TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (13 a 19 de Setembro)

BETTY LAGO MORRE AOS 60 ANOS NO RJ

   A atriz (Foto), que lutava contra um câncer de vesícula há três anos, morreu na madrugada do domingo (13), no apartamento onde morava no bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela filha da atriz, através de uma rede social. Imediatamente, amigos e fãs começaram a fazer homenagens. O corpo de Beth foi cremado na segunda-feira. A carreira de modelo começou nos anos 70. Lago desfilou para grandes estilistas e era respeitada pela postura nos desfiles. Nos anos 90 estreou na televisão, acumulando 12 novelas, 4 minisséries, 7 filmes e diversas participações em programas. Seus últimos trabalhos foram à novela “Pecado Mortal”, da Tv Record, e a participação no reality show “Desafio da Beleza”, do canal pago GNT.

SOFIA MORRE APÓS TRANSPLANTES NOS EUA

   Um mês após o transplante de seis órgãos, a brasileira Sofia Gonçalves de Lacerda (Foto), de 1 ano e oito meses, morreu na UTI de um hospital da Flórida, nos Estados Unidos. A garota nasceu com a Síndrome de Berdon, que afeta todo o sistema digestivo, e foi centro de uma polêmica. Os pais da menina entraram com uma ação na justiça pedindo que o governo brasileiro arcasse com os custos dos transplantes de fígado, estômago, pâncreas, rim, intestinos grosso e delgado, que só poderia ser feitos nos Estados Unidos. Com a vitória nos tribunais, Sofia passou pelas cirurgias em abril deste ano. Não houve rejeição aos órgãos, mas a menina acabou contraindo citomegalovírus. A infecção atingiu os pulmões e causou uma parada cardíaca. O velório e cremação também ocorreram nos Estados Unidos.

VOTAÇÃO DE AJUSTE FISCAL TERMINA EM CONFUSÃO NO RS

   A situação ficou complicada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na terça-feira (15), durante a votação de projetos que englobam o pacote de ajuste fiscal no estado. Servidores públicos se concentraram em frente a sede do legislativo para pedir que o projeto que cria a previdência complementar para futuros servidores fosse tirado da pauta. Outros dois projetos são contestados pelos sindicatos: O que acaba com a Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e o que encerra as atividades da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). Houve tumulto e vaias. O presidente da Casa, o deputado Edson Brum, teve de ser escoltado. Ele prometeu receber lideranças e manter o diálogo com os manifestantes.

TERREMOTO CAUSA DESTRUIÇÃO NO CHILE

   O tremor de 8.4 de magnitude, na escala Richter, que vai de 0 a 10, atingiu as regiões norte e central do Chile, na quarta-feira (16), causando desmoronamentos e alertas de Tsunami. O abalo ocorreu em Illapel, cidade com cerca de 30 mil habitantes, no norte do Chile, e a 11 km de profundidade. O sexto terremoto mais violento da história do país deixou 13 pessoas mortas e milhões de desabrigados. Um pequeno tsunami se formou, atingindo as cidades costeiras. Na mesma noite da tragédia, a presidente chilena, Michelle Bachelet, prometeu recursos para ajudar as regiões atingidas. No Brasil, o terremoto foi sentido, com menor intensidade, em algumas cidades, como São Paulo.

CRIANÇA MORRE AO CAIR DE PRÉDIO EM SP

   Gustavo Souza Storto (Foto), de três anos, morreu na quinta-feira (17), após despencar do 26º andar do Edifício Chácara Agrindus, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Era por volta de meia noite quando a criança acordou e não viu a mãe, Juliana Souza Storto, de 33, que havia saído para buscar o namorado em uma estação de metrô próxima. O garoto foi até o banheiro, subiu em uma cadeira e acabou caindo da janela do comodo. O casal foi levado a 1ª Delegacia de Policia da cidade, onde prestou depoimento e foi liberado. O corpo de Gustavo foi enterrado no final do mesmo dia em um cemitério na cidade de Itapevi, também em São Paulo.

"ROCK IN RIO" COMEÇA COM CALOR NO RJ

   A edição comemorativa de 30 anos do "Rock in Rio" teve início na sexta-feira (19), sob um sol escaldante no Rio de Janeiro. Com sensação térmica acima dos quarenta graus, os visitantes da "Cidade do Rock", montada na zona norte do Rio, sofreram com a proibição da entrada de garrafas de água, que a princípio só poderiam ser compradas dentro do evento. Os portões foram abertos às 14h com queima de fogos. O destaque do primeiro dia de festival, que segue até o dia 27 de setembro e contará com 150 atrações, foi o grupo britânico "Queen", que teve Adam Lambert nos vocais. O show também foi uma homenagem aos 30 anos da apresentação histórica da banda, ainda com Freddie Mercury.

PAPA FRANCISCO INICIA VISITA A CUBA

   O presidente cubano Raul Castro deu as boas vindas, na tarde do sábado (10), ao Papa Francisco em sua primeira viagem ao país (Foto). No pronunciamento inicial, ambos falaram do restabelecimento das relações entre os Estados Unidos e Cuba, iniciados com a ajuda do Pontífice. Em três dias de visita a ilha, o Papa realizou três missas, participou de vários eventos religiosos e ainda se encontrou com o ex-presidente do país, Fidel Castro. Em todos os seus pronunciamentos, Francisco alertou para a necessidade do diálogo para se manter a paz mundial. 

Fontes: Bol, Ig, G1, Msn, Folha de São Paulo.
Fotos: Beth Lago (Vicente de Paulo / Revista "Contigo!"); Sofia Gonçalves (Divulgação); Gustavo Souza Storto (Reprodução); Papa Francisco e Raul Castro (EFE). 

Comentários