TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (16 a 22 de Setembro)

SECRETÁRIO DE TURISMO É ENCONTRADO MORTO NO RECIFE
 
   Camilo Simões (Foto), de 31 anos, foi encontrado morto na tarde do domingo (16) no sofá da casa da sogra, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. Companheiros que trabalhavam com ele na campanha do candidato a reeleição na Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio, estranharam a ausência de Simões nas atividades e decidiram procura-lo. Exames necroscópicos confirmaram a morte por infarto. O corpo do secretário de turismo e lazer foi cremado na segunda-feira também no Recife. Formado em Publicidade, o jovem atuou na área antes de migrar para o serviço público. Ele assumiu a pasta de Turismo e Lazer da cidade em abril de 2014. A morte causou comoção entre amigos e políticos. Simões era casado e tinha dois filhos, um de 2 anos e outro de 7 meses. A família estava em viagem a Fortaleza e retornou ao estado após a morte.
 
JUSTIÇA ABSOLVE ENVOLVIDOS EM CASO DA CRATERA NO METRÔ DE SP
 
   A juíza Aparecida Angélica Correia, da 1ª Vara Criminal de São Paulo, absolveu os 14 envolvidos no acidente ocorrido em obras do metrô de São Paulo, em 2007. O desabamento de um canteiro de obras da Estação Pinheiros, na zona oeste da cidade, deixou 7 mortos. No total, foram indiciados 5 funcionários do metrô, entre gerentes e fiscais, e 9 do consórcio, denominado "Via Amarela", responsável pelas obras e composto pelas construtoras Odebrecht, Queiroz Galvão, OAS, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. Segundo decisão da magistrada, divulgada na segunda-feira (17), nem os técnicos do metrô nem do Consórcio tinham condições de evitar a tragédia. O Ministério Público de São Paulo recorreu da decisão e o pedido deve ser analisado em novembro pelo Tribunal de Justiça.
 
BANDA DE FORRÓ VIRA FOCO EM OPERAÇÃO DA PF
 
   Os fãs da Banda cearense "Aviões do Forró" (Foto) foram pegos de surpresa na terça-feira (18). Isso porque a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a operação "For All", para investigar um esquema de desvio de dinheiro dos tributos, através do envio de dados falsos e omissão de informações importantes nas declarações de imposto de renda. Outros crimes também são creditados aos administradores da banda, que também agencia outros grupos e casas de show, como falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A indícios de movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados. No total, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão nos escritórios da banda e 32 mandados de condução coercitiva. Imóveis e bens de envolvidos foram bloqueados pela Justiça. Em nota, a Banda informou que está colaborando com as investigações.

EDUARDO CUNHA É PRESO EM BRASÍLIA

   O ex-deputado foi preso preventivamente próximo a sua casa em Brasília, na tarde da quarta-feira (19). O pedido de prisão de Eduardo Cunha (Foto) foi expedido pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, um dia antes. Além da prisão, a Justiça bloqueou mais de R$ 220 milhões das contas de Cunha, que é investigado por participação no esquema de propina e desvio de recursos da Petrobras. No pedido de prisão, os procuradores da Operação "Lava Jato" afirmaram que a liberdade dele representava risco a instrução do processo e a ordem pública, além do risco de fuga, já que o ex-parlamentar dispõe de recursos ocultos no exterior e dupla cidadania (Brasileiro/italiano). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Cunha recebeu cerca de R$ 5 milhões em propina para viabilizar a aquisição de um campo de Petróleo na África pela Petrobras. Cunha também é alvo de outros processos criminais.

MPF DENUNCIA MAIS DE VINTE POR DESASTRE EM MG

   Quase um ano após o desastre ambiental que deixou 19 mortes em Mariana, Minas Gerais, o Ministério Público Federal denunciou formalmente 26 envolvidos, na quinta-feira (20). Do total de indiciamentos, 21 foram enquadradas no crime de homicídio doloso (Quando há intenção de matar). A denuncia foi efetuada exatamente após a entrega da conclusão das investigações. Entre os denunciados, estão funcionários da Samarco, Vale e BHP Billiton, que são administradoras da mineradora. Todos foram denunciados em outros crimes, como inundação, lesão corporal, crimes ambientais e desabamento. Um grupo de 8 pessoas, entre funcionários da Samarco, Vale e VogBR já havia sido denunciado no inquérito da Polícia Federal, concluído em junho.  

POLICIAS LEGISLATIVOS SÃO PRESOS EM BRASÍLIA

   Quatro agentes da Polícia Legislativa foram presos em Brasília, na sexta-feira (21), acusados de atrapalhar o andamento da Operação "Lava Jato". Segundo investigações, um grupo de policiais, entre eles, o chefe da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, é suspeito de encontrar e destruir escutas telefônicas legais solicitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nas casas dos senadores. Entre os que teriam sido beneficiados com a ação estão o presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), Fernando Collor e José Sarney. Além da prisão, a Justiça suspendeu o exercício da função pública dos envolvidos. A operação que terminou com a prisão dos agentes foi pedida pela Procuradoria-Geral da República. O Ministério Público do Distrito Federal afirmou que a apuração das irregularidades fazem parte de um inquérito instaurado após revelações da "Delação Premiada" de um outro agente da PL.

DELEGACIAS VOLTAM AO NORMAL APÓS GREVE RELÂMPAGO DA PC

   As delegacias de polícia retomaram as atividades normalmente, no sábado (22), após a greve, que durou menos de 24 horas, dos agentes da Polícia Civil de Pernambuco. A paralisação, que havia começado a zero hora do dia anterior foi encerrada por volta das 19h30 da sexta-feira, após o manifestantes aceitarem a proposta do Governo Estadual. No acordo, a categoria terá o Plano de Cargos e Carreiras promovido e reajustes salariais, que serão implementados a partir de janeiro e concluídos até o fim de 2018. O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o Sinpol, prometeu enviar o projeto para aprovação na Assembleia Legislativa do estado até o dia 20 de novembro.
 
Fontes: G1, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Uol.
Fotos: Camilo Simões (Andréa Rêgo Barros / PCR); Aviões do Forró (Divulgação); Eduardo Cunha (Reuters).

Comentários