisão do mundial de Fórmula 1 ficou para a última prova. Rosberg tem 12 pontos a mais que Hamilton e precisa, se não vencer a prova, apenas de uma combinação de posições no caso de uma vitória do rival.
 
ACUSADO DE MATAR PARENTE DE SARNEY É PRESO NO MA
 
   Lucas Porto foi preso preventivamente, por determinação da juíza Andrea Maria, na segunda-feira (14), no Maranhão. Ele é o principal suspeito de matar a cunhada, Mariana Costa, de 33 anos, encontrada sem vida na noite do domingo. Em sua decisão, a magistrada alegou o risco de intimidação a pessoas próximas da vítima. A sobrinha-neta do ex-deputado federal José Sarney foi vista em companhia do homem, casado com sua irmã mais velha, na tarde do dia do crime. Porto esteve por três vezes no apartamento da publicitária. Em uma das vezes, deixou o prédio às pressas, segundo informou o Secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, com base em imagens de circuito interno de TV. O homem foi levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O corpo de Mariana, filha do ex-deputado estadual Sarney Neto, foi enterrado no cemitério Parque da Saudade na tarde da segunda-feira.

SELEÇÕES DISPUTAM MAIS UMA RODADA DAS ELIMINATÓRIAS

   Dez seleções entraram em campo, na terça-feira (15), para a décima segunda rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O Equador recebeu a Venezuela em Quito e venceu por 3 a 0. A Bolívia bateu o Paraguai em casa por 1 a 0, enquanto os argentinos quebraram um jejum de três jogos sem vitórias em cima da Colômbia, por 3 a 0. Já o Uruguai, que é vice-líder das eliminatórias, perdeu para os chilenos, em Santiago, por 3 a 1. O último jogo do dia, já na madrugada da quarta-feira, terminou com vitória do Brasil, fazendo 2 a 0 sobre o Peru, no Estádio Nacional de Lima. Com a vitória, selada pelos gols de Gabriel Jesus e Renato Augusto, a Seleção Brasileira somou 27 pontos e está praticamente classificada para o mundial. A 13ª rodada da competição acontece em março de 2017.

EX-GOVERNADOR ANTHONY GAROTINHO É PRESO NO RJ

   Alvo da Operação "Chequinho", da Polícia Federal, o ex-governador do Rio de Janeiro entre os anos de 1999 e 2002, Anthony Garotinho (Foto) foi preso na manhã da quarta-feira (16) em sua casa no bairro do Flamengo, na zona sul da cidade. A operação investiga crimes eleitorais ocorridos na cidade de Campos dos Goytacazes, na zona norte da cidade. Ele é secretário de governo e trabalha junto com a prefeita da cidade, e também esposa, Rosinha Garotinho (PR). A ordem de prisão foi expedida pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, do juizado eleitoral. A suspeita é que Garotinho seja líder de um esquema que utilizava o programa "Cheque Cidadão" para fins eleitorais. Ele foi uma das lideranças evangélicas políticas que apoiou a campanha do governador eleito do estado, Marcelo Crivella (PRB). Ele também é pai de Clarissa Garotinho, uma das deputadas mais votadas no estado nas últimas eleições. A defesa de Garotinho afirmou que a prisão é ilegal e entrou com pedido de liberdade. Após a prisão, o político passou mal e foi levado a um hospital particular, onde passou por cirurgia cardíaca. Garotinho ficará em prisão domiciliar.

MAIS PRISÃO DE EX-GOVERNADOR NO RJ

   Na quinta-feira (17) foi a vez de outro ex-governador ser detido. Desta vez o alvo foi Sérgio Cabral (Foto), que governou o estado entre 2007 e 2014. Ele e mais sete pessoas foram presas preventivamente (Por tempo indeterminado) por suspeita de cobrança de propinas para fechar obras com empreiteiras no estado. A Polícia ainda cumpriu dois mandados de prisão temporária (Por cinco dias), incluindo o ex-assessor de Cabral, Paulo Fernando Magalhães Pinto. Contra o ex-governador foram expedidos dois mandados de prisão, um pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba. A ação, batizada de "Calicute", em referência a uma região da Índia onde Pedro Álvares Cabral passou por dificuldades, também cumpriu 38 mandados de busca e apreensão, 14 de condução coercitiva, incluindo a esposa de Cabral, Adriana Ancelmo. A operação teve início após informações do programa de "Delação Premiada" do empresário Fernando Cavendish, ex-dono da Construtora Delta, confirmadas através de provas levantadas pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal. No mesmo dia, o político foi levado para o complexo prisional de Bangu, também no Rio.

MINISTRO PEDE DEMISSÃO DO MINISTÉRIO DA CULTURA

   Na função há cerca de 6 meses, Marcelo Calero (Foto) pediu demissão do Ministério da Cultura na sexta-feira (21). No mesmo dia, o presidente Michel Temer anunciou o novo titular da pasta, Roberto Freire (PPS-SP). O ex-ministro alegou motivos pessoais para deixar o Ministério. Horas após a saída definitiva do cargo, informações vazadas pelos meios de comunicação deram conta que a saída se deveu a pressão que Calero estava sofrendo, por parte do ministro do Governo Geddel Vieira Lima, para produzir parecer favorável a construção de um empreendimento imobiliário em uma região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, em Salvador. Ele teria pedido intervenção de Calero para revogar a decisão do Iphan Nacional, que negou a construção do empreendimento.

HELICÓPTERO CAI E MATA QUATRO POLICIAIS NO RJ

   A aeronave participava de uma operação para acabar com o confronto de criminosos na comunidade "Cidade de Deus", na zona oeste do Rio de Janeiro, quando caiu, matando na hora os quatro ocupantes, no fim da tarde de sábado (19). Inicialmente, havia a suspeita de que o helicóptero teria sido atingido por disparos de fuzil, contudo, horas depois, as primeiras perícias não identificaram marcas de tiros no equipamento e nem nos corpos. Morreram no acidente o major Rogério Melo Costa, o capitão William de Freitas Short, o subtenente Camilo Barbosa Carvalho e o sargento Rogério Félix Rainha. O acidente causou interdição na região da Avenida Ayrton Senna e da Faixa Amarela. A Polícia Militar do Rio lamentou a morte dos agentes. A principal tese da investigação é pane mecânica no helicóptero.
 
Fontes: Globo Esporte, Folha de São Paulo, site "Torcedores", El Pais Brasil, G1, Uol.
Fotos: Felipe Massa (Paulo Whitaker / Pool / AFP / JC); Anthony Garotinho (Hipólito Pereira / Agência O Globo); Sérgio Cabral (Reprodução / Veja); Marcelo Calero (Ana Nascimento / Ministério da Cultura).

Comentários