OPINIÃO: WHATSAPP - ATÉ QUANDO VAMOS PAGAR PELA M*** DOS OUTROS

   Ahhh, se as coisas fossem sérias no Brasil! Se o nosso país fosse uma terra de gente correta! Se a nossa justiça fosse "Justiça" de fato! TUDO SERIA TÃO DIFERENTE. Pela segunda vez, em menos de seis meses, cerca de 100 milhões de usuários do aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp ficam impossibilitados de fazer uso da ferramenta. Na primeira vez, por cerca de 12 horas. Nesta nova intervenção da "justiça", a previsão é que sejam longas 72 horas. O motivo: Os administradores da ferramenta não disponibilizaram informações para uma investigação criminal. A situação chegou a tal ponto que até o presidente do Facebook (Que controla o App) na América Latina foi preso em março passado.
 
   Sempre vi a Justiça brasileira como a aquela velha anedota do "corno burro". O cara cujo a mulher o vive traindo com caras diferentes no sofá da sala e ele, pra resolver o problema, vende o sofá. O juiz Maciel Montalvão, de Sergipe, que determinou a interdição do serviço, vem sendo bombardeado por todos os lados. O pessoal do Sul o criticam e incitam outro crime, o do preconceito, com frases do tipo "Tinha que ser do Nordeste". Do outro lado, os proprietários do WhatsApp lamentam mais uma atitude arbitrária do magistrado, já que alegaram não terem as informações solicitadas. Não quero criticar a atitude do juiz, já que a tomou como base na solicitação da PF e com o endosso do Ministério Público, mas, o que questiono é: O povo novamente merece isso? No que essa proibição vai resolver um problema que é muito maior?
 
   O WhatsApp virou a melhor e mais barata forma de comunicação e não, não há só conversa fiada e troca de memes. Tem muita gente utilizando o aplicativo para trabalhar ou, em tempos de profundo desemprego, para buscar as remotas oportunidades de trabalho em contato com amigos e parentes. Ninguém pensou nisso? Vocês acham mesmo que os criminosos vão deixar de bolarem suas ações porque o "zap" parou de funcionar? Gente ruim vai fazer maldade sempre, independente do artifício. Se a justiça for confiscar todos os meios de comunicação para punir as empresas, que nada tem haver com o nosso desgoverno, daqui a pouco voltaremos a nos falar utilizando sinais de fumaça. TÁ FICANDO RUSSO O NEGÓCIO. 
 
   Por que o nobre juiz Montalvão não se movimenta de fato, chama suas parelhas em todo o Brasil e, pra dar uma ajudinha ao povo, começa a cobrar deste Congresso, que só se move pra votar impeachment (Com cada partido visando colocar um dos seus na cadeira, lógico), leis mais duras para bandidos? Penas que sejam cumpridas com rigor para que os marginais pensem pelo menos 2 milhões de vezes antes de fazer bobagem. Respondo: É menos trabalho pra ele bloquear apenas a comunicação se compararmos com o trabalhão que seria juntar outros magistrados, abrir o diálogo e fazer alguma coisa realmente útil para o país.  
 
   E a coisa? como fica? Dentro de 48 horas (Considerando o horário da publicação) o serviço volta ao normal. Mas quem garante que em mais algumas semanas o nobre juiz não faça a mesma coisa? O que nós temos haver com a incompetência do Congresso (Que não cria leis decentes ou atualiza esse Código Penal defasado há décadas) e da Justiça (Que dá um milhão de interpretações a uma lei, com dois pesos e duas medidas - Se é rico, solta, e se é pobre, prende - que a gente se acostumou a ver nos noticiários)? Continuaremos a ter nosso direito de comunicação cerceado pra sempre? Passando essa vergonha diante do mundo em pleno período de Olimpíadas, que traz gente do planeta inteiro? Como eu queria que alguém nos respondesse, mas, ninguém se manifesta. É MAIS FÁCIL PUNIR!!!
 
Foto: (Divulgação / WhatsApp)

Comentários