TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (24 a 30 de Janeiro)

CORPOS DE NAUFRÁGIO EM LANCHA VOLTAM PARA COSTA RICA

      Três aviões deixaram a Nicarágua, no domingo (24), transportando nove corpos de vítimas do naufrágio de um lancha, ocorrido na noite anterior, na costa do país. As aeronaves partiram do Aeroporto Internacional Augusto C. Sandino, em Manágua, com destino a San José, na Costa Rica, cidade de origem dos mortos. Os sobreviventes costa-riquenhos também deixaram o país horas antes. 37 pessoas estavam na embarcação no momento do naufrágio e 24 foram resgatadas com vida. Outros quatro corpos foram retirados do mar posteriormente. Entre os tripulantes do navio haviam três nicaraguenses, dois britânicos, dois norte-americanos e a brasileira Dulce Blank, que não se feriu. O capitão da embarcação foi preso por ser considerado culpado pelo acidente, já que ignorou as recomendações das autoridades locais sobre as condições climáticas da região. Os ventos fortes contribuíram para a tragédia.

GOVERNADOR E PREFEITO SÃO HOSTILIZADOS EM COMEMORAÇÃO DE SP

   Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) foram alvos de protestos, na segunda-feira (25), ao deixarem a Catedral da Sé, no centro de São Paulo, após a missa de comemoração dos 462 anos da cidade. Cerca de 20 integrantes do "Movimento Passe Livre", que protesta contra o recente reajuste no transporte público, cercaram os dois e os hostilizaram. No caso de Haddad, o prefeito quase foi atingido por uma garrafa plástica. O governador tentou fugir dos manifestantes saindo por trás da igreja. A estratégia, porém, não deu certo. Desde o anúncio do reajuste nas tarifas, o MPL já promoveu cinco grandes atos na cidade pedindo o recuo na decisão.

JUSTIÇA CANCELA REAJUSTE NAS TARIFAS DE ÔNIBUS NO RECIFE

   O juiz José Macelon Luiz e Silva, do 4º Juizado Especial da Fazenda Pública, aceitou o processo impetrado pelo estudante Márcio José da Silva Moraes e decidiu, na terça-feira (26), pelo cancelamento do reajuste de 14,42% nas tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A decisão, em caráter liminar, foi enviada para o Governo de Pernambuco, que não cumpriu a determinação de alterar as tarifas para os valores anteriores ao reajuste: R$ 2,45 para o anel A e R$ 3,35 para o anel B. Através da Procuradoria Geral do Estado, um documento pedindo o cancelamento da decisão foi enviado ao TJPE. Ele deve ser analisado nos próximos dias. Os valores estão em vigor desde o dia 18 de janeiro.

PF REALIZA MAIS UMA FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO EM SP

   Batizada como "Triplo X", a 22ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada, na quarta-feira (27), pela Polícia Federal nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e Joaçaba, este último em Santa Catarina. Na ação, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, dois de condução coercitiva (Detenção para depoimentos) e 15 de busca e apreensão. Nesta etapa, a PF investiga se a empreiteira OAS lavou dinheiro através de negócios imobiliários para beneficiar  o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso desde abril do ano passado. Há a suspeita de que um condomínio na Praia de Astúrias, no Guarujá, tenha sido usado para lavar dinheiro. Os presos e detidos foram levados para a Superintendência da PF em Curitiba, no Paraná.

EXPLOSÃO EM CERVEJARIA DEIXA MORTOS EM SP

   O acidente aconteceu em uma caldeira na fábrica da cervejaria Heineken, localizada na cidade de Jacareí, em São Paulo, na manhã da quinta-feira (28). Duas pessoas morreram na hora e três ficaram feridas. Uma delas, Rodrigo Silva Azevedo, de 30 anos, teve 80% do corpo queimado. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal São José dos Campos, passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu na tarde da sexta-feira, aumentando o número de mortos para 3. O Corpo de Bombeiros fez o resgate das vítimas e as socorreu para hospitais da região. Um laudo com o resultado da perícia científica realizada pelo Ministério do Trabalho de ser concluído em 30 dias e apontará as causas do acidente. A Heineken lamentou o ocorrido e diz que apoiará as famílias das vítimas.

CHUVA E VENTANIA CAUSAM ESTRAGOS NO RECIFE

   Um temporal com fortes ventos atingiu a cidade do Recife, na tarde da sexta-feira (29), levando caos a população. O fenômeno climático raro na região, com ventos de até 80 km/h, causou a queda de 173 árvores, uma delas atingiu um ciclista por volta das 16h, no bairro do Espinheiro, na zona norte da cidade. Ele ainda foi socorrido, mas acabou morrendo no Hospital da Restauração, na região central de Recife. O vendaval destelhou casas e derrubou postes, deixando bairros inteiros sem energia por até 15 horas. Em algumas localidades, semáforos ficaram desligados e causaram transtornos no trânsito local. Três voos foram desviados do Aeroporto Internacional dos Guararapes. O mesmo fenômeno atingiu o Rio Grande do Sul horas depois. Ventos de até 120 km/h causaram a queda de cerca de 300 árvores e deixaram mais de 100 feridos.

TIROTEIO DEIXA UM MORTO EM EVENTO NOS EUA

   Um show de motocicletas no Coliseu de Denver, na capital do estado do Colorado, terminou com um morto e várias pessoas feridas, na tarde do sábado (30), nos Estados Unidos. Um tiroteio, creditado a gangues rivais de motoqueiros por uma testemunha, teve início durante uma apresentação de motos no pavilhão de exposições com capacidade para 10 mil pessoas. Os feridos foram levados para hospitais da região. A porta-voz da polícia local, Raquel Lopez, não precisou o número de vítimas na confusão.

Fontes: EBC, G1, Rádio Jornal, Folha de São Paulo, Terra.

Comentários