TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (24 a 30 de Abril)

BILLY PAUL PERDE LUTA CONTRA CÂNCER NOS EUA

   O cantor, que tinha 81 anos, morreu no domingo (24), em sua casa, na cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Billy Paul (Foto) havia sido diagnosticado com câncer no pâncreas e desde então lutava contra a doença, chegando a ser internado na semana anterior no Hospital da Universidade Temple. Ele começou a carreira ainda criança, tocando em rádios e clubes da cidade onde vivia. Lançou o primeiro dos 15 álbuns em 1968, aos 33 anos. Ganhou notoriedade na década seguinte pela voz, sempre interpretando canções românticas. Seu maior sucesso foi "Me and Mrs Jones, gravada em 1972. Entre os prêmios conquistados está o Grammy, maior prêmio da música mundial.

SENADO DEFINE NOMES DA COMISSÃO DE IMPEACHMENT

   A sessão que elegeu os 42 membros (21 senadores e 21 suplentes) da Comissão que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi aberta às 14h da segunda-feira (25), em Brasília. Antes da eleição, porém, senadores de partidos pró e contra afastamento discursaram no plenário. O pernambucano Humberto Costa (PT) se colocou contra ao processo por entender que não há crime que justifique o afastamento. Após as explanações, os nomes dos integrantes foram lidos: O PMDB, que tem a maior bancada, ficou com 5 vagas, seguido do Bloco de Oposição (PSDB/DEM e PV) e de Apoio ao Governo (PT e PDT), com 4, cada, Os Blocos Socialismo e Democracia (PSB/PPS/PC do B/Rede) e Democracia Progressista (PP/PSD) ficaram com 3 vagas cada um. Por fim, o Bloco Moderador (PTB/PR/PSC/PRB/PTC) teve 2 vagas. Um grupo de senadores pediu que o processo de Temer fosse analisado junto com o de Dilma. Temer também é alvo de pedido de afastamento por ter assinado decretos de suplementação orçamentária sem autorização do congresso. O pedido havia sido rejeitado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na terça-feira, Raimundo Lira (PMDB-PB) foi eleito presidente da comissão e Antônio Anastasia (PSDB-MG) o relator do processo. Na quinta-feira, os senadores ouviram os autores do pedido e no dia seguinte, a defesa da presidente.

LOBISTA CONFIRMA PAGAMENTO DE PROPINA A CUNHA

   Fernando Antônio Soares, conhecido como Fernando Baiano (Foto), prestou depoimento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, na terça-feira (26), em Brasília. Durante a sessão, à portas fechadas, iniciada às 14h30, o lobista confirmou o repasse de propina ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que responde processo de Quebra de Decoro Parlamentar. Baiano, que é um dos delatores da Operação "Lava Jato", porém, afirmou não saber da existência de contas do peemedebista na Suíça. Ele também disse ter entregue R$ 4 milhões, provenientes do esquema de corrupção da Petrobras, pessoalmente e em dinheiro vivo ao deputado. O advogado de defesa de Cunha protestou, alegando que o tema não era foco da pauta do Conselho, que só investiga a existência das contas bancárias. No mesmo dia, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), recebeu uma petição com 1,3 milhão de assinaturas pedindo  a cassação de Eduardo Cunha. O documento foi entregue por representantes da Avaaz.

ATOR UMBERTO MAGNANI MORRE NO RJ

   Dois dias após sofrer um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico, o ator Umberto Magnani (Foto), de 75 anos, morreu na quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. Ele se preparava para gravar cenas da novela "Velho Chico", atualmente no ar, nos estúdios da Rede Globo, quando passou mal. O ator foi socorrido para o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde passou por cirurgia no cérebro e ficou em coma profundo. Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo em 1941, no interior de São Paulo, Umberto começou a carreira em 1965, passando por teatro, cinema e televisão. Na TV, estreou na extinta Tupi, teve passagens pelo SBT, Record e Rede Globo, onde participou de novelas como "Páginas da Vida", 'Mulheres Apaixonadas" e a minissérie "Presença da Anita". O velório foi realizado na quinta-feira, no Teatro de Arena, em São Paulo. O enterro aconteceu na cidade natal de Magnani, no dia seguinte.

MENDES JÚNIOR É PRIMEIRA CONSTRUTORA PENALIZADA NA "LAVA JATO"

   O Diário-Oficial da União publicou, na quinta-feira (28), a decisão de tornar a Construtora Mendes Júnior "inidônea", com isso, o empresa fica proibida de fechar contratos com o poder público por dois anos. Ela é a primeira empresa alvo da operação "Lava Jato" a receber a punição, por não ter feito o acordo de leniência, em que cede informações sobre a investigação para amenizar a pena. O processo em questão tem haver com contratos da empresa firmados com a Petrobras para a construção de refinarias no Rio de Janeiro. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), a decisão de vetar a construtora em contratos públicos teve base nas informações obtidas na Justiça Federal, no Ministério Público, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e na Petrobras. A denúncia é que a Mendes Júnior agia coordenada com concorrentes para diminuir a competitividade nas licitações. Executivos da empresa foram denunciados na 7ª fase da "Lava Jato", em novembro de 2014.

MARKETEIRO E EMPRESÁRIO VIRAM RÉUS NA "LAVA JATO"

   As denúncias contra João Santana, a esposa dele, Mônica Moura, Marcelo Odebrecht e outras 14 pessoas foram aceitas, na sexta-feira (29), pelo juiz Sérgio Moro, transformando todos em réus da Operação "Lava Jato". Todos irão responder pelos crimes de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro em outros dois processos provenientes da operação que investiga o esquema de corrupção da Petrobras. Todas as ações foram originadas da 23ª fase da "Lava jato", em que foram encontrados indícios de que o marqueteiro do PT recebeu 3 milhões de dólares de offshores ligadas a Odebrecht. Em sua decisão, Moro afirmou que as acusações serão melhor discutidas durante o processo, mas que já existem indícios de autoria e materialidade, sobre os crimes, apontados pelo Ministério Público. Odebrecht já foi condenado a 19 anos e 4 meses em um processo e aguarda a fase de testemunhas do segundo.

DIA "D" VACINA CONTRA GRIPE EM TODO O BRASIL

   O ápice da campanha (Foto) realizada pelo Ministério da Saúde e as secretarias municipais e estaduais de saúde aconteceu em todos os estados do país, no sábado (30). A expectativa do Governo Federal é imunizar contra o vírus da gripe cerca de 50 milhões de pessoas até o dia 20 de maio. Grupos prioritários, conforme determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), estão recebendo as doses: Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, gestantes, profissionais da saúde e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis também podem ser vacinadas. Em algumas cidades da Bahia não houve a distribuição de doses. A campanha visa diminuir o número de internações e mortalidade por complicações da doença.

Fontes: Uol, G1, Yahoo.
Fotos: Billy Paul (AP Photo / Earl Gibson III); Fernando Baiano (Extraída do site "Brasil 247"); Umberto Magnani (Reprodução / Facebook "Velho Chico"); Campanha Dia D Contra Gripe (Divulgação / Ministério da Saúde).

Comentários