TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (6 a 12 de Setembro)

ACIDENTE RODOVIÁRIO DEIXA QUINZE MORTOS NO RJ

   O ônibus que fazia uma excursão para a Praia de Trindade, a 30 km do centro de Paraty, no  litoral sul do Rio de Janeiro, virou após o motorista perder o controle da direção, no domingo (6), deixando 15 pessoas mortas e 66 feridos. Segundo testemunhas, o veículo transportava quase o dobro da capacidade, que é de 45 pessoas. Um funcionário da Colitur, empresa proprietária do ônibus, afirmou que uma vistoria  havia sido feita dias antes do acidente. A Polícia do Rio investiga se a conservação ou superlotação do veículo causaram a tragédia. O laudo da perícia deve sair em 30 dias.

PROTESTOS MARCAM COMEMORAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA

   Várias cidades registraram manifestações durantes os desfiles do dia da Independência, na segunda-feira (7). Em Brasília, as comemorações contaram com a presença da presidente da república, Dilma Rousseff, e do vice, Michel Temer (Foto). Sob forte esquema de segurança, Dilma não discursou, limitando-se a falar através de um vídeo postado nas redes sociais. Dois bonecos foram inflados por manifestantes com as feições de Lula e da presidente. Houve tumulto e a polícia teve de intervir. Foram apreendidos artefatos explosivos e armas artesanais. Os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente, não participaram da solenidade.

BRIGA DE TORCIDAS CAUSA TRANSTORNOS NO RECIFE

   Torcedores do Santa Cruz e do Paysandu se enfrentaram, na terça-feira (8), após a partida entre as duas equipes pela série B do Campeonato Brasileiro. Aliados a torcida "Fanáutico", os integrantes da "Terror Bicolor" foram até o estádio Eládio de Barros Carvalho, no bairro dos Aflitos, onde a confusão aumentou. As duas torcidas organizadas se enfrentaram com pedras e bombas caseiras, levando terror aos moradores da região. Carros e estabelecimentos comerciais foram atingidos pelo vandalismo. Alguns torcedores foram detidos, prestaram depoimentos e foram liberados. Cerca de 30 homens foram reconhecidos pelas câmeras de segurança do local e deverão ser intimados para prestar depoimentos nos próximos dias. No jogo, o Santa Cruz perdeu para a equipe paraense por 2 a 1.

BRASIL PERDE GRAU DE INVESTIMENTO E AMPLIA A CRISE

   A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu a nota do Brasil de BBB- para BB+, com perspectiva negativa, na quarta-feira (9). Com a mudança, o país perdeu o grau de investimento e o selo de "Bom pagador". Automaticamente ao anúncio, as bolsas de valores e papéis das empresas estatais caíram. A redução na nota do Brasil foi causada pela deterioração das contas públicas. Outras agências de risco, como a Fitch e a Moody's, já afirmaram que estão revisando a nota da dívida brasileira. Segundo economistas, a perca do selo de "Bom pagador" fará com que os investidores internacionais exijam mais garantias para investirem no país, o que pode resultar no aumento de juros e problemas de financiamento.

OPOSITOR DE MADURO É CONDENADO NA VENEZUELA

   Leopoldo Lopez (Foto) recebeu a sentença de 13 anos, 9 meses e 7 dias com indignação, na quinta-feira (10), na Venezuela. Ele e quatro estudantes foram julgados por incitação de violência durantes os protestos contra o governo de Nicolás Maduro, em maio de 2014. Dois estudantes foram condenados a quatro anos. O terceiro recebeu pena de 10 anos. Nas manifestações, 43 pessoas morreram. Militantes do partido "Vontade Popular", fundado por Lopez, protestaram com um "panelaço" do lado de fora do Fórum. Os advogados dos réus prometeram recorrer das sentenças do julgamento, que consideraram ter sido repleto de irregularidades. Em notas, a União Europeia e os Estados Unidos lamentaram a condenação e demonstraram preocupação com o cenário de "ditadura" estabelecido na Venezuela.

PF PEDE AO STF PARA OUVIR LULA SOBRE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS

   Segundo informação divulgada pela Revista Época, na sexta-feira (11), a Polícia Federal encaminhou um relatório ao Supremo Tribunal Federal e pediu autorização para ouvir o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva sobre a sua provável participação no esquema de corrupção na Petrobras. O depoimento faria parte do inquérito da operação "Lava Jato". Embora não tenha provas, o delegado Josélio Azevedo de Souza suspeita que Lula tenha sido beneficiado com os negócios ilícitos na estatal. O pedido será avaliado pelo Procurador Geral da União, Rodrigo Janot. Só depois de sua posição favorável a intimação, o pedido será analisado pelo relator da Operação "Lava Jato"no STF, o ministro Teori Zavasck. Em pronunciamento rápido na Argentina, onde cumpre agenda de eventos, Lula afirmou não ter sido comunicado do pedido da PF.

BOTIJÃO EXPLODE E MATA DEZENAS EM RESTAURANTE DA ÍNDIA

   O acidente aconteceu quando trabalhadores e estudantes tomavam café da manhã, no sábado (12), no restaurante que fica no estado de Madhya Pradesh. Segundo as autoridades locais, 104 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas. Após a explosão, equipes de busca começaram o resgate de corpos e de feridos. O chefe do executivo do estado lamentou o ocorrido em uma rede social. As explosões de botijões de gás são comuns na Índia, em função do descumprimento das normas de segurança.

Fontes: G1, JC online, Uol, Folha de São Paulo, Band.
Fotos: Dilma Rousseff e Michel Temer (Ichiro Guerra / PR); Leopoldo Lopez (Extraída do site oficial "Leopoldo Lopez").

Comentários