TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (18 a 24 de Setembro)

JOGOS PARALÍMPICOS SÃO ENCERRADOS NO RJ

   A cerimônia de encerramento das Paralímpiadas 2016 novamente levou uma multidão ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com menos espectadores do que na abertura, a festa contou com números musicais e discursos dos comitês organizadores do evento, incluindo Carlos Arthur Nuzman, do Comitê Olímpico Brasileiro. O hino nacional ficou a cargo de Saulo Laukas, que é deficiente visual e autista. O tradicional desfile de atletas se limitou a participação dos porta-bandeiras. A bandeira brasileira foi conduzida por Ricardinho, jogador do futebol de cinco. A equipe, inclusiva, comemorou o tetracampeonato na modalidade. Houve também um minuto de silêncio em homenagem ao ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, morto um dia antes durante prova de ciclismo. O Japão, sede dos jogos de 2020 também foram representados na cerimônia.

APÓS ATAQUES, HOMEM É PRESO NOS ESTADOS UNIDOS

   Ahmad Khan Rahami (Foto), de 28 anos, foi preso, na manhã da segunda-feira (19), na cidade de Linden, no estado de Nova Jersey, após atirar em dois agentes da Polícia americana. O jovem, que é cidadão americano nascido no Afeganistão, é suspeito do atentado registrado em Manhattan, que deixou 29 feridos, e a bomba detonada em Seaside Park, no estado vizinho a Nova Jersey, ambos ocorridos dois dias antes. Num dos artefatos que a Polícia conseguiu desativar, foram colhidas as impressões digitais de Rahami, que ajudaram no reconhecimento do homem. No tiroteio, ele foi ferido no ombro e levado sob escolta para o hospital. Segundo a Polícia local, as bombas eram feitas com panela de pressão e tinham estilhaços para aumentar os danos na explosão. Os atentados aconteceram às vésperas do encontro do G-20 e causaram apreensão nos arredores de Nova York.

BRASIL ABRE ASSEMBLEIA NOS EUA

   Como acontece tradicionalmente, o Brasil abriu os debates da 71ª Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (20), em Nova Yorque, nos Estados Unidos. Com o tema "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", os mais de 200 chefes de estado discutiram assuntos relacionados as mudanças climáticas, refugiados, entre outros. Em seu discurso, que abriu os trabalhos, o presidente do Brasil, Michel Temer (Foto), defendeu a antiga reivindicação do país quanto a reforma do Conselho de Segurança da ONU. Ele ainda falou dos desafios do país, como a retomada do crescimento. Temer destacou que o país vive um momento de "Depuração na Política" e que o fim da crise depende de "Responsabilidades fiscal e social". Segundo o presidente, o déficit do Brasil deve ser superado em até três anos. Quanto ao processo que tirou a ex-presidente Dilma Rousseff do poder, ele voltou a afirmar que se tratou de um ato legítimo e que, no país, ninguém está imune à Justiça. Barack Obama também discursou. Entre outras coisas, falou da necessidade em mudar os mercados globais e a necessidade de ações que detenham as mudanças climáticas.

SANTA CRUZ ESTREIA EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL COM DERROTA

   Depois de vencer o Sport e avançar às oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, a equipe do Santa Cruz derrapou diante do Independiente Medellín, na quarta-feira (21), na Colômbia. Os tricolores jogaram de forma defensiva, mesmo assim, não conseguiram evitar os dois gols da equipe adversária. Hechalar e Cortez marcaram os gols da vitória no primeiro jogo. A partida da volta acontecerá no dia 28 de setembro, no estádio do Arruda, no Recife. Para seguir adiante na competição, o Santa Cruz precisa vencer a partida sem levar gols. No caso de um novo 2 a 0, a decisão vai para a disputa de pênaltis. 

EX-MINISTRO GUIDO MANTEGA É PRESO EM SP

   O ex-ministro do Governo Dilma Rousseff, Guido Mantega (Foto), foi preso na manhã da quinta-feira (22), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele era um dos alvos da 34ª fase da operação "Lava Jato" e foi detido quando acompanhava a mulher, que passava por uma cirurgia. A prisão foi feita com descrição e o próprio Mantega se entregou, sendo levado para o apartamento, onde houve buscas. Horas depois, o juiz federal Sérgio Moro revogou a prisão, alegando que nem a Polícia Federal e nem o Ministério Público sabiam das condições de saúde da esposa de ex-ministro. Batizada de "Arquivo X", a etapa investiga a contração de empresas para a construção de plataformas de exploração de petróleo na camada do pré-sal. Segundo a PF, três empresas, Mendes Júnior e OSX, teriam montado um consórcio para disputar o contrato. Houve fraude no processo licitatório. Dinheiro desviado foi repassado para pessoas já investigadas e tinha como fim o pagamento de dívidas de campanha. Na operação, Moro bloqueou cerca de R$ 10 milhões das contas de Mantega e outras setes pessoas.

MP QUE REFORMA O ENSINO MÉDIO É PUBLICADA NO "DOU"

   O Diário Oficial da União divulgou, em um edição extra, na sexta-feira (23), a Medida Provisória que promoverá a reforma do Ensino Médio, apresentada um dia antes pelo Ministério da Educação. A matéria não foi publicada na edição regular porque ainda precisava passar por revisão ortográfica e ajustes técnicos jurídicos. Apesar de explicitar que disciplinas como português, matemática e inglês são obrigatórias, o anúncio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deixou em dúvida a obrigatoriedade de outras "cadeiras", como artes, educação física, filosofia e sociologia. Por outro lado, O MEC afirma que as matérias permaneceriam no programa, porém, para quem quiser seguir estudando nas respectivas áreas. A dúvida deu início a uma polêmica. Em nota, o MEC negou que alguma matéria seja excluída do programa do Ensino Médio. Segundo o projeto, que tem 120 dias para ser votado na Câmara e no Senado, o aluno poderá cumprir até metade da carga horária do conteúdo presente na Base Nacional Curricular Comum. Caso a MP não seja aprovada dentro do prazo, perderá a validade.

SOBE NÚMERO DE MORTOS EM ATENTADO NOS EUA

  Um homem, a quinta vítima fatal do atentado a um shopping de Washington, capital dos Estados Unidos,  morreu, na manhã do sábado (24), em decorrência dos ferimentos. Ele foi socorrido na noite anterior, após ser baleado por um homem que entrou no estabelecimento armado e abriu fogo contra os frequentadores. No ataque, que levou caos ao Shopping Cascade Mall, outras quatro mulheres morreram. Segundo agentes do FBI, que fizeram buscas dentro do local e nas áreas próximas, inclusive com o apoio de helicóptero, o homem de origem latino-americana, que continua desaparecido, não tem ligações com células terroristas. Imagens de circuito interno e depoimentos de testemunhas estão sendo usadas para identificar o atirador. 

Fontes: Uol, O Globo, G1, Valor Econômico.
Fotos: Ahmad Khan Rahami (Extraída do site "Ámbito.com"); Michel Temer (Jewel Samad / AFP); Guido Mantega (José Cruz / Agência Brasil). 

Comentários