TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (8 a 14 de Novembro)

BELFORT VENCE AMERICANO NO UFC EM SP

   Principal confronto dos 13 que compuseram a edição do UFC Fight Night, em São Paulo, a luta entre o Vitor Belfort e Dan Henderson (Foto) terminou aos dois minutos e sete segundos do primeiro round, com a vitória do brasileiro, na madrugada do domingo (8). Após acertar um chute no norte-americano, Belfort iniciou uma sequência de socos que encerrou a luta. Outros brasileiros também levaram a melhor no card principal, composto por 6 embates: Glover Teixeira venceu Patrick Cummins, Thomas Almeida bateu Anthonny Birchak e Alex Cowboy derrotou Piotr Hallman. Todos venceram por nocaute.

PROTESTOS DE CAMINHONEIROS ATINGEM QUATORZE ESTADOS

   Vários grupos de profissionais realizaram paralisações, na segunda-feira (9), em 14 estados do país. Os caminhoneiros protestaram contra as ações do Governo Dilma Rousseff que aumentaram os impostos e o valor do combustível, além de pedirem reajuste no valor do frete. Rodovias ficaram paradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Goiás, Tocantins, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco. Os caminhoneiros foram convocados pelo Comando Nacional de Transportes e se declaram independentes de sindicatos. Em Pernambuco, a rodovia BR-407, em Petrolina, foi o palco das manifestações.

JORNALISTA MORRE VÍTIMA DE CÂNCER NO RJ

   Sandra Moreyra (Foto), de 61 anos, perdeu a batalha para um câncer no mediastino, na terça-feira (10), após quatro dias de internação no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O terceiro tumor foi diagnosticado há poucos meses, os dois primeiros foram descobertos na região do esôfago e tratados entre os anos de 2008 e 2014. Proveniente de uma família vinda da comunicação: Neta do escritor Álvaro Moreyra, membro da Academia Brasileira de Letras, e filha do cronista esportivo Sandro Moreyra, Sandra se formou jornalista em 1976, passou por vários veículos de comunicação até chegar a Tv Globo, em 1984. Cobriu grandes acontecimentos, como a morte de Tancredo Neves, O lançamento do Plano Cruzado e a Invasão da Polícia ao Complexo do Alemão, mais recentemente. Além disso, dirigiu o documentário “70”, sobre 70 presos políticos exilados no Chile durante o período ditatorial no Brasil. O velório aconteceu no Cemitério Memorial do Carmo, também no Rio de Janeiro.

PSDB DESFAZ ALIANÇA COM EDUARDO CUNHA NA CÂMARA

   A bancada do Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, anunciou que é a favor do afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (11). O posicionamento contra o parlamentar se deu pelo fato dos tucanos considerarem a defesa dele com relação à existência de contas bancárias em bancos suíços “insuficiente” diante das provas existentes. Outros partidos da oposição, como DEM e PPS já tinha se mostrado favoráveis ao afastamento. O PSOL e a Rede Sustentabilidade já haviam protocolado, em outubro, o pedido de cassação de Cunha, que ainda deve se defender da acusação de quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética. Segundo o líder do partido Câmara, Carlos Sampaio, a decisão no partido foi unânime. O PSDB ainda articula a abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

MINERADORA SERÁ MULTADA POR TRAGÉDIA EM MG

   Durante visita a região devastada pelo rompimento de duas barragens com água e detritos de mineração na cidade de Mariana, a presidente Dilma Rousseff (Foto) anunciou, na quinta-feira (12), que a mineradora Samarco, proprietária dos depósitos, será multada em até R$ 250 milhões pelos danos causados as cidades. O valor é preliminar e poderá aumentar caso o Governo Federal peça ressarcimento pela reconstrução das cidades destruídas. Segundo a presidente, a empresa, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, descumpriu legislações e deverá pagar pelo erro. Em uma semana, a lama já atingiu cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, que decretaram estado de calamidade pública, deixando 7 pessoas mortas, 19 desaparecidas e mais de 600 desalojadas. Notícias de que uma terceira barragem estaria prestes a se romper foram levantadas, mas negadas logo depois pela Polícia.

SOBE NÚMERO DE ESCOLAS TOMADAS POR ALUNOS EM SP

   Manifestantes ocuparam, na sexta-feira (13), as dependências das escolas Pio Telles e Dona Ana Rosa de Araújo, ambas localizadas na zona oeste de São Paulo. Eles protestam contra a decisão do governo estadual de fechar 94 estabelecimentos, dentro do “Programa de Reestruturação do Sistema Educacional de Ensino”. As movimentações de ocupação começaram no dia 9 de novembro e já atingiram 10 escolas. Uma reunião de conciliação foi realizada no prédio da 5ª Vara da Fazenda Pública. Em alguns prédios, juízes já emitiram intimação para reintegração, mas os manifestantes não cumpriram. A principal preocupação dos estudantes, familiares e docentes, é que o fechamento das escolas acarretará em problemas de deslocamento, já que muitos moram próximos as escolas. Eles também se queixam que a decisão foi tomada sem um diálogo com os estudantes.

"ESTADO ISLÂMICO" ASSUME SÉRIE DE ATAQUES A FRANÇA

   O grupo jihadista confirmou, no sábado (14), através de nota na internet, que os cinco ataques realizados em Paris foram cuidadosamente estudados por eles. No total, oito membros do EI estiveram envolvidos nos ataques que mataram 127 pessoas na noite de sexta-feira, sete deles com explosivos presos aos próprios corpos por coletes. Na mensagem, o representante do grupo alertou que é "só o começo de uma tempestade" e que a França, que eles classificam como a "capital da abominação e da perversão", continua sendo o principal alvo do Estado Islâmico. O atentado mais violento aconteceu na casa de espetáculos Bataclan, onde mais de 100 pessoas perderam a vida. Presente no Stade de France, onde acontecia um jogo entre França e Alemanha, o presidente do país, François Hollande, foi retirado às pressas. Ele afirmou que a resposta ao grupo terrorista será "implacável". Em todo o mundo, milhões de pessoas lamentaram os atentados.

Fontes: Ig, G1, R7, Folha de São Paulo, Uol.
Fotos: Vitor Belfort e Dan Henderson (Divulgação / UFC); Sandra Moreyra (Extraída do site “Folha do ES”); Dilma Rousseff (Leonardo Morais / Hoje em Dia).

Comentários