TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (14 a 20 de Agosto)

PÓDIO DA GINÁSTICA OLIMPÍCA TEM DOIS BRASILEIROS
   O domingo (14) foi de festa para a equipe de ginástica olímpica do Brasil. Diego Hipólito e Arthur Nory (Foto) subiram ao pódio na final do solo de ginástica artística masculina. Disputando com outros 6 competidores, Hipólito e Nory alcançaram as notas 15.533 e 15.433, conseguindo as medalhas de prata e bronze, respectivamente. O britânico Max Whitlock pontuou 15.633 e conquistou a medalha de ouro. O campeão mundial do solo, o japonês Kenzo Shirai, acabou fora do pódio por falhas na execução dos exercícios. Bicampeão mundial na modalidade, Diego Hipólito passou por problemas com depressão em 2015, motivado por duas péssimas apresentações nos jogos olímpicos de Beijing, em 2008, e Londres, em 2012.

BRASIL CONQUISTA SEGUNDO OURO NO SALTO COM VARA

   Mais de uma semana após conquistar o alto do pódio pela primeira vez, o Brasil levou o segundo ouros dos jogos do Rio na segunda-feira (16). Thiago Braz (Foto), de 22 anos, derrotou o francês Renaud Levaillenie no salto com vara e levantou a torcida que acompanhava a competição no estádio Engenhão. O brasileiro começou saltando 5,65m, enquanto o francês entrou na disputa com 5,75m. No salto de 5,98, Levaillenie sentiu a força da torcida brasileira, mesmo assim, saltou sem problemas. Com a medalha de prata garantida, Braz decidiu desafiar o oponente e saltou a uma altura de 6,03m (Seu recorde até então era 10 centímetros menos). Na primeira tentativa ele esbarrou na trave, mas na segunda executou a prova com perfeição. O francês tentou três vezes, mas não conseguiu, encerrando a prova para alegria dos presentes.

DIA DE PERDAS NAS ARTES E ESPORTE DO BRASIL

   A terça-feira (16) ficou marcada pelas mortes de pessoas conhecidas no esporte e nas artes do país. Durante a madrugada, a atriz Elke Maravilha morreu após um mês internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, no Rio. Ela foi submetida a uma cirurgia para tratar uma úlcera e o quadro teve uma piora nos últimos dias. Nascida na Rússia, Elke Georgievna Grunnup, chegou ao Brasil nos anos 50 e fez estória pelo estilo extravagante com o qual se vestia nos programas de Chacrinha e Silvio Santos. Horas depois, foi a vez do ex-presidente da Fifa, João Havelange, de 100 anos, ter a morte anunciada. Ele estava no Hospital Samaritano, também no Rio, desse julho, lutando contra uma pneumonia. Atleta de natação e pólo aquático, ele presidiu a instituição máxima do futebol mundial de 1974 a 1998, saindo sob denúncias de corrupção. O enterro aconteceu no mesmo dia no Cemitério São João Batista. Também do esporte, o ex-presidente do Santos Futebol Clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, morreu, aos 73 anos, no Hospital Albert Einstein, onde se tratava contra um tumor no intestino. Ele dirigiu o "Peixe" de 2009 a 2014.

FOTO DE MENINO RESGATADO EM ATAQUE CHOCA MUNDO

   A imagem foi feita após o resgate do garoto (Foto), seus pais e mais dois irmãos, na quarta-feira (17), após um ataque aéreo na cidade de Aleppo, no norte da Síria. A família havia sido retirada do edifício alvo do bombardeio pouco antes do desabamento da construção. Na imagem, que foi divulgada em todo o mundo, o menino aguarda atendimento médico em uma ambulância. Ele foi enviado a um hospital da região com ferimentos, arranhões e em estado de choque, totalmente coberto de poeira e sujo de sangue. Na série de ataques que incluiu Allepo, 33 civis e 19 rebeldes morreram em outros dois distritos: Tariq Al Bad e Al Sajur, segundo informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos, a OSDH. Ambas as cidades estão sob domínio de grupos de oposição ao governo.

POLÍCIA AFIRMA QUE ATLETA MENTIU SOBRE ASSALTO NO RJ

   Gunnar Bentz e Jack Conger confirmaram em depoimento a Polícia, na quinta-feira (18), que o atleta norte-americano Ryan Lochte mentiu sobre o provável assalto que sofreu dentro de um taxi no Rio de Janeiro. Os nadadores foram impedidos de deixar o Brasil para esclarecer os fatos. As primeiras investigações mostraram que Lochte, Bentz, Conger e mais um amigo foram filmados arrombando a porta do banheiro  antes de brigarem com um segurança de um posto de gasolina no dia 14 de agosto. Na versão do campeão olímpico de natação, os atletas ficaram sob a mira de uma arma no táxi que tomaram após sair de uma festa. Diante das denúncias, a Justiça brasileira pediu que os passaportes dos envolvidos fossem confiscados, porém, a determinação não foi cumprida, pois o nadador havia deixado o país três dias antes do pedido.

BRASIL FICA SEM PÓDIO NO FUTEBOL FEMININO

   Apesar da grande campanha realizada na primeira fase e das duas partidas difíceis no mata-mata das oitavas e quartas-de-final da modalidade nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, as meninas do futebol não conseguiram garantir a medalha de bronze na sexta-feira (19). Na disputa pelo terceiro lugar contra o Canadá, na Arena Itaquera, em São Paulo, a equipe brasileira viu as rivais abrirem o placar, aos 25 minutos do primeiro tempo, em um chute de Rose não segurado por Bárbara. No segundo tempo, o Canadá ampliou o placar logo aos 7 minutos, com Sinclair. O Brasil ainda marcou o seu, com Bia, aos 33, mas não conseguiu reverter a derrota. Apesar do resultado, as meninas deixaram o campo aplaudidas pelo público.

FUTEBOL MASCULINO CONQUISTA O OURO PARA O BRASIL

   A Seleção Brasileira de futebol faturou o primeiro ouro olímpico da história, no sábado (20), em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro. Neymar abriu o placar para os brasileiros numa cobrança de falta logo no início do jogo, levantando a multidão que acompanhava a partida. A festa ganhou tom de drama aos 13 minutos do segundo tempo, quando Meyer deixou tudo igual no Rio. A decisão manteve empatada no restante do jogo e nos dois tempos da prorrogação, levando o jogo para os pênaltis. O sufoco permaneceria até a última das cinco cobranças de cada equipe. Weverton defendeu a cobrança do alemão Petersen e Neymar marcou em seguida, selando a vitória histórica da seleção nos jogos. Horas antes, a Nigéria conquistou o bronze ao vencer Honduras por 3 a 2 no Mineirão, em Minas Gerais.
Fontes: Diário de Pernambuco, Globo Esporte, Globo.com, Extra, Terra.
Fotos: Pódio de Ginástica Olimpíca (Mike Blake / Reuters); Thiago Braz (Paul Gilham / Getty Images); Elke Maravilha, João Havelange e Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro (Montagem / G News Blog); Garoto Sírio (Allepo Media Center / AP).

Comentários