TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (15 a 21 de Novembro)

EUA E FRANÇA ATACAM ESTADO ISLÂMICO NA SÍRIA

   A represália pelos atentados que mataram 129 pessoas e deixaram 350 feridos na França teve início no domingo (15), em Raqqa, na Síria. Caças franceses lançaram cerca de 20 bombas em direção a redutos do grupo jihadista “Estado Islâmico”. A ofensiva, orquestrada junto com forças norte-americanas, destruiu 116 caminhões-tanques que transportavam petróleo, principal produto comercializado pelos terroristas. Em nota, o “EI” afirmou que os locais atingidos, centros de comando, de recrutamento e depósitos de armamento, estavam vazios. Depois dos atentados, operações em todo o território francês detiveram mais de 100 pessoas. Segundo as autoridades francesas, o mentor dos ataques seria o belga de origem marroquina Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos. A Rússia também passou a atacar o grupo dias depois.

OPERAÇÃO “LAVA JATO” CHEGA A VIGÉSIMA FASE

   Batizada como “Corrosão”, a 20ª etapa da operação “Lava Jato”, iniciada em março de 2014, prendeu duas pessoas temporariamente e conduziu mais 5 para depoimentos, além de cumprir 11 mandados de busca e apreensão, na segunda-feira (16), na Bahia e no Rio de Janeiro. Nessa fase, as investigações visam aprofundar alguns aspectos do esquema de corrupção dentro da Petrobras. Roberto Gonçalves, ex-gerente executivo da área internacional da estatal, foi preso em Niterói e é investigado por suspeita de corrupção em contratos envolvendo sondas e a Comperj. Nelson Martins Ribeiro foi preso na capital e é acusado de repassar o dinheiro desviado ao ex-diretor, Paulo Roberto Costa, e outros funcionários da petrolífera. Foi a primeira vez que o nome dele foi mencionado no processo. Pessoas procuradas nesta etapa teriam ligação com esquemas de propina na Refinaria Abreu e Lima.

LENDÁRIO REPÓRTER POLICIAL MORRE NO RECIFE

   “E ateeeençãooo...” Gino César (Foto), um dos mais populares radialistas pernambucanos morreu, na madrugada da terça-feira (17), aos 79 anos, vítima de infarto. Ele estava internado há 15 dias, por problemas respiratórios, em um hospital da zona norte do Recife. O quadro de saúde se agravou nos últimos dias e Gino César deu entrada na UTI, onde não resistiu a uma nova parada cardíaca. Ele já havia sido internado em agosto pelos mesmos problemas. Em pouco mais de 50 anos de carreira, foi ator de radio novelas e repórter policial, com passagens pelas rádios Olinda, Tamandaré e Clube, mas foi à frente do programa “Bandeira 2”, que comandou na Rádio Jornal do Commercio por mais de 30 anos, que Gino César se consagrou. A forma peculiar de narrar às notícias policiais era sua principal característica. O velório e sepultamento aconteceram no cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife.

CAÇA A TERRORISTA TERMINA COM  MORTOS E PRESOS NA FRANÇA

   Agentes da polícia francesa realizaram uma operação, na madrugada da quarta-feira (18), em busca de Abdelhamid Abaaoud (Foto), suspeito de ser o mentor da série de ataques que deixou 129 mortos no dia 12 de novembro, na França. Eles invadiram um apartamento em um edifício no subúrbio de Saint-Denis, no norte do país, após receberem denúncias de que os envolvidos estariam escondidos. Um confronto teve início e três pessoas morreram, entre elas, uma mulher que detonou explosivos que estavam presos ao próprio corpo. Outros oito suspeitos foram presos na ação, entre eles estava o proprietário do apartamento. Antes da invasão, porém, mulheres e crianças foram retiradas do prédio. No mesmo dia, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), informou que os bombardeios contra os redutos do “Estado Islâmico” deixaram 33 jihadistas mortos. Na quinta-feira, o governo francês confirmou que Abaaoud estava entre os mortos na ação.

CORINTHIANS COMEMORA SEXTO TÍTULO NO "BRASILEIRÃO" 2015

   Com três rodadas de antecedência, o Corinthians (Foto) conquistou o hexacampeonato no "Brasileirão" de 2015, na quinta-feira (19). O empate com o Vasco por 1 a 1, no São Januário, levou a equipe a 77 pontos na competição, pontuação impossível de ser alcançada pelo Atlético Mineiro, o vice-líder, que tem 12 pontos a menos que o "timão". Desde a 18ª rodada do "Brasileirão", a equipe do técnico Tite liderava a tabela e com a derrota do Galo para o São Paulo, por 4 a 2, o sexto título dos corintianos foi confirmado. Com os títulos de 1990, 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015, o Corinthians se igualou ao São Paulo em número de vitória no Brasileiro. A equipe, que teve a melhor defesa, com 27 gols sofridos e 64 marcados, o que dá um saldo de 37 gols, agora aguarda o último jogo para receber a taça.

GRUPO INVADE HOTEL E MATA MAIS DE VINTE EM MALI

   Um grupo armado invadiu o hotel Radisson Blu, em Bamaco, Mali, e abriu fogo contra funcionários e hóspedes, na sexta-feira (20). O estabelecimento fica em uma região luxuosa da cidade e é conhecido pela forte segurança. No ataque, que começou nas primeiras horas da manhã, cerca de 30 pessoas foram mortas. 170 pessoas foram feitas reféns no 7º andar do edifício, que foi cercado por homens das forças do governo logo após a invasão, dando início a operação de resgate das vítimas. Testemunhas afirmaram ter visto corpos no porão e no segundo andar do hotel. Autoridades malesas não descartam a possibilidade de influência jihadista no ataque. No mesmo dia a polícia local iniciou os trabalhos de procura pelos autores da invasão.

CAPITAL DA BÉLGICA PARA POR RISCO DE ATENTADOS

   O centro de crise belga elevou o nível de alerta de atentados terroristas de 3 para 4, no sábado (21), em Bruxelas, na Bélgica. A determinação foi dada em função da ameaça iminente de atentados com armas e explosivos e aconteceu após a descoberta de um arsenal durante buscas no subúrbio de Molenbeek, cidade onde viveu Abdelhamid Abaaoud, suposto mentor dos ataques a Paris em 13 de novembro. Estações de metrô e shoppings foram fechados e apenas ônibus circularam pela cidade. A recomendação dada a população é que evitem locais com grande circulação de pessoas e facilitem os controles de segurança. Eventos e jogos de futebol foram cancelados durante o fim de semana. A segurança foi reforçadas em toda a capital.

Fontes: Uol, Valor Econômico, G1, EBC.
Fotos: Gino César (Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem); Abdelhamid Abaaoud (Extraída do site “The Guardian”); Corinthians (AFP).

Comentários