TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (9 a 15 de Outubro)

TENSÃO MARCA SEGUNDO DEBATE PRESIDENCIAL NOS EUA
 
   O segundo confronto da corrida presidencial aconteceu, na noite do domingo (9), nos Estados Unidos. O republicano Donal Trump e a Democrata Hillary Clinton (Foto) se encontraram na Universidade Washington, no estado do Missouri, para apresentar suas propostas de governo. O que se viu, no entanto, foi uma chuva de acusações e respostas vazias. Quando questionado como trataria os refugiados muçulmanos, Trump desconversou, mas acabou dizendo que fará uma investigação extrema com todos que entrarem no país. Ele deu a entender que Hillary e Obama não se preocupam com a questão de quem entra nos EUA. Por várias vezes, durante as falas da Democrata, o republicano interrompeu, o que acabou gerando uma advertência. Ainda abalado pelo vídeo com afirmações machistas sobre mulheres, Trump falou do passado de Bill Clinton, marido de Hillary, envolvido em casos de assédio sexual quando foi presidente do país nos anos 90. Na pesquisa realizada após o debate, Hillary foi apontada pela segunda vez a vencedora do debate. A eleição presidenciais no país acontece em novembro.
 
STF NEGA INTERROMPER PEC DOS GASTOS
 
   O pedido dos líderes do PT e do PC do B para que o trâmite do Projeto de Emenda Constitucional que limita os gastos fosse interrompido foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Roberto Barroso, na segunda-feira (10). O mandado de segurança contestava a legalidade da PEC, que, segundo eles, tiraria a autonomia administrativa e financeira do judiciário e do legislativo, além dos próximos 5 presidentes, uma vez o projeto tem validade de 20 anos. Horas depois, a Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 255 votos a 9, o requerimento que acelera a votação do projeto, que limita os gastos do governo e é dado pelo governo Temer como o que vai colocar o país na rota de crescimento novamente. O texto, do deputado André Moura (PSC-PE), abreviou o prazo de duas sessões para entre a votação na Comissão Especial e no plenário. A aprovação em primeiro turno aconteceu a noite sem alteração no texto original. A PEC segue para votação no segundo turno, prevista para o dia 24, antes de seguir para apreciação do Senado.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PEDE DEMISSÃO NO RJ

   O Governo do Rio de Janeiro anunciou, na terça-feira (11), o desligamento de José Mariano Beltrame (Foto). O secretário de segurança ocupou a função por 10 anos e deve continuar em atividade até o fim do segundo turno das eleições. O sucessor ainda não foi escolhido pelo governador em exercício do estado, Francisco Dornelles. O anúncio da saída aconteceu horas após ataques as Unidades de Polícia Pacificadora Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Moradores da região ficaram no meio do tiroteio, que terminou com três suspeitos mortos e três policiais feridos. Antes de ser secretário de segurança no Rio, Beltrame foi delegado da Polícia Federal e chegou ao estado a convite do ex-governador Sérgio Cabral. Na função, ele criou polêmica ao defender a legalização de uso de substâncias proibidas para reduzir a violência. 

TRAGÉDIA MARCA FERIADO EM PRAIA DO RECIFE

    O que era pra ser dia de alegria, virou tragédia para uma família de Recife. Tudo começou quando Tainã Paulino, de 22 anos, se afogou na Praia do Pina, na zona sul da cidade. O namorado, Genilson Lucas Ramos, de 20, entrou para socorre-la e acabou desaparecendo. No desespero, o pai do jovem também entrou na água e se afogou. Tanto Tainã quanto o homem de 49 anos foram resgatados pelos banhistas. Ela foi encaminhada ao Hospital da Restauração, na região central do Recife, mas ele não resistiu as tentativas de reanimação e acabou morrendo no local. Genilson Lucas ficou desparecido por horas. O corpo foi encontrado por banhistas no final da tarde e encaminhado para o Instituto Médico Legal.

EX-SENADOR É CONDENADO POR MORO

   Alvos da 28ª fase da Operação "Lava Jato", o ex-senador Gim Argello (Foto), donos e executivos de empreiteiras foram condenados pelo juiz federal Sérgio Moro, na quinta-feira (13). Argello, que está preso desde abril, foi condenado a 19 anos de prisão, incialmente em regime fechado, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução à investigação de organização criminosa. As investigações apontaram provas concretas de que o ex-senador solicitou vantagens indevidas para que os empreiteiros não fossem chamados para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras, em 2014. Com Argello, outros 8 foram condenados, incluindo o filho e o assessor do ex-parlamentar, e executivos das construtoras OAS e UTC.   

CRIADOR DO PERSONAGEM "FOFÃO" MORRE EM SP

   O ator Orival Pessini, de 72 anos, perdeu a batalha para um câncer no baço na madrugada da sexta-feira (14), no Hospital São Luiz, em São Paulo. Ele estava internado há duas semanas para tratamento. O ator começou a carreira na televisão no programa "Quem Conta um Conto", em 1963, na TV Tupi. Passou por outras emissoras até criar e viver o personagem infantil "Fofão" no programa "A Turma do Balão Mágico", nos anos 80. Com o personagem mais famoso, lançou brinquedos, discos, apresentou programas solo e fez shows por todo o país. Além de "Fofão", Pessini também deu vida a "Patropi", um hippie cômico que passou por programas como "A Praça é Nossa" (SBT), "Escolinha do Professor Raimundo" (Globo) e "Escolinha do Barulho" (Record).

CORPO DE CANTORA É ENTERRADO NO RJ

   O corpo da cantora Waleska foi enterrado no sábado (15), no Rio de Janeiro. Ela faleceu aos 75 anos, na sexta-feira, vítima de complicações de um câncer no pâncreas. A "Rainha da Fossa", apelido dado por Vinicius de Moraes, lutava contra a doença na Clínica São Carlos, na zona sul do Rio. Nascida no Espírito Santo com o nome de Maria da Paz Gomes, ela começou a carreira cantando em rádios de Minas Gerais com o nome de Maria Waleska. Lançou 20 discos e fez várias turnês internacionais nos anos 80 e 90. Amiga da cantora Maysa, também falecida, o último espetáculo, apresentado em 2015 continha no repertório sucessos da cantora, morta em um acidente de carro em 1977. Waleska deixou dois filhos.
 
Fontes: Uol, G1, Ig, NE 10, Bol.
Fotos: Donald Trump e Hillary Clinton (Julio Cortez / AP / REX / Schutterstock); José Mariano Beltrame (Extraída do site "Veja"); Gim Argello (Dorivan / Folhapress); Fofão, Orival Pessini e Patropi (Montagem / G News Blog); Waleska (Divulgação).

Comentários