TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (31 de Julho a 6 de Agosto)

ACIDENTE AÉREO MATA OITO NO PR

   A aeronave de pequeno porte caiu, na noite do domingo (31), sobre um barracão na cidade de Cambé, no Norte do Paraná. Após a queda no local, onde funciona uma transportadora, o avião explodiu, matando todos os 8 ocupantes, incluindo duas crianças e uma adolescente, que voltavam de um casamento. A aeronave havia decolado de Cuiabá, no Mato Grosso, e seguia para Londrina quando caiu. Segundo a Polícia Civil, seis vítimas eram parentes de Mauri Viana, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Brasil. Os outros dois mortos eram o piloto e o copiloto. As investigações das causas do acidente ficarão a cargo do Serviço de Prevenção de Acidentes, ligado a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.

MENTOR DE SEQUESTRO DA SOGRA DO CHEFE DA F1 É PRESO EM SP

   Agentes da Polícia prenderam, na manhã da segunda-feira (1), o suposto mandante do sequestro de Aparecida Schunck Flosi Palmeira (Foto). A prisão aconteceu horas depois da Divisão Antissequestro estourar o cativeiro da sogra de Bernie Ecclestone, presidente da empresa que gerencia a Fórmula 1. Após investigações, a Polícia prendeu o primeiro suspeito, que, em seguida, levou os agentes ao sobrado alugado no bairro de Cotia, na Grande São Paulo, onde a mulher estava. Davi Vicente Azevedo e Vitor Oliveira Amorim também foram presos na operação. A mãe de Fabiana Flosi, casada com o chefe da F1 desde 2012, foi encontrada amarrada e depois levada para a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa, o DHPP. Nos nove dias de sequestro, o Ecclestone foi orientado pela polícia a não se envolver nas negociações. O resgate de R$ 20 mil não chegou a ser pago. Outros criminosos envolvidos no sequestro continuam sendo procurados.

PF MIRA QUEIROZ GALVÃO NA OPERAÇÃO "RESTA UM"

   A 33ª fase da operação "Lava Jato" foi deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (2) e teve como alvo a Construtora Queiroz Galvão. Diligências foram realizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. No total, foram 32 mandados judiciais cumpridos, sendo 1 de prisão temporária e 2 de prisão preventiva, 6 de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão. Preventivamente, foram presos o ex-presidente e ex-diretor da Construtora, Ildefonso Colares Filho e Othon Zanoide de Moraes Filho, respectivamente. Marcos Pereira Reis teve prisão temporária decretada, mas como está no exterior, não foi cumprida. Segundo o Ministério Público, a empresa, junto com outras, formou um cartel que é investigado por fraudar licitações da Petrobras. Foram encontrados indícios de milhões de dólares em propina a funcionários da diretoria e da área de serviços da estatal. Entre as obras investigadas, está a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

FORÇAS ARMADAS COMEÇAM OPERAÇÃO NO RN

   Cerca de 1.200 homens, sendo mil do Exército e 200 da Marinha do Brasil, chegaram ao Rio Grande do Norte na quarta-feira (3). Eles irão reforçar a segurança no estado, que tem sofrido ataques criminosos desde o dia 29 de julho. O pedido feito pelo governador potiguar Robinson Faria (PSD) foi atendido pelo presidente em exercício, Michel Temer, que autorizou o envio das tropas. Eles farão o trabalho de patrulha nas ruas e principais vias de acesso a pontos turísticos do estado. Em cinco dias, 90 ataques foram registrados em 31 cidades. 85 pessoas foram presas por envolvimento nos atos criminosos, que deixaram as ruas desertas e fizeram com que a frota de transportes coletivos em atividade fossem reduzida para 70%. A Polícia investiga se a instalação de bloqueadores de celulares na Penitenciária Estadual teria sido o motivo da ordem, partida do sistema carcerário, para o início dos ataques. Supostos mandantes dos ataques foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró.

COMISSÃO CONCLUI TRABALHOS SOBRE IMPEACHMENT DE DILMA

    Após cem dias de trabalhos, os senadores que compõem a Comissão Especial de Impeachment do Senado votaram o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), na quinta-feira (4), em Brasília. Por 14 votos a 5, a Comissão determinou a continuidade do processo de afastamento de Dilma Rousseff (Foto), que segue para votação no plenário na próxima terça-feira, dia 9 de agosto. A sessão será presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovski e nela, os 81 senadores votarão o parecer. Se a maioria simples, metade mais um, aprovar o relatório, Dilma será julgada no final do mês, ainda sem data definida. Neste julgamento, novamente a cargo dos senadores, será decidido se ela é culpada ou inocente das acusações. Caso haja 54 votos a favor da condenação, a presidente é afastada definitivamente do cargo e fica inelegível por 8 anos. 

CERIMÔNIA ABRE OLIMPÍADAS 2016 NO RJ

   Os jogos olímpicos tiveram início oficialmente na sexta-feira (5), com a cerimônia de abertura ocorrida no estádio do Maracanã. O evento reuniu cerca de 10 mil atletas, dezenas de chefes de estado e uma plateia com mais de 60 mil pessoas. Para garantir a acessibilidade dos espectadores, a Prefeitura do Rio decretou feriado para servidores e empresas que não tivessem ligação com os jogos. A passagem da tocha olímpica, por sua vez, mobilizou uma operação nas principais vias da zona sul da cidade, passando por vários pontos turísticos. Houve bloqueio de ruas por onde o símbolo dos jogos passou. Em termos de segurança, mais de três mil homens da Polícia e das Forças Armadas foram designados para fazer a escolta de delegações e a proteção do estádio. A cerimônia, que contou com nomes da música brasileira e desfile das delegações, foi elogiada pela imprensa do planeta inteiro. O evento segue até o dia 21 de agosto, quando acontece a cerimônia de encerramento. 

CORPO DE VANDER LEE É ENTERRADO EM MG

   Parentes, amigos e admiradores participaram do enterro de Vander Lee (Foto), na manhã do sábado (6), no Cemitério Bosque da Esperança, na região norte de Minas Gerais. O cantor havia sido internado dois dias antes, após se sentir mal durante uma aula de hidroginástica. Socorrido, ele deu entrada no hospital apresentando quadro de ruptura da coronária direita. Vander Lee foi operado e encaminhado ao CTI operatório, onde sofreu uma arritmia seguida da parada cardíaca. Ele ainda foi reanimado, mas não resistiu. O velório aconteceu no Teatro Francisco Nunes e, após o momento dedicado a família e amigos, foi aberto ao público. O artista começou a carreira nos anos 80, cantando em barzinhos. Em 1996 ganhou o festival "Canta Minas", promovido pela TV Globo Minas. No total, foram 9 discos e muitos sucessos, como "Iluminado", "Esperando Aviões", "Românticos", "Onde Deus Possa me Ouvir", entre outros.

Fontes: G1, Bol, Ig.
Fotos: Aparecida Schunck Flosi (Leonardo Benassatto / Reuters); Dilma Rousseff (Getty Images / AFP / E. Sá); Vander Lee (Divulgação).

Comentários