TOP SEVEN - Apontamento de Nótícias (17 a 23 de Julho)

JORNALISTA ELIAKIM ARAÚJO MORRE NOS EUA
 
   Diagnosticado há cerca de um mês com um câncer no pâncreas em estado de metástase, Eliakim Araújo (Foto) morreu aos 75 anos, no domingo (17), nos Estados Unidos. Ele estava em tratamento no Hospital de Fort Lauderdale, chegando inclusive a passar por sessões de quimioterapia, porém, não resistiu. Araújo nasceu em Minas Gerais e começou a carreira no rádio aos 20 anos, quando ainda estudava direito. Foi locutor da Rádio Jornal do Brasil por duas décadas. Em seguida, ingressou no telejornalismo, estreando em 1983 na Rede Globo. Foi na emissora que conheceu Leila Cordeiro, formando o primeiro casal a apresentar um telejornal, na época, o "Jornal da Globo". Juntos, passaram ainda por Rede Manchete e SBT. Em 1997 se mudaram para os Estados Unidos, onde continuaram a trabalhar na área, apresentando programas veiculados pela internet. O corpo foi cremado e as cinzas jogadas em uma praia local.
 
NOVAS NORMAS DE SEGURANÇA CAUSAM FILAS NOS AEROPORTOS
   A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, colocou em prática as novas normas de inspeção de segurança de passageiros e bagagens na segunda-feira (18), em todos os aeroportos do país. As medidas, que já estavam nos planos da agência, mas foram antecipadas devido aos jogos olímpicos, vale para viagens nacionais e internacionais e busca aumentar a segurança contra entrada de terroristas. Com a inspeção ainda mais minuciosa, os aeroportos registraram filas imensas e atrasos de voos, principalmente em Congonhas, na cidade de São Paulo. Além de passar pela revista de bagagem, o passageiro poderá ser revistado fisicamente. Aparelhos eletrônicos deverá ser retirados das malas e até crianças poderão passar pela revista. Caso proíba a vistoria, o passageiro poderá ser impedido de embarcar. A recomendação do órgão é de que os passageiros cheguem aos aeroportos com cerca de 2 horas de antecedência.

WHATSAPP É BLOQUEADO MAIS UMA VEZ NO BRASIL

   As operadoras de telefonia tiveram que bloquear, pela terceira vez, o serviço do aplicativo WhatsApp para todo o Brasil, na terça-feira (19). Desta vez, o pedido foi feito pela juíza Daniela Barbosa, da Justiça do Rio de Janeiro. Segundo a magistrada, o Facebook, empresa que controla o aplicativo, não estava colaborando para um investigação criminal que corre sobre segredo de justiça em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, fornecendo dados. Por outro lado, a empresa afirmou que não poderia cumprir a determinação por "impossibilidades técnicas". A juíza ainda pediu que a chave de criptografia seja desabilitada.   Ao contrário do que aconteceu em maio, quando o serviço foi suspenso inicialmente por 72 horas pela Justiça de Sergipe, o bloqueio não teve prazo definido. A primeira interrupção aconteceu em dezembro de 2015 e foi imposto pela Justiça de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

TEMER SANCIONA AUMENTO PARA JUDICIÁRIO

   O presidente interino Michel Temer sancionou, na quarta-feira (20), o aumento nos salários de servidores do judiciário. A decisão faz parte do pacote de reajustes para os servidores do funcionalismo público e causará um impacto de R$ 22,3 bilhões, nos próximos três anos, nos cofres públicos. Para os funcionários do judiciário o aumento foi de 41,5% e para os servidores do Ministério Público totalizou 12% que serão parcelados em percentuais por ano até 2019. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte a sanção. Segundo o governo, o reajuste está dentro da regra de teto para gastos públicos criada pela equipe econômica de Temer.

PF PRENDE GRUPO ACUSADO DE PLANEJAR ATENTADOS TERRORISTAS

   Dez pessoas foram presas pela Polícia Federal, na quinta-feira (21), acusadas de planejar atentados terroristas durante as olimpíadas do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto. Dois dos 12 mandados de prisão temporária expedidos não foram cumpridos, em função de fuga dos acusados. A Polícia estima que um dos suspeitos seja menor de idade. O grupo foi monitorado pela internet e nos aplicativos de mensagem instantânea WhatsApp e Telegram. O grupo não tinha ligação com integrantes do "Estado Islâmico" e parecia agir de forma amadora, porém, segundo a PF, as conversas eram focadas no manuseio de armas de fogo, o que sugeriria um ataque a tiros. Ainda foi apurado que a arma usada no ataque seria comprada no Paraguai. Os suspeitos foram detidos nos estados de São Paulo, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e enviados para o Mato Grosso do Sul, onde ficarão presos por 30 dias, podendo ter a permanência prorrogada por mais tempo.

ATENTANDO EM SHOPPING DEIXA MORTOS E FERIDOS NA ALEMANHA

   Um atirador invadiu um shopping na cidade de Munique, na Alemanha, na sexta-feira (22), e abriu fogo contra os frequentadores, matando 9 pessoas e ferindo 27. Segundo a Polícia do país, o homem, que tinha 18 anos e naturalidade germânico-iraniano, se suicidou após o atentado.  O transporte público foi suspenso nas primeiras horas depois do ataque e a cidade decretou estado de emergência. As autoridades alemãs afirmaram que o homem não tinha ligação com o grupo radical "Estado Islâmico". Pessoas que conheciam o jovem disseram que ele não tinha antecedentes criminais, era tranquilo, mas estava em tratamento psiquiátrico. A chanceler do país, Angela Merkel, reuniu o Conselho Federal de Segurança para definir estratégias do serviço secreto.

SERTANEJO MORRE EM ACIDENTE RODOVIÁRIO EM SP

   O cantor Pedro Lima, de 20 anos, morreu quando voltava de um show na madrugada do sábado (23). O carro que ele dirigia sofreu um acidente na cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo. O sertanejo estava na direção, mas acabou perdendo o controle e se chocando de frente com um poste. O veículo acabou pegando fogo e o cantor, que ficou preso nas ferragens, morreu carbonizado. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal e o velório aconteceu no mesmo dia, no Cemitério Municipal da cidade.
Fontes: G1, R7, Folha de São Paulo, Uol, Bol.
Fotos: Eliakim Araújo (Reprodução);

Comentários