TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (20 a 26 de Setembro)

FILHO DE PIQUET SOFRE GRAVE ACIDENTE DURANTE CORRIDA EM GO
 
   Pedro Piquet (Foto), de 17 anos, se acidentou, no domingo (20), durante uma prova do Porche GT3 Brasil, categoria do automobilismo em que disputa e é bicampeão. O acidente aconteceu na primeira volta da corrida. Ao ser atingido por outro carro, o filho de Nelson Piquet capotou nove vezes. Ele foi socorrido para o Hospital de Urgências de Goiás, Hugo, onde fez exames psicológicos e ficou em observação por 24 horas. Através das redes sociais, o piloto acalmou os fãs, publicando foto e afirmando que estava tudo bem. Pedro deixou o hospital no dia seguinte com uma fratura na mão.
 
JUSTIÇA CONDENA MAIS NOVE ENVOLVIDOS NA “LAVA JATO”
 
   Indiciados na 10ª fase da “Operação Lava Jato”, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o ex-diretor de abastecimento da estatal, Renato Duque, e mais oito réus foram condenados pelo juiz federal responsável pela operação, Sérgio Moro, na segunda-feira (21). Vaccari  recebeu sentença de 15 anos e 4 meses de prisão. Para Duque, a pena foi maior, 20 anos e 7 meses. Ambos foram condenados por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. No caso do ex-diretor, há uma condenação por associação criminosa. Também foram condenados Alberto Youssef, Adir Assad, Dario Teixeira Alves Junior, Sônia Mariza Branco, Pedro Barusco, Mario Frederico Mendonça Goes e Julio Gerin de Almeida Camargo.
 
DÓLAR ATINGE MARCA HISTÓRIA DE VALORIZAÇÃO SOBRE O REAL
 
   Puxado pelas incertezas do cenário econômico brasileiro, a moeda americana teve sua maior alta, na terça-feira (22), desde o início do Plano Real, em julho de 1994: R$ 4,05 a venda à vista, referência para o mercado financeiro, um aumento de 1,58%. No mesmo dia, a Bolsa brasileira chegou a perder 2,82% por alguns momentos. O dólar comercial, usado em transações de comércio exterior, terminou o dia cotado a R$ 4,06. A queda na bolsa foi motivada pela incerteza na votação da pauta bomba no congresso, que aumentaria os gastos públicos e afetaria o ajuste fiscal promovido pelo Governo Federal para evitar o rebaixamento da nota de crédito por agências internacionais de classificação de risco.
 
CORPOS SÃO “DESOVADOS” NO CENTRO DE SP
 
   Os cadáveres de dois homens, com idades aproximadamente variando entre 25 e 30 anos, foram encontrados dentro de um freezer, na quarta-feira (23), na Avenida São Luís, no bairro da República, no centro de São Paulo. O equipamento estava em uma carroça abandonada. Segundo os investigadores, os homens, que aparentam serem moradores de rua, tinham sinais de estrangulamento e um deles tinha um grande ferimento na cabeça. A Polícia foi chamada por um dono de banca de revista que trabalha no local e estranhou a cena de abandono. Imagens das câmeras de segurança registraram dois homens abandonando a carroça. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal, IML.
 
PEREGRINAÇÃO TERMINA COM TRAGÉDIA EM MECA
 
   Principal evento do calendário mulçumano, a peregrinação anual de Hajj terminou em confusão e morte na quinta-feira (24), na Arábia Saudita. Três milhões de pessoas participavam de um ritual chamado “Apedrejamento do Diabo” quando a confusão começou. A correria deixou 717 mortas pisoteadas e mais de 800 feridas. Este foi o pior registro na cidade de Meca em 25 anos. Nos anos 80 e 90, a peregrinação também matou centenas de pessoas. Após as primeiras tragédias, o governo saudita realizou obras para melhorar a infraestrutura do local e evitar novos acidentes. No último dia 11 de setembro, um guindaste desabou na grande mesquita da cidade, deixando mais de 100 mortos.
 
COM PRESENÇA DE AUTORIDADES, PAPA FRANCISCO DISCURSA NA ONU
 
   Convidado da celebração de 70 anos da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU, o Papa Francisco (Foto) criticou os órgãos financeiros internacionais. Segundo ele, o uso indiscriminado do planeta traz graves consequências à natureza e aos mais pobres. Ele sugeriu que todos os países, sem exceção, possam participar das decisões referentes ao planeta de forma igualitária. Francisco condenou também as ações que interferem no clima, causando o aquecimento global. Entre os vários líderes presentes na assembleia, esteve à presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Ainda em Nova York, o Papa visitou o memorial construído no local da queda das torres gêmeas do World Trade Center, destruídas em 11 de setembro de 2001, causando a morte de 2.983 pessoas.
 
MARTA SUPLICY REGISTRA FILIAÇÃO AO PMDB
 
   Sem partido desde abril, quando deixou o Partido dos Trabalhadores após 34 anos, a senadora Marta Suplicy (Foto) se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB, no sábado (26). O evento aconteceu no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Tuca, e contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Eduardo Cunha (RJ) e Renan Calheiros (AL), respectivamente. Em seu discurso, Marta afirmou que decidiu se filiar após uma conversa com Temer, a quem chamou de “Líder conciliador”. Ela ainda falou da deterioração do relacionamento com o PT e a expectativa de melhorar o país junto com o novo partido.
 
Fontes: Terra, G1, Uol.
Fotos: Pedro Piquet (Luca Bassani / Porshe GT3 Cup Challenge Brasi); Papa Francisco (Andrew Kelly / Reuters); Michel Temer e Marta Suplicy (Leonardo Benassatto / Futura Press / Estadão Conteúdo).

Comentários