TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (23 a 29 de Outubro)

PARLAMENTO VENEZUELANO APROVA RESOLUÇÃO CONTRA MADURO

   Membros do Congresso se reuniram, no domingo (23), para declarar que o presidente Nicolás Maduro promoveu um golpe na Venezuela. Além da denúncia, o parlamento também aprovou uma resolução que pede oficialmente uma intervenção da comunidade internacional para proteger o direito do povo à democracia. Durante a sessão, membros apoiadores do governo, que são minoria na casa, tentaram atrapalhar os trabalhos. Os grupos invadiram o Congresso e só deixaram o local após ordem do líder do partido socialista, Jorge Rodriguez. As últimas pesquisas apontam que 80% dos venezuelanos que a saída de Maduro do poder. O país tem a maior inflação do mundo e enfrenta uma forte escassez de recursos. A ideia dos parlamentares também é substituir autoridades eleitorais e juízes do Supremo Tribunal.

PRESIDENTE DO SENADO POLEMIZA JUDICIÁRIO

   A fala de Renan Calheiros (PMDB-AL - Foto), durante uma entrevista coletiva, na segunda-feira (24), causou mal estar entre as associações de juízes federais. Ao comentar sobre a Operação "Métis", que prendeu quatro policiais legislativos acusados de atrapalhar as investigações da "Lava Jato", Calheiros se dirigiu ao juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do DF, como "juizeco de primeira instância". O magistrado foi quem atendeu os pedidos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal e autorizou a deflagração da operação. A fala foi condenada por outros magistrados, entre eles, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia. Na mesma entrevista, Renan afirmou que a PF utilizou "métodos fascistas" na operação. Membros da corporação não se manifestaram sobre as afirmações. Na quinta-feira, o ministro Teori Zavascki suspendeu a operação e determinou a soltura dos policiais presos. Ele também transferiu os processos que estavam sob responsabilidade da 10ª Vara do DF para o STF.

CAPITÃO DO TRICAMPEONATO MORRE NO RJ

   O ex-jogador Carlos Alberto Torres (Foto), de 72 anos, morreu na manhã da terça-feira (25), em sua casa, no Rio de Janeiro. Vítima de infarto fulminante. Atualmente, ele era comentarista esportivo do Sportv e sua última aparição aconteceu dois dias antes no programa "Troca de Passes". Ele estava na companhia do colega Ricardo Rocha quando se sentiu mal. Ainda foi socorrido, mas não resistiu as tentativas de reanimação. Além da Seleção Brasileira, em que foi o capitão na Copa do México, em 1970, Torres passou pelo Santos, Botafogo e Flamengo, colecionando títulos. Considerado o maior lateral direito da história do futebol brasileiro, o "Capita", como era conhecido foi enterrado no dia seguinte.

CÂMARA APROVA PEC DOS GASTOS EM SEGUNDO TURNO

   O segundo turno da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 foi concluído, na madrugada da quarta-feira (26), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Por 359 votos a favor, 116 contrários e 2 abstenções, o texto-base original foi aprovado sem modificações. Com isso, a PEC que limita os gastos públicos por 20 anos à inflação do ano anterior segue para votação em dois turnos no Senado. A previsão é que todo o processo seja concluído até dezembro, embora a base-aliada do governo tente acelerar os trâmites para que as votações aconteçam ainda em novembro. Para ser aprovada, a PEC precisa ter 49 votos a favor nas duas votações. Uma vez aprovada, a determinação passa a compor a Constituição Federal.

NOVA PESQUISA APONTA: DOZE MILHÕES ESTÃO DESEMPREGADOS

   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou, na quinta-feira (27), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD. O estudo mostrou que o desemprego atingiu 11,8% da população no terceiro trimestre, o que representa cerca de 12 milhões de pessoas sem trabalho. Na comparação entre o terceiro e o segundo semestre de 2016, o crescimento foi de 3,8%. Entre junho e agosto, cerca de 480 mil vagas formais foram fechadas. No acumulado de um ano, o número de postos formais fechados chegou a 3 milhões. Já o número de pessoas trabalhando no trimestre concluído em agosto foi de 89,8 milhões, redução 963 mil em relação ao segundo trimestre do ano. A pesquisa foi realizada em 211.344 residências em 3.500 municípios.

EX-GOVERNADOR DO DF É CONDENADO E PERDE DIREITOS POLÍTICOS

   Agnelo Queiroz (Foto), governador de Brasília entre 2010 e 2014, e seu vice, Tadeu Filipelli, foram condenados, na sexta-feira (28), por uso da máquina pública na campanha de reeleição nas últimas eleições. Matérias jornalísticas publicadas em sites oficiais do governo no período da campanha tinha alto teor publicitário, segundo despacho do juizado. Como punição, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal declarou ambos inelegíveis por 8 anos, a contar da data das eleições de 2014. Além da perca dos direitos políticos, a Justiça Eleitoral estipulou uma multa de R$ 30 mil. O jornalista André Duda também foi condenado por 4 votos a 3, sendo o voto do presidente do TRE, Romeu Gonzaga Neiva, o utilizado no desempate. No pleito investigado, Queiroz perdeu a disputa para Rodrigo Rollemberg. O ex-governador ainda pode recorrer da sentença junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

PROTESTO PRÓ-TRUMP TEM CONFUSÃO EM SP

   Um grupo de 60 pessoas se reuniu na Avenida Paulista, na tarde do sábado (29), para fazer manifestação em apoio ao candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Entoando gritos em homenagem ao militar Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado por ser torturador no período da Ditadura Militar, os manifestantes acabaram se encontrando com outro grupo, contra o magnata do partido republicano norte-americano, identificado como "Antifascistas". Com as provocações de ambas as partes, uma confusão se formou, terminando com 5 pessoas detidas pela Polícia Militar de São Paulo. 

Fontes: Exame, Folha de São Paulo, Uol, Ig, R7.
Fotos:Renan Calheiros (Pedro Ladeira / Folhapress); Carlos Alberto Torres (Rafael Ribeiro / CBF); Agnelo Queiroz (Extraída do site "Donny Silva").

Comentários