TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (17 a 23 de Abril)

CÂMARA APROVA E IMPEACHMENT VAI AO SENADO

   A sessão que votou o prosseguimento do impeachment da presidente Dilma Rousseff teve início às 14h do domingo (17), em Brasília. Antes da votação propriamente dita, os líderes dos 25 partidos da Câmara fizeram pronunciamentos. Com a presença de 511 parlamentares (2 se ausentaram por problemas de saúde), os votos foram sendo tomados por volta das 18h. Seis horas depois, eram 367 votos a favor, 140 contra e 7 abstenções. Milhares de pessoas reunidas em todas as capitais comemoraram a decisão. A sessão foi encerrada em torno da meia-noite. O voto que completou o mínimo necessário para aprovação foi do pernambucano Bruno Araújo (PSDB). Após a aprovação, o parecer foi enviado para o Senado, no dia seguinte, que ficará a cargo da segunda e mais complexa fase do rito. Uma comissão de 42 pessoas (entre senadores e suplentes) será criada para analisar e votar a acusação. Após isso, será feito um relatório que será votado pelos 81 senadores. Caso consiga uma maioria simples (Metade mais um) de votos a favor, Dilma será afastada para investigação. Se o quórum mínimo de votos não for batido, o processo será arquivado.

NÚMERO DE MORTOS PASSAM DE TREZENTOS NO EQUADOR

   O Ministério de Segurança do país atualizou, na segunda-feira (18), o número de mortos vítimas do terremoto que atingiu, na noite do sábado, seis províncias da costa equatoriana. Segundo os novos números, mais de 350 pessoas perderam a vida e outras 2 mil ficaram feridas. O tremor de 7.8 graus de magnitude na Escala Richter (Que vai de 0 a 10), que durou pouco menos de 1 minuto, destruiu prédios, causou alerta de Tsunami e deixou regiões sem energia elétrica. O presidente do Equador Rafael Correa, que estava em viagem na Itália, retornou ao país no domingo e esteve nos locais atingidos. A ajuda começou a chegar às cidades horas depois. Tendo como epicentro a cidade de Manabí, a 300 quilômetros da capital, Quito, o terremoto é o mais forte já registrado no país desde 1979. Outras 135 réplicas seguiram o principal abalo. Ele também foi sentido no sul do Peru e da Colômbia, mas sem informações de vítimas.

ALIADOS DE CUNHA TENTAM MANOBRA NO CONSELHO DE ÉTICA

   Por meio de nota enviada a imprensa na terça-feira (19), o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo, negou que o processo de quebra de decoro parlamentar contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) terá limitações. A resposta foi dada horas depois da decisão tomada pelo vice-presidente do Conselho, e aliado de Cunha, Waldir Maranhão (PP/MA), que definiu que a apuração ficaria restrita a suspeita de que o deputado teria contas no exterior e mentiu sobre elas na CPI da Petrobras, excluindo assim, a denúncia de que ele recebera vantagens indevidas no esquema da estatal. Na fase atual da investigação, o relator Marcos Rogério solicitou ao Ministério Público e ao STF o compartilhamento dos processos envolvendo o parlamentar. O relator afirmou que a decisão foi mais uma manobra para arquivar o processo ou abrandar a punição. Opositores de Cunha, como líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (SP) e o deputado Zé Geraldo (PT-PA) afirmaram que irão recorrer da decisão.

IBGE: TAXA DE DESEMPREGO PASSA DE 10% NO BRASIL

   Dados divulgados na quarta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a taxa de desemprego aumentou no trimestre encerrado em fevereiro: 10,2%. É a primeira vez, desde o início do levantamento, em 2012, que a taxa atinge o patamar de dois dígitos. O balanço anterior, considerando os meses de setembro, outubro e novembro de 2015, foi de 9%. O resultado surpreendeu os economistas, que esperavam uma taxa de pelo menos 10,1%. A renda média do trabalhador também caiu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os estudos foram realizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) e é o mais abrangente sobre as condições do mercado de trabalho no país. O Brasil tem 10,37 milhões de desempregados, 2,97 milhões a mais que há um ano. Na sexta-feira, o Ministério do Trabalho divulgou que 1,85 milhões de postos de emprego foram fechados no Brasil, sendo 118 mil só em março. O resultado é o pior em 25 anos.

CANTOR PRINCE MORRE AOS 57 ANOS NOS EUA

   O artista norte-americano foi encontrado sem vida no elevador de sua mansão, na quinta-feira (21), em Minnesota, nos Estados Unidos. Prince Rogers Nelson (Foto) tinha 57 anos e se tornou um dos mais lendários nomes da música mundial, principalmente pelo estilo excêntrico com que se apresentava. Ele já havia sido hospitalizado uma semana antes, quando sua aeronave teve de fazer um pouso de emergência para que fosse socorrido, na volta de um show de sua atual turnê. Apesar da equipe do cantor relatar ter se tratado de uma gripe, sites de celebridades creditaram a internação como fruto de uma overdose. A morte comoveu fãs no mundo inteiro. Durante a carreira, Prince lançou 39 discos, vendendo mais de 100 milhões de cópias. Ganhou 7 Grammys e 1 Oscar, pela música título do filme "Purple Rain", de 1984. Seu último disco "HIT'nRUN" foi lançado em dezembro de 2015. O cantor foi casado por duas vezes e teve um filho, que morreu após o nascimento, em 1996. A autópsia foi realizada na sexta-feira e o resultado deve sair em algumas semanas.

DILMA DISCURSA NA ONU MAS NÃO FALA SOBRE IMPEACHMENT

   Ao contrário das expectativas da oposição, a presidente Dilma Rousseff (Foto) não mencionou sobre seu processo de impeachment na cerimônia de assinatura do "Acordo de Paris", na sexta-feira (22), na sede da Organização das Nações Unidas - ONU - em Nova York. O encontro contou com representantes de 195 países e visa criar mecanismos para evitar o aquecimento global. Dilma falou dos esforços que tomará para cumprir o acordo. Ela também comentou as dificuldades que o país está vivendo sem, porém, mencionar o processo de afastamento que enfrenta. O fato de não mencionar foi elogiado por governistas e opositores, que acreditavam que a menção de um possível golpe mancharia ainda mais a imagem do Brasil diante das outras nações. Durante a viagem, o vice-presidente Michel Temer assumiu interinamente o país.

SEGUNDA VÍTIMA DE QUEDA DE CICLOVIA É ENTERRADA NO RJ

   O corpo de Ronaldo Severino da Silva, de 60 anos, foi enterrado na manhã do sábado (23), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele foi a segunda vítima encontrada após a queda de uma ciclovia atingida por ondas na Avenida Niemeyer, na quinta-feira. Cerca de 20 metros da estrutura não aguentou a força das ondas do mar, que estava em ressaca, e caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros. A obra, batizada com o nome do cantor Tim Maia, foi entregue há três meses e era frequentada por ciclistas e corredores. O engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque, de 54 anos, foi o primeiro resgatado e teve o corpo cremado na sexta-feira. Uma terceira pessoa segue sendo procurada por homens do Corpo de Bombeiros. As equipes usam helicópteros, barcos e um drone para vasculhar a área. A Prefeitura do Rio cobrou explicações da empresa responsável pela obra.

Fontes: Uol, G1, Folha de São Paulo, Extra.
Fotos: Prince (Divulgação); Dilma Rousseff (Mary Altaffer / AP).

Comentários