TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (2 a 8 de Outubro)

BRASILEIROS VÃO ÀS URNAS ESCOLHER PREFEITOS E VEREADORES

   O domingo (2) foi de eleições municipais em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, foram 16.565 candidatos as vagas em 5.517 prefeituras. Já ao cargo de vereador, se candidataram 463.375 pessoas as 57.958 vagas nas Câmaras Municipais. Para o pleito de 2015, cerca de 144 milhões de eleitores estiveram aptos a escolher os governantes. A votação ocorreu das 8h às 17h, logo em seguida, começaram às apurações. A maior cidade do país, São Paulo, conheceu seu novo prefeito ainda no primeiro turno. João Doria (PSDB - Foto) venceu o candidato a reeleição, Fernando Haddad (PT), com 53,29%. Em Pernambuco, as três principais cidades da região metropolitana, Recife, Jaboatão e Olinda, não decidiram as prefeituras na primeira etapa. Nas cidades onde haverá segundo turno, os eleitores voltaram às urnas no dia 31 de outubro.

MULHERES PROTESTAM CONTRA PROIBIÇÃO DE ABORTO NA POLÔNIA

   Milhares de mulheres se mobilizaram nas principais cidades da Polônia, na segunda-feira (3), contra a decisão do governo de proibir totalmente o aborto no país. Os protestos foram promovidos, por grupo pró direitos humanos e movimentos feministas, para mostrar rejeição as propostas de alteração nas leis. Atualmente, o aborto é permitido em casos de estupro, incesto, quando a gravidez é de risco para a mãe e quando há má formação do feto. A movimentação surtiu efeito e, dois dias depois, o presidente do Senado polonês, Stanislaw Karczewski, afirmou que a comissão que trabalhava no projeto de lei não iria iniciar os trabalhos por enquanto e que escutariam o pedido das mulheres.

NUZMAN SE REELEGE NO COMITÊ OLIMPICO DO BRASIL

   Há 21 anos no cargo e sem concorrente para disputar, Carlos Arthur Nuzman (Foto) foi reeleito pela sexta vez presidente do Comitê Olímpico do Brasil, o COB, na terça-feira (4). Dos 34 votos válidos, 24 votaram pela manutenção de Nuzman no comando, 3 se abstiveram, 1 votaram nulo e 1 contra. Tem o direito de votar 30 federações esportivas (Cada uma representando uma modalidade esportiva) e um grupo de conselheiros. Com a nova eleição, o ex-esportista de 74 anos dirigirá o Comitê até 2020. Até existia um oponente para Nuzman, o presidente da Federação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, porém, segundo o estatuto do COB, ele deveria ter o apoio de no mínimo, 10 federações, o que não aconteceu até o fim da fase de candidaturas de chapa, ocorrida em abril deste ano. Azevedo, porém, prometeu recorrer na Justiça contra a eleição.

LULA COLECIONA NOVO INDICIAMENTO DA PF

   O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi indiciado pela Polícia Federal, na quarta-feira (5), pelo crime de corrupção ao beneficiar o sobrinho, Taiguara Rodrigues, por meio da Odebrecht, em contratos em Angola. Rodrigues e Marcelo Odebrecht, preso há mais de um ano, também foram indicados, mas pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, a empresa de Taiguara havia fechado contratos com a empreiteira em 2012 para a ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O contrato, no valor de R$ 3,5 milhões, está sob investigação. O sobrinho de Lula negou qualquer irregularidade e afirmou que o acordo foi feito mediante licitação. O ex-presidente já havia recebido voto contra da Justiça um dia antes, quando a segunda turma do STF negou, por unanimidade, seu pedido de tirar do juiz Sérgio Moro as investigações da acusação de recebimento de propina.

BRASIL GOLEIA BOLÍVIA E ENCOSTA NA LIDERANÇA DAS ELIMINATÓRIAS

   A Seleção Brasileira enfrentou a boliviana, na noite da quinta-feira (6), na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte. Neymar abriu o placar aos 10 minutos de partida. Outros três gols deixaram o Brasil com vantagem no primeiro tempo: Coutinho, aos 25, Filipe Luís, aos 38, e Gabriel Jesus, aos 43. Na segunda etapa, Firmino fechou a conta para os brasileiros. Está foi a terceira vitória seguida do grupo sob o comando do técnico Tite. Com a goleada de 5 a 0, a Seleção somou 3 pontos e subiu na tabela, ficando apenas um ponto atrás do Uruguai, líder das eliminatórias sul-americanas. O Brasil volta a campo na terça-feira, 11 de outubro, jogando fora de casa contra a equipe lanterna da competição, a Venezuela.

BANCOS VOLTAM A FUNCIONAR APÓS UM MÊS

   Parte das agências bancárias em greve voltaram a funcionar, na sexta-feira (7), em todo o país. A exceção ficou por conta dos funcionários da Caixa Econômica Federal de sete estados, que não aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban. Ao longo de 31 dias, foram três propostas oferecidas. Pelo acordo aceito pela maioria, que valerá por 2 anos, os bancários terão reajuste de 8% em 2016, um bônus de R$ 3.500, aumento de 10% no vale refeição e auxílio-creche-babá, 15% no vale alimentação, e aumento real de 1% em todos os salários e verbas. Em 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), com mais 1/ de ganho real. Os servidores da Caixa continuam de braços cruzados no Amapá, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

FURACÃO MATTHEW MATA ONZE NOS EUA

   Mesmo com a categoria rebaixada, atingindo o nível 1 (Menos de 135 km/h), o furacão Matthew deixou 11 mortos, sendo 3 na Geórgia, 3 na Carolina do Sul e 5 na Flórida, em sua passagem pela costa dos Estados Unidos, no sábado (8). Além dos mortos, inundações e falta de energia atingiram milhares de moradores das regiões. Cerca de 500 mil pessoas foram evacuadas. Antes de chegar aos Estados Unidos, o furacão causou devastação e mais de 900 mortes no Haiti. A tempestade chegou ao país ainda classificado na categoria 4 (De uma escala que vai de 1 a 5) com ventos de até 230 km/h. Cerca de 330 soldados brasileiros, que integram as tropas internacionais da ONU, foram deslocados para dar suporte as cidades atingidas.

Fontes: EBC, O Globo, Uol, El Pais, G1.
Fotos: João Doria (Divulgação); Carlos Arthur Nuzman (Extraída da site "Portal Radar").

Comentários