TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (10 a 16 de Julho)


PORTUGAL CONSEGUE TÍTULO INÉDITO NA EUROCOPA
   O Stade de France foi palco da final da Eurocopa 2016, no domingo (10), em Saint Denis, na França. Portugal (Foto) e França fizeram uma acirrada competição pelo título. Logo aos 25 minutos de jogo, o capitão da equipe, Cristiano Ronaldo, deixou a partida após se machucar em um lance com Payet. O jogador foi retirado do campo chorando. A final seguiu com boas oportunidades de gol, contudo, acabou o tempo regulamentar em empate. O placar, para desespero dos franceses, foi aberto por Éder, que deixou Portugal na frente até o fim do tempo extra. O título, primeiro da estória da seleção, foi comemorado com festa em todo o país. 

CACHOEIRA, CAVENDISH E OUTROS SÃO LIBERTADOS NO RJ

   Cinco detidos na operação "Saqueador" deixaram a prisão na madrugada da segunda-feira (11). Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, o contraventor Carlinhos Cachoeira e os empresários Marcelo Abbud, Adir Assad e Cláudio Abreu estavam presos no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8. Eles foram acusados por lavagem de dinheiro, desviado de contratos de obras públicas, e haviam recebido a autorização para cumprir prisão domiciliar, pelo Supremo Tribunal de Justiça, três dias antes. A falta de tornozeleiras eletrônicas disponíveis, porém, atrasou a liberação. Todos serão assistidos por agentes da Polícia Federal, por determinação da desembargadora Nizete Lobato, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A Procuradoria-Geral da República anunciou que pedirá a revisão da decisão ao STJ.

CHOQUE ENTRE TRENS DEIXA VINTE MORTOS NA ITÁLIA

   O acidente aconteceu na manhã da terça-feira (12), na região de Puglia, no sul da Itália. As duas composições transitavam por uma via única da linha norte de Bari, localizada em uma zona rural, que fica entre as cidades de Corato e Andria, quando se chocaram de frente. Vários vagões ficaram destruídos, deixando 20 mortos e dezenas de feridos, que foram atendidos em estruturas improvisadas pelas equipes de Bombeiros das províncias de Bari e Barletta. Um bebê foi socorrido por meio de helicóptero. Cerca de 200 trens circulam pela ferrovia, que é administrada pela empresa Ferrotramviaria, diariamente. O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, esteve na província no mesmo dia para acompanhar os desdobramentos.

DAVID CAMERON DEIXA CARGO DE PREMIÊ DO REINO UNIDO

   O ex-primeiro ministro britânico, David Cameron, deixou o cargo, na quarta-feira (13), no Reino Unido. Ele havia anunciado a renúncia logo após o referende Brexit, realizado em 23 de junho, que decidiu pela saída do país da União Europeia. Após participar de sessão na Câmara dos Comuns, Cameron seguiu para o Palácio de Buckingham, onde entregou a carta de renúncia a Rainha Elizabeth. A vaga passou a ser ocupada por Theresa May (Foto), a segunda mulher a assumir o cargo na história do Reino Unido, já ocupado anteriormente por Margareth Tatcher, morta em abril de 2013. A nova premiê está na ala mais à direita do partido conservador do país e já é apontada por muitos com a nova "Dama de Ferro". Ela já havia assumido o Ministério do Interior, em 2010, e teve posições firmes contra imigração ilegal e pregações islâmicas. May, como é conhecia, intermediará a transição e a conclusão do processo de saída do bloco europeu, que deve levar dois anos.

RODRIGO MAIA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

   Já era madrugada da quinta-feira (14), quando o deputado do DEM-RJ foi anunciado como o novo presidente da Câmara dos Deputados. A disputa, que começou com 14 candidatos no primeiro turno, foi para a segunda etapa apenas com Rodrigo Maia e Rogério Rosso (PSB-DF). Dos 513 deputados, 460 participaram da votação secreta. Maia teve 285, contra 170 de Rosso e 5 votos em branco. O novo presidente, porém, cumprirá o mandato até 31 de janeiro de 2017. A nova eleição foi causada pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado da função desde maio por determinação do Supremo Tribunal Federal. Com a decisão, o DEM volta a ter um presidente na Câmara depois de 13 anos. O último foi Efraim Moraes (PB), quando o partido ainda se chamava PFL.  

POLÍCIA COMEÇA DIVULGA NOME DE RESPONSÁVEL POR ATAQUE NA FRANÇA

   A Polícia da França deu início, na sexta-feira (15) as investigações sobre o ataque que deixou 84 pessoas mortas, das quais 10 crianças, e mais de 50 feridas durante a comemoração do "Dia da Bastilha", na cidade de Nice, no sul do país. Os agentes estiveram na casa de Mohamed Lahouaiej Bouhlel (Foto) e detiveram sua ex-mulher. O atentado aconteceu na noite da quinta-feira, quando uma multidão assistia a queima de fogos na orla de Promenade des Anglais. O homem, um tunisiano de 31 anos, dirigia um caminhão contendo armas e munição e deliberadamente atropelou as pessoas, abrindo fogo simultaneamente, deixando um rastro de destruição ao longo de 2 quilômetros. Ele foi morto por policiais após o ataque, o segundo mais sangrento desde novembro de 2015. Em pronunciamento, o presidente do país, François Hollande, afirmou se tratar de um ataque terrorista, decretou estado de emergência por três meses e anunciou a ampliação das operações na Síria e no Iraque. A Procuradoria de Paris ficará responsável pelas investigações. O grupo radical "Estado Islâmico" reivindicou a autoria do atentado, mas o irmão de Bouhlel negou a informação, dizendo que ele sofria de problemas mentais e era violento.

GOVERNO TURCO REASSUME COMANDO APÓS TENTATIVA DE GOLPE

   Durante entrevista coletiva realizada no sábado (16), o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim anunciou que a tentativa de golpe que o governo sofreu um dia antes fracassou. O saldo final de mortos foi de 265 pessoas, entre civis, policiais e militares que participaram da tentativa de tirar do poder o presidente Recep Erdogan. Tudo começou quando grupos ligados às forças armadas do país se rebelaram contra o governo. Eles interditaram os acessos às cidades de Ancara e Istambul, as principais da Turquia, e chegaram a anunciar que haviam tomado o governo. A TV estatal também foi invadida. A situação se complicou quando o presidente ordenou a ofensiva, transformando as cidades em campos de guerra. Voos para o Aeroporto de Ataturk, recentemente palco de atentado, foram cancelados devido a ação dos militares. Outros países do Oriente Médio condenaram a tentativa dos militares contra Ergon, eleito pelo voto popular em 2014. Ele vinha sendo acusado de tomar decisões autoritárias em benefício próprio. Em reunião realizadas as pressas nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama reafirmou a parceria com a Turquia contra o terrorismo, apoiando o atual governo.
  
Fontes: Uol, Ig, Terra, El Pais, G1.
Fotos: Seleção de Portugal (Reuters); Theresa May (Reprodução); Rodrigo Maia (Agência Câmara); Mohamed Lahouaiej Bouhlel (Reprodução / Facebook).

Comentários