TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (4 a 10 de Setembro)

MADRE TERESA DE CALCUTÁ É DECLARADA SANTA NO VATICANO

   Diante de um público de 120 mil fiéis, o Papa Francisco canonizou, na manhã do domingo (4), Madre Teresa de Calcutá (Foto), 19 anos depois de sua morte. A cerimônia aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Para ser considerada a nova santa da Igreja Católica, a freira que ficou conhecida por cuidar de crianças e leprosos na Índia teve dois milagres creditados a ela. A cura de um tumor estomacal de uma indiana em 2003 e a cura de um paciente em estado terminal do Brasil em 2015. Ao anunciar  a canonização, Francisco afirmou que ela era um símbolo de misericórdia divina. Madre Teresa de Calcutá, que se tornou freira aos 16 anos, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979 e morreu de um ataque cardíaco, aos 87 anos, em setembro de 1997. Para comemorar, a cidade natal da religiosa, Skopje, na Macedônia, realizou uma série de celebrações.

PF DEFLAGRA "OPERAÇÃO GREENFIELD" PARA INVESTIGAR FUNDOS DE PENSÃO

   Agentes da Polícia Federal cumpriram 106 mandados de busca e apreensão, 34 de condução coercitiva e 7 de prisão temporária, na segunda-feira (5), dentro da Operação "Greenfiel". A PF investiga o desvio de R$ 8 bilhões nos quatro maiores fundos de pensão do Brasil: Funcef (Funcionários da Caixa Econômica Federal), Petros (Petrobras), Previ (Banco do Brasil) e Postalis (Correios). No total, 74 pessoas físicas e 38 jurídicas (Empresas) são alvos da ação, que ocorreu simultaneamente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Amazonas. Entre os presos está o ex-diretor do BNDES, Guilherme Lacerda. Empresários do Grupo JBS também foram alvos da operação. O presidente global da companhia, Wesley Batista, prestou depoimento na sede da PF em São Paulo. Os investigadores ainda cogitam a participação de políticos no esquema. 

BANCÁRIOS INICIAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

   As agências bancárias de todo o Brasil fecharam as portas, na terça-feira (6), dando início a uma paralisação, por tempo indeterminado, decidida em assembleia na noite do dia 1º de setembro. Os profissionais do setor pedem reajuste salarial de 14,78%, participação nos lucros, 14º salário, além de fim do assédio moral e das metas abusivas, reposição de perdas nos vales alimentação e refeição, entre outros pedidos. A Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, havia proposto um reajuste de 6,5% mais R$ 3 mil de abono, que foi recusado pelo Comando Nacional dos Bancários, alegando que havia queda real de 2,8% se descontado os 9,57% da inflação. A greve teve maior aderência pelos funcionários das instituições públicas. 

PARALÍMPIADAS COMEÇAM COM CERIMÔNIA NO MARACANÃ

   Com o tema de "Superação", a cerimônia de abertura dos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro aconteceu, na quarta-feira (7), no estádio do Maracanã. A festa contou com a participação do Maestro João Carlos Martins, que executou o hino nacional brasileiro, e com pronunciamento do presidente Michel Temer, que não escapou das vaias de parte dos presentes. Após os números musicais e teatrais, atletas paralímpicos brasileiros entraram no estádio conduzindo a tocha olímpica, que, assim como nas Olímpiadas, foi conduzida por cerca de 200 atletas durante o revezamento. No estádio, a ex-atleta Márcia Malsar caiu durante a condução, mas foi ovacionada pelo público com aplausos. Coube a Clodoaldo Silva (Foto) acender a pira gigante, ao final da cerimônia. 

SENADO APROVA REDUÇÃO DE MINISTÉRIOS

   A votação da Medida Provisória que determina a redução no número de Ministérios aconteceu na noite da quinta-feira (8), em Brasília. A MP 726, que foi editada e assinada pelo presidente Michel Temer assim que assumiu o governo interinamente, em maio desse ano, reduziu de 32 para 26 o número de pastas e faz parte do plano de ajuste fiscal, que visa diminuir os gastos do Governo Federal. Foram 44 votos a favor, 6 contra e uma abstenção. Entre os ministérios extintos, estão a Secretária dos Portos e da Aviação Civil, que tinha status de Ministério, o Desenvolvimento Agrário e o das Comunicações. Outras foram inseridas em pastas do primeiro escalão do governo. 

POLÍCIA APRESENTA ASSASSINOS DE JOVENS EM PETROLINA

   Lucas Conceição Santos, de 38 anos, e Lindolfo Nunes da Silva, de 40, foram apresentados pela Polícia de Petrolina, na sexta-feira (9), no sertão de Pernambuco. Ambos confessaram serem os autores das mortes de duas jovens de 19 anos, no início da manhã da segunda feira, quando elas se dirigiam ao trabalho, no Distrito Industrial, na região oeste da cidade. Os delegados que cuidam do caso, Marceone Ferreira, Sara Machado e Magno Neves, participaram de coletiva em que afirmaram que os suspeitos contaram com riqueza de detalhes como mataram as mulheres. Ambos eram conhecidos pela prática de roubos na região e isso ajudou a Polícia a encontra-los. Segundo o depoimento de Lucas, as duas foram mortas por ter reconhecido Lindolfo. Ainda não há confirmação de que as jovens foram violentadas sexualmente.

MULHER DE FOTO ICÔNICA DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MORRE NOS EUA

   A ex-enfermeira Greta Zimmer Friedman morreu, aos 92 anos, no sábado (10), nos Estados Unidos. A notícia da morte foi dada a imprensa norte-americana pelo filho da mulher, que ficou imortalizada por uma foto tirada no dia do anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial, no dia 14 de agosto de 1945. Na imagem, que circulou pelo mundo inteiro, a mulher, que na época tinha 21 anos, aparece sendo beijada pelo marinheiro George Mendonsa na Times Square, a rua mais famosa do país. Eles não eram conhecidos, o que deixou a imagem, do fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da Revista "Life", mais curiosa, sendo considerada uma das fotografias mais conhecidas do século XX. Mendonsa tem 93 anos e vive na cidade de Rhode Island, também nos Estados Unidos.

Fontes: Folha de São Paulo, CBN, Ig, El Pais, Uol, G1.
Fotos: Madre Teresa de Calcutá (Divulgação); Clodoaldo Silva (Daniel Ramalho / Veja.com); Beijo na Times Square (Alfred Eisenstaedt / Revista Life).

Comentários