TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (19 a 25 de Junho)

AÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM HOSPITAL ASSUSTA O RJ

   Aproximadamente 25 bandidos, em quatro carros, invadiram o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, na madrugada do domingo (19), para resgatar Nicolas Labre Pereira de Jesus, o "Fat Family" (Foto), de 28 anos. O traficante, apontado como o chefe do tráfico no Morro Santo Amaro do Catete, estava internado na unidade após ser ferido na cabeça durante ação que terminou com sua prisão, no dia 13 de junho. Na ação, três granadas foram detonadas na parte de fora do hospital. Após o resgate, durante a fuga, os criminosos abriram fogo contra as pessoas, atingindo gravemente o técnico de enfermagem Júlio César dos Santos Basílio e matando Ronaldo Luiz Maciel, de 35 anos, que chegava no Souza Aguiar no momento. A Polícia suspeita que um advogado esteja por trás do plano, já que esteve muitas vezes no hospital horas antes. A divisão de homicídios está a frente das investigações. A Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro afirmou que sabia do risco, mas não tinha pessoal necessário para fazer a escolta. Novas estratégias de custódia deverão ser adotadas após o ocorrido. Ações durante a semana para prender o traficante terminaram com 8 suspeitos mortos em favelas da cidade.

MARANHÃO APERTA O CERCO A CUNHA

   O deputado, e presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-AL) retirou de tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na segunda-feira (20) a consulta sobre votação em plenário da cassação do presidente afastado da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para muitos parlamentares, a consulta, pedida por Waldir assim que assumiu a presidência da Câmara, seria uma manobra pra evitar a cassação de Cunha. Com o pedido de retirada, o caso deixou de ser analisado. O parecer a favor da cassação foi aprovado pelo Conselho de Ética na semana anterior e aguarda defesa do parlamentar. Ainda não há data para a votação final no plenário da Câmara. Para que Cunha perca os direitos políticos, serão necessários 257 votos a favor do parecer. Caso não atinja esse número, o processo é arquivado e o peemedebista reassume a presidência. Em pronunciamento no dia seguinte, Cunha reafirmou que não renunciará ao cargo nem faria delação, mas reclamou ter o direito de defesa cerceado. Na quarta-feira, o STF abriu o segundo processo contra o deputado e decidiu que as acusações da mulher e filha de Cunha ficariam sob responsabilidade do juiz Sérgio Moro.

OPERAÇÃO PRENDE DONOS DE AVIÃO QUE MATOU EDUARDO CAMPOS...

   Batizada como "Turbulência", a operação da Polícia Federal aconteceu simultaneamente nas cidades de Goiânia e Recife, na terça-feira (21). Os agentes investigam o esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 600 milhões nos últimos seis anos. No esquema, contas bancárias eram usadas por empreiteiras para pagar propina e fazer caixa dois para políticos. Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 22 de condução coercitiva. Ainda segundo a PF, empresas de fachada eram criadas em nome de laranjas e faziam transações entre si para movimentar o dinheiro e abastecer campanhas. No Recife, foram presos os empresários João Calor Lyra Pessoa de Melo Filho, Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira. A Polícia chegou nos três ao verificar irregularidades nas contas das empresas envolvidas na compra do avião Cessna Citation, o mesmo que caiu em agosto de 2014, em Santos, matando o ex-governador, e então candidato a presidência, Eduardo Campos, e outras 6 pessoas. Os empresários deverão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa. Todos foram levados para a sede da PF na capital pernambucana.

...QUARTO PROCURADO É ACHADO MORTO EM MOTEL DE OLINDA

   O empresário Paulo César de Barros Morato (Foto), o quarto procurado na "Operação Turbulência", foi encontrado morto, na quarta-feira (22), em um motel na cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Segundo funcionários do estabelecimento, o homem, dono da empresa Câmara e Vasconcelos Locação e Terraplanagem, chegou ao local no dia anterior sozinho. Notando a demora e a falta de contato, o quarto foi invadido. Nele, a vítima foi encontrada morta. Próximo ao corpo foram encontrados remédios de hipertensão e diabetes. Exames mais detalhados, cujos resultados só serão divulgados na próxima semana, devem apontar as causas da morte. Contra a empresa, há indícios de que tenha recebido R$ 18,8 milhões em propinas, que seriam usados na campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco, em 2010. As primeiras investigações da Polícia Civil descartaram a possibilidade de homicídio.

PF PRENDE EX-MINISTRO DE LULA E DILMA

   Agentes da Polícia Federal cumpriram 11 mandados de prisão preventiva, 40 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva, na quinta-feira (23), durante a operação "Custo Brasil", desdobramento da "Lava Jato" que investiga o pagamento de propina em contratos de prestação de serviços de informática do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. A operação, a primeira concentrada no estado de São Paulo, foi chefiada pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, a Delecor, e aconteceu simultaneamente nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal. O inquérito que gerou a operação foi instaurado em dezembro de 2015, após o STF encaminhar a documentação apreendida na 18ª fase da "Lava Jato" para São Paulo. Entre os presos temporários está Paulo Bernardo, ex-ministro dos governos Lula (Planejamento) e Dilma Rousseff (Comunicação). Ele estava no apartamento funcional da esposa, a senadora Gleise Hoffmann (PT-PR), e foi levado para a sede da PF em São Paulo. Bernardo era responsável pela pasta alvo da investigação.

O POVO DECIDIU: REINO UNIDO ESTÁ FORA DA UNIÃO EUROPEIA

   O resultado final do plebiscito que decidiu o futuro do Reino Unido na União Europeia foi divulgado na manhã da sexta-feira (24). 51,9% dos britânicos optaram pela saída do país do bloco, enquanto 48,1% votaram a favor da permanência. Cerca de 30 milhões de eleitores foram às urnas, o que representa 71,8% de todo o eleitorado. A saída do Reino Unido da UE foi defendido pela Inglaterra e Gales. Por outro lado, Londres, Escócia e Irlanda do Norte pediam a manutenção do país. Após a decisão que tirou o país do bloco depois de 43 anos, o primeiro ministro britânico, David Cameron, sinalizou a futura renúncia do cargo. Os primeiros movimentos pessimistas na economia começaram após o anúncio do resultado. A Libra Esterlina, moeda local, caiu ao mais baixo patamar desde 1985, enquanto ações em toda a Europa tiveram queda. Os países que ficaram no bloco começaram imediatamente a busca por soluções que amenizem prejuízos com a saída do Reino Unido.

JOGADOR ACUSADO DE ESTUPRO É TRANSFERIDO NO PA

   Jobson (Foto), de 28 anos, foi transferido, no sábado (16), para o presídio de Marabá, após dois dias preso na carceragem de Conceição do Araguaia, no Pará. O atacante foi preso acusado de estuprar quatro adolescentes, sendo uma de 12, outra de 13 e duas de 14 anos. Uma quinta denúncia está sendo investigada. O inquérito policial contra o atleta foi instaurado após a jovem de 13 anos denunciar fotos íntimas suas circulando por redes sociais. Segundo ela, Jobson a teria aliciado e levado a sua chácara, no Tocantins, junto com outras jovens. Lá, teria oferecido bebidas alcoólicas e depois mantido relações sexuais com todas. O jogador não ofereceu resistência no momento da prisão. Ele já responde a outro processo por injúria, difamação e ameaça contra uma ex-cunhada. Jobson também está suspenso do esporte até 2019. A decisão foi tomada pela Fifa e vale mundialmente, após o jogador se negar a fazer exame antidoping, quando jogava na Arábia Saudita. Jobson deve permanecer preso até a audiência com a Justiça.

Fontes: Ig, Uol, Folha de São Paulo, El Pais Brasil.
Fotos: Fat Family (Divulgação / Agência O Globo); Paulo César de Barros Morato (Reprodução / Veja.com); Paulo Bernardo (Extraída do site "Boca Maldita"); Jobson (Sofia Miranda).

Comentários