TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (10 a 16 de Abril)

EXPLOSÃO EM TEMPLO MATA MAIS DE CEM NA ÍNDIA

   O incêndio em um templo hindu, no domingo (10), deixou mais de 100 mortos e cerca de 300 feridos, em Kollam, na Índia. As chamas tiveram início durante a queima de fogos em comemoração ao ano novo hindu. Faíscas atingiram os fogos que estavam dentro do templo e causaram a explosão. Os bombeiros e forças de segurança levaram horas para controlar as chamas. Segundo as autoridades do estado de Kerala, os responsáveis pelo templo não tinham autorização para utilizar fogos de artifício no local. Eles ignoraram os alertas. O primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, classificou o episódio como "doloroso" e "assustador". A declaração foi dada em uma rede social.

COMISSÃO APROVA PARECER SOBRE IMPEACHMENT NO DF

   Os 65 componentes da Comissão que analisa o processo de afastamento de Dilma Rousseff se reuniu para votar o parecer do relator Jovair Arantes, na segunda-feira (11), em Brasília. Os parlamentares ouviram a defesa da presidente, feita pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. O ex-ministro da Justiça disse que o relatório tinha contradições e equívocos conceituais, além de conter "desejo político". Ele reforçou que não há provas de crime, logo, em caso de dúvida, o processo deveria ser encerrado. Em seguida, houve debate e a votação teve início. Por 38 votos a 27, o parecer foi aprovado pela comissão, após 9 horas de uma sessão tensa entre grupos pró e contra o impeachment. O documento foi lido no plenário da Câmara no dia seguinte e publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira. Ainda na segunda-feira, uma gravação do vice-presidente vazou para a imprensa e colocou mais "lenha na fogueira". No áudio, Michel Temer discursava como se o impeachment já tivesse ocorrido. A base governista o acusou de articular o golpe e classificou como "golpista".

EX-SENADOR É PRESO EM MAIS UMA ETAPA DA "LAVA JATO"

   Denominada "Vitória de Pirra", a 28ª fase da Operação "Lava Jato", que apura a prática de crimes de concussão, corrupção ativa, associação e lavagem de dinheiro no escândalo da Petrobras, prendeu o ex-senador Gim Argello (PTB/DF - Foto), na terça-feira (12). Ele havia sido citado na delação premiada do senador Delcídio Amaral e acusado de cobrar propina de empreiteiras para não convocar executivos para a CPI Mista da estatal, da qual era vice-presidente, em 2014. Durante a ação, os agentes da Polícia Federal cumpriram 21 mandados judiciais, sendo 14 de busca e apreensão, 4 de condução coercitiva (para depoimentos), 2 de prisão temporária de 5 dias e a prisão preventiva de Argello. As diligências ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Taguatinga (Região administrativa do Distrito Federal). Em delação, o dono da Construtora UTC afirmou que o ex-senador o orientou a dividir a propina de R$ 5 milhões pelos partidos DEM, PR, PMN e PTB. Argello negou as acusações, mas foi levado para a Superintendência da PF, em Curitiba. 

JUSTIÇA DERRUBA LIMINAR QUE SUSPENDIA MINISTRO

   A liminar que suspendeu a nomeação de Eugênio Aragão como Ministro da Justiça foi derrubada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Cândido Ribeiro, na quarta-feira (13). O recurso havia sido impetrado pela Advocacia-Geral da União e visava barrar a suspensão do ministro, feita pela juíza Luciana Raquel Tolentino de Moura, de Brasília, na terça-feira. Em seu despacho, Ribeiro diz que não se pode deixar um Ministério de extrema importância para a segurança do país vazio. A decisão da suspensão foi embasada no argumento de que a Constituição proíbe que membros do Ministério Público Federal exerçam outros cargos públicos. A exceção é para o cargo de professor. O MFP havia autorizado o afastamento de Aragão para assumir o Ministério, pelo fato de ele ter entrado no órgão antes de 1988, ano em que o acúmulo de função pública foi proibido. Para a juíza, ele só poderia assumir a pasta após se desvincular do MP. O STF ainda irá analisar o caso de Aragão, porém, ainda não há data para o julgamento. A ministra Carmen Lúcia será a relatora do processo.

SORTEIO DEFINE ADVERSÁRIOS DO BRASIL NO FUTEBOL DA RIO-2016

   O sorteio dos grupos nas modalidades feminina e masculina do futebol nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem de 4 a 20 de agosto, aconteceu na quinta-feira (14), no Maracanã (Foto). O evento foi aberto com discurso do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman. No futebol feminino, que contará com 28 seleções divididas em sete grupos de 4, o Brasil ficou no Grupo E, junto com China, Suécia e África do Sul. Na modalidade masculina, a Seleção Brasileira encabeça a chave A, que também conta com África do Sul, Iraque e Dinamarca. Na primeira fase, o Brasil estreia contra os africanos no Mané Garrincha, em Brasília, no dia 4 de agosto, às 16h, três dias depois pega o Iraque, também em Brasília, às 22h, e encerra a etapa contra a Dinamarca, no dia 10 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 22h. 

COMEÇA A DISCUSSÃO SOBRE IMPEACHMENT NA CAMARA DOS DEPUTADOS

   O primeiro dia de debates sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff aconteceu na sexta-feira (15). A sessão teve início às 9h, com discurso de defesa do governo, feito pelo Advogado-Geral da União, Luiz Eduardo Cardozo. Ele falou que a abertura do processo foi uma retaliação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em seguida, Miguel Reale Jr, um dos autores da denúncia, afirmou que o processo não se trata de "golpe" e, ironizando, falou que "golpe era esconder que o país estava quebrado". Também houve discurso das lideranças de cada partido e de cerca de 250 parlamentares, que se inscreveram previamente, no plenário. Em 11 estados, foram registrados protestos contra o processo. Em Pernambuco, houve protesto na Região Metropolitana do Recife e no Sertão. Dilma Rousseff chegou a gravar um pronunciamento em que se defendeu das acusações, mas cancelou a exibição momentos antes de ser levado ao ar.

CHUVAS DEIXAM RUAS ALAGADAS NO RECIFE


   A manhã do sábado (16) foi de transtornos em alguns bairros do Grande Recife, em Pernambuco. As chuvas, que tiveram início na noite anterior, causaram alagamentos em ruas e deslizamentos de terra em cidades vizinhas, como Olinda, São Lourenço da Mata e Abreu e Lima. Segundo a Defesa Civil do Recife, foram registradas 177 ocorrências e alagamentos nas principais vias da cidade. Cinco árvores caíram e causaram transtornos em várias ruas. Por causa da chuva, 22 famílias ficaram desabrigadas e receberam itens como colchões e cestas básicas. Outras 690 foram instruídas a deixarem as casas, enquanto houver risco de novos deslizamentos, e irem para residências de familiares. Segundo a Prefeitura do Recife, o volume de água que caiu na cidade em 12 horas era o esperado para 12 dias. Com a estimativa de mais chuvas, órgãos estão de prontidão em caso de novas ocorrências. 

Fontes: Terra, G1, Uol, Globo Esporte, Folha de São Paulo.
Fotos: Gim Argello (Extraída do site "Renovadores UDF"); Sorteio das Chaves do Futebol nas Olimpíadas 2016 (Twitter / Rio-2016).

Comentários