TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (21 a 27 de Agosto)

CERIMÔNIA NO MARACANÃ ENCERRA OLIMPÍADAS NO RJ
 
   Milhares de pessoas acompanharam o encerramento das Olimpíadas 2016 (Foto), no domingo (21), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A cerimônia, dirigida pela carnavalesca Rosa Magalhães, foi marcada por números musicais e apresentações culturais de diversas regiões do Brasil. Também houve discursos dos presidentes do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Arthur Nuzman. O Japão, cuja capital Tóquio sediará a próxima edição dos jogos, em 2020, participou apresentando a estrutura montada para os jogos. Por fim, a pira foi apagada por uma chuva artificial, embora estivesse chovendo muito no Rio, e o estádio se transformou em um grande sambódromo, com participação de escolas de samba.

TSE APONTAM IRREGULARIDADES NA CAMPANHA DILMA/TEMER EM 2014

   Segundo a perícia realizada por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral e divulgadas na segunda-feira (22), das quatro empresas informadas como prestadoras de serviços na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que tinha como vice na chapa Michel Temer, três não conseguiram apresentar documentos capazes de comprovar a prestação de serviço no valor declarado ao TSE. Uma quarta, a Gráfica Atitude, que também documentos analisados, não foi contratada pela campanha. Existe a suspeita de que ela, assim como as outras empresas investigadas, sejam firmas de fachada usadas para captar propina para o PT. O próximo passo do processo, a ser agendado pela relatora do caso, Maria Thereza de Assis Moura, será o depoimento de testemunhas. A ação pode culminar com a cassação dos mandatos e direitos políticos de Rousseff e Temer e deve continuar mesmo com o impeachment de Dilma. 

GOULART DE ANDRADE MORRE EM SP

   O jornalista de 83 anos estava internado há duas semanas no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo e não resistiu a problemas no sistema cardiorrespiratório, na terça-feira (23). O velório aconteceu no mesmo dia na Assembleia Legislativa de São Paulo. A pedido do jornalista, o corpo foi cremado. Luis Felipe Goulart de Andrade (Foto) tinha 60 anos de carreira e ficou conhecido pelos programas jornalísticos, entre eles, o mais consagrado, "Comando da Madrugada". Passou pelas principais emissoras de televisão do país e atualmente apresentava o programa "Vem Comigo", onde revivia grandes reportagens da carreira, da Tv Gazeta.

TERREMOTO ARRASA CIDADES DA ITÁLIA

   O tremor de magnitude 6.2 devastou as cidades de Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto, na quarta-feira (24), deixando 284 mortos e mais de trezentos feridos na Itália. Como o terremoto aconteceu na madrugada, destruindo muitos prédios, as equipes de resgate tiveram trabalho para retirar sobreviventes dos escombros, já que muitas dormiam no momento do desastre. Outras cidades do país, incluindo Roma, sentiram os abalos. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (na sigla em inglês, USGS), o epicentro do terremoto aconteceu a 170 km ao nordeste da capital do país, na cidade de Norcia. Ajuda humanitária foi encaminhada para as cidades atingidas, mas esbarrou na destruição de estradas que ligam aos locais. O premiê da Itália, Matteu Renzi acompanhou de perto o desenrolar dos resgates.

ÚLTIMA ETAPA DE IMPEACHMENT DE DILMA COMEÇA NO DF

   O Senado deu início, na quinta-feira (25), a etapa decisiva do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A sessão, coordenada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Levandowski, teve início com bate-boca entre membros da casa. Senadores pró e contra o afastamento definitivo trocaram farpas e acusações, fazendo com que os trabalhos fossem suspensos por alguns minutos. Antes da primeira confusão, a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B - AM) sugeriu o cancelamento do julgamento, já que as contas de Rousseff não haviam sido analisadas pelo Senado. O pedido foi negado por Levandowski. No total, 2 testemunhas de acusação e 6 de defesa prestarão depoimentos. A expectativa é que a decisão pelo impeachment seja tomada até o dia 30 de agosto.

PF INDICIA LULA E A ESPOSA EM CASO DO TRIPLEX

   O ex-presidente Lula, a esposa, Marisa Letícia (Foto), o ex-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e José Aldemário Filho, empresário da Construtora OAS, foram indiciados pela Polícia Federal, na sexta-feira (26), pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e falsidade ideológica. O indiciamento é resultado do processo que investiga o esquema de corrupção que envolve o tríplex do condomínio Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo. Segundo a PF, Lula e a esposa foram beneficiários de dinheiro ilícito que chegou ao montante de R$ 2,4 milhões, oferecido pela OAS. O casal teve o armazenamento de bens também custeado pela construtora. A defesa do ex-presidente, que é alvo na operação "Atheleia", a 24ª fase da "Lava Jato", mantém a afirmação de que Lula não é proprietário do imóvel.

EX-MINISTRO DA FAZENDA É OUVIDO POR SENADORES

    Por oito horas, no sábado (27), Nelson Barbosa foi ouvido pelos senadores que julgam a presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment. O ex-ministro da Fazenda foi a quarta testemunha de defesa da petista, que deverá se defender pessoalmente na próxima segunda-feira. Ele respondeu perguntas dos senadores, porém, muitos inscritos não sabatinaram Barbosa, visando adiantar os trabalhos. Entre os questionadores, esteve Janaína Paschoal, advogada de acusação e uma das responsáveis pelo processo de afastamento Dilma Rousseff. Barbosa afirmou que a edição de decretos pela petista seguiu a lei e não cometeu crime de responsabilidade.
 
Fontes: El Pais, Ig, G1, Uol.
Fotos: Cerimônia de Encerramento Rio 2016 (Antonin Thuillier): Goulart de Andrade (Divulgação); Lula e Marisa Letícia (Extraída do site "O Informativo do Vale").

Comentários