TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (3 a 9 de Abril)

VIOLÊNCIA EM CLÁSSICO TEM MORTO E DETIDOS EM SP

   Confrontos entre torcidas organizadas deixaram 1 morto e 27 detidos durante o "Clássico" entre Corinthians e Palmeiras, no domingo (3), em São Paulo. Foram registradas confusões e cenas de vandalismo nas regiões de São Miguel Paulista, Brás e Guarulhos. No confronto mais grave, uma pessoa foi baleada, na estação de metrô São Miguel Paulista, e não resistiu. Em outro ponto, 27 torcedores da "Gaviões da Fiel" foram presos, acusados de espancarem 3 torcedores palmeirenses. Todos foram encaminhados para a 23ª Delegacia de Polícia, em Pinheiros. Os policiais também apreenderam armas brancas, pedaços de pau e fogos de artificio em poder dos torcedores. Na partida válida pelo campeonato estadual, o Corinthians perdeu de 1 a 0 dos alviverdes.

ASSASSINO DE CARTUNISTA É MORTO EM GO

   Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu (Foto), foi morto durante uma briga, na manhã da segunda-feira (4), no Núcleo de Custódia, que fica em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital de Goiás. O crime aconteceu no horário do banho de sol. Na briga com outro detento, Cadu foi atingido por uma arma artesanal e não resistiu. O autor do  homicídio se apresentou a diretoria do Núcleo e alegou ter se defendido do ataque, iniciado pela vítima. Cadu ficou conhecido por ter confessado o assassinato do cartunista Glauco e do filho dele, em 12 de março de 2012. Por sofrer de esquizofrenia, ele foi liberado após um período de internação numa clínica psiquiátrica, ao ser considerado inimputável pela Justiça. Cadu voltou a ser preso por matar dois homens em assaltos cometidos em agosto de 2014. Ele foi condenado a 61 anos de prisão pelos crimes.

EXPLOSÃO EM PRÉDIO CAUSA MORTES NO RJ

   Cinco pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas, na terça-feira (5), após a explosão ocorrida em um edifício de cinco andares localizado em Fazenda Botafogo, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. A Defesa Civil da cidade, que chegou ao local minutos depois, acredita que um vazamento na tubulação da Companhia Estadual de Gás (CEG) tenha causado a explosão no primeiro andar do prédio, que fica em um conjunto habitacional. Os moradores já haviam reclamado do forte cheiro de gás, uma vistoria da CEG dias antes, porém, não constatou irregularidades. Apesar do impacto, o prédio não corre risco de desabamento, contudo, uma avaliação estrutural e reparos serão realizados. Enquanto isso, as 40 famílias que vivem no local serão instaladas em hotéis, que serão custeados pela prefeitura.

IMPEACHMENT RECEBE PARECER FAVORÁVEL NO DF

   O relator da Comissão de Impeachment da Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (PTB/GO - Foto), fez a leitura do parecer sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira (6), em Brasília. No documento, ele corroborou as acusações de crime de responsabilidade da chefe do executivo, como as "Pedaladas Fiscais", em que utilizou dinheiro de bancos para cobrir despesas do tesouro. O parecer, de quase 130 páginas, deverá ser votado no próximo dia 11. Caso haja aprovação de maioria dos 65 deputados que compõem a Comissão, o documento vai para votação no plenário da Câmara, provavelmente no dia 17.  O Grupo pró-impeachment, segundo levantamento da Consultoria Bites, já conta com 273 votos declarados de parlamentares. Caso 342 dos 513 deputados votem a favor, o texto segue para o Senado.

EMPRESÁRIO DEPÕES NO CONSELHO DE ÉTICA SOBRE CUNHA

   Leonardo Meirelles (Foto) foi ouvido, na quinta-feira (7), durante a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que investiga as acusações de que o presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) mantinha contas bancárias na Suíça e não as declarou ao Imposto de Renda, além de mentir sobre a existência delas na CPI da Petrobras. O empresário disse ter comprovantes de depósitos bancários, que totalizavam R$ 5,1 milhões, em sua conta no exterior que seriam depositados na conta do parlamentar. Ele também disse ter retirado o dinheiro e entregado em espécie ao doleiro Alberto Youssef, que faria o repasse para Cunha. Contudo, ele completou dizendo que não fez depósitos para o peemedebista e nem sabe se as contas realmente existem. O empresário era sócio de Youssef e cedia empresas para que o doleiro fizesse repasses para contas no exterior e depois para beneficiários de propina. A defesa de Eduardo Cunha não se manifestou sobre o depoimento.

CORPO DE ATOR É ENTERRADO EM SP

   Parentes e amigos se despediram, na sexta-feira (8), do ator Flávio Guarnieri (Foto - à esquerda), de 56 anos, morto um dia antes vítima de complicações de uma leucemia. Ele foi enterrado no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, em São Paulo. Filho do ator, já falecido, Gianfrancesco Guarnieri, Flávio fez carreira no teatro e na televisão. Seu último trabalho foi a peça "Irmãos e Irmãos". O ator morreu cinco dias após a morte de Tereza Rachel (Foto - à direita). A atriz, que tinha 82 anos, faleceu no dia 2 de abril, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas, em Copacabana, na zona sul do Rio, onde estava internada desde 30 de dezembro com um quadro agudo de obstrução intestinal. Nascida Terezinha Malka Bradwin Taiba de la Sierra, a atriz fez sucesso no cinema, teatro e tv. Teve como destaque a personagem "Rainha Valentina", da novela "Que Rei Sou Eu" (1989), da Rede Globo. Na mesma emissora fez sua última participação em novelas: Babilônia (2015).

TENTATIVA DE ASSALTO TERMINA EM ACIDENTE FATAL NO PR

   O acidente com um ônibus de turismo aconteceu na madrugada do sábado (9), no quilômetro 403 da BR-369, em Mamboré, no centro-oeste do Paraná. O veículo havia saído da cidade de Presidente Prudente com destino ao Paraguai, onde os passageiros fariam compras. Pessoas afirmaram terem ouvido tiros antes de o motorista perdeu o controle do ônibus, cruzar a pista e se chocar com uma árvore. A frente do veículo ficou totalmente destruída e 9 pessoas morreram no local, sendo cinco homens, incluindo o motorista, e 4 mulheres. Os feridos foram levados para hospitais da região. A 10ª vítima fatal morreu no hospital horas depois. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, cerca de 25 pessoas se feriram no acidente. Em outra verificação da PRF, se constatou que o ônibus não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para realizar viagens. O dono do veículo está entre os feridos e ainda não prestou depoimento, inclusive, para informar a quantidade de pessoas que viajavam no momento da tragédia. A Polícia trabalha com a hipótese de que o ônibus tenha sido alvo de assaltantes. O trecho da pista ficou interditado até o fim da manhã.  

Fontes: Uol, G1, Folha de São Paulo.
Fotos: Carlos Eduardo Sundfeld Nunes (Extraída do site "Jornal Opção"); Jovair Arantes (Valter Campanato / Agência Brasil); Leonardo Meirelles (Cedoc / RAC); Flávio Guarnieri e Tereza Rachel (Montagem / G News Blog).

Comentários