TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (31 de Janeiro a 6 de Fevereiro)

BOKO HARAM PROMOVE MAIS UM MASSACRE NA NIGÉRIA
 
   Segundo o coordenador da Agência Nacional de Gestão de Emergências da Nigéria, Mohammed Kanar, 86 corpos foram retirados, no domingo (31), na aldeia Dalori, a 5 km de Maiduguri, no nordeste da Nigéria. O atentado, orquestrado pelo grupo extremista "Boko Haram", deixou outras 62 pessoas com queimaduras, devido aos incêndios promovidos nas cabanas da região. Entre os mortos, estavam crianças que foram queimadas vivas. Durante aproximadamente quatro horas, os habitantes do local tiveram as casas incendiadas, ficaram no meio de tiroteio e foram vítimas de três mulheres-bomba. Além da aldeia, dois campos próximos abrigam cerca de 25 mil refugiados.
 
OMS DECLARA ALERTA DE EMERGÊNCIA DEVIDO AO ZIKA NA SUÍÇA
 
   E uma coletiva realizada em Genebra, na segunda-feira (1),  a Comissão de Emergências da Organização das Nações Unidas, a ONU, declarou o Zika Vírus como uma emergência de saúde pública com importância internacional. O anúncio foi feito pela diretora geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan (Foto). A ligação do vírus com a incidência de microcefalia em bebês de mulheres infectadas, a possível associação com a síndrome de Guillain-Barré (Doença que afeta o sistema neurológico) e, principalmente, o avanço da doença, que já está presente em 24 países da América do Sul, fizeram a Comissão criar uma estratégia para combater o mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue e da febre Chikungunya. O pedido da Comissão é que pessoas evitem viajar para locais com grande incidência de infecção, como o Brasil. Em outras duas situações, a OMS decretou alerta de emergência: Em 2009, por conta da Gripe A, e em 2014, devido ao surto de Ebola na África.
 
SOB APLAUSOS E VAIAS, DILMA FALA AO CONGRESSO
 
   O ano legislativo do Congresso Brasileiro teve início, na terça-feira (2), com a visita da presidente Dilma Rousseff (Foto). Ela foi recebida pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Em seu discurso no plenário, de aproximadamente 40 minutos, a presidente pediu apoio das casas com relação a votações importantes, como a da reforma na Previdência Social, que visa dar sustentabilidade ao mecanismo mesmo com o envelhecimento da população. Ao falar sobre a criação de uma nova CPMF, Dilma foi vaiada por parlamentares contrários. Eduardo Cunha também discursou e prometeu analisar todas as propostas do executivo, porém, pontuou que aumento de impostos no momentos é inviável. A presidente pediu esforços de todos para retomar o crescimento.
 
PARALISAÇÕES CAUSAM TUMULTOS EM AEROPORTOS PELO BRASIL
 
   Uma paralisação nas atividades de trabalhadores do setor aéreo, entre 6h e 8h da quarta-feira (3), causou atrasos e cancelamentos de voos em todo o Brasil. Aeroviários (administrativo) e Aeronautas (pilotos e comissários) pedem reajuste nos salários de 11%, porém, as empresas querem pagar em duas vezes, 5,5% em fevereiro e 5,5% em junho, sem abranger o retroativo à data base da categoria: 1º de dezembro. Após a paralisação, as empresas prometeram prestar assistência aos passageiros que passaram por contratempos. Em Pernambuco, o Aeroporto Internacional dos Guararapes, registrou quatro voos de partida atrasados e seis de chegada cancelados. A Infraero contabilizou 396 voos atrasados e 186 cancelados. O Sindicato Nacional dos Aeroviários estimou a aderência de 70% dos profissionais a paralisação, que pode se repetir caso as partes não cheguem a um acordo.

SEGUNDO MANDATO DE DILMA NA BERLINDA

   O Tribunal Superior Eleitoral notificou, na quinta-feira (4), a presidente Dilma Rousseff sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, a Aime. O processo, que corre em segredo de justiça, foi pedido pelo PSDB por possíveis irregularidades na campanha eleitoral de 2014. A ação foi aberta logo após o pleito presidencial em que Dilma foi reeleita, foi paralisado em 2015 e reaberto por indícios de irregularidades. O vice presidente, Michel Temer, já havia sido notificado dois dias antes pelo TSE. Ambos têm sete dias para apresentar a defesa das acusações. O PT é acusado de abuso de poder econômico e fraude, com gastos superiores aos informados, entre outros problemas. Outras três ações pedindo a cassação de Rousseff correm na justiça. Após o prazo de defesa, acontece a fase de interrogatórios. As conclusões serão julgadas no plenário do TSE, o que pode acontecer ainda no primeiro semestre.

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO NA SAMARCO EM MG

   Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais, na sexta-feira (5), apreendeu documentos e computadores na sede e nos escritórios da Mineradora Samarco, responsável pela barragem de fundão, que se rompeu em 5 de novembro matando 17 pessoas e deixando outras 2 desaparecidas. As diligências aconteceram em Belo Horizonte e em Mariana. As investigações, a cargo do delegado Rodrigo Bustamante, buscam checar a troca de e-mails entre diretores da mineradora, de propriedade da estatal Vale e da anglo-australiana BHP Billiton. Documentos recém divulgados, provenientes de um despacho da Polícia Federal, apontam que a Samarco ampliou a barragem acima do limite anual. O desastre provocado pelo rompimento causou um prejuízo de R$ 1,2 bilhão e atingiu 35 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A Samarco afirmou estar colaborando com as investigações. Segundo Bustamante, já existem elementos suficientes para responsabilizar os diretores da Samarco pela tragédia e indiciá-los por suspeita de homicídio.

CARNAVAL LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS

   O primeiro dia da festa mais popular do Brasil levou milhões de pessoas às ruas, no sábado (6), em várias capitais do país. Em São Paulo, aconteceu o primeiro dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Milhares de pessoas passaram pelo Sambódromo do Anhembi. No Rio de Janeiro, como é tradição desde 1918, as ruas da capital foram tomadas pelo "Cordão da Bola Preta", um dos blocos mais populares do país. A estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas tenham acompanhado o desfile. Na Bahia, trios elétricos invadiram os circuitos Campo Grande e Barra/Ondina. Este ano, alguns trios desfilaram sem cordão de segurança, ou seja, sem a obrigação da compra de abadás para a participação. Pro fim, o "Galo da Madrugada" arrastou uma multidão para a região central do Recife. O 39º desfile da agremiação homenageou o cantor Chico Science, criador do movimento "Manguebeat" e morto em fevereiro de 1997. Além do bloco, mais de 60 polos foram espalhados pela cidade com shows de nomes regionais e nacionais.

Fontes: Extra, El País, Folha de São Paulo, G1, Uol.
Fotos: Margaret Chan (Fabrice Coffrini / AFP); Dilma Rousseff (Câmara dos Deputados).

Comentários