VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE COMEÇA NESTE SÁBADO

   O Ministério da Saúde apresentou, nesta terça-feira (11), a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, também conhecida como “Paralisia Infantil”. O foco da campanha, cujo “Dia D” acontece no próximo sábado (15), são as crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Além da vacina, com a tradicional gotinha, os pais das crianças poderão aproveitar a ocasião para atualizar a carteira de vacinação.
 
   A Poliomielite é uma doença viral que atinge o sistema nervoso e pode causar paralisia parcial ou total de movimentos. Ela pode ser contraída por crianças e adultos e é tão contagiosa que uma pessoa pode adquiri-la ao dividir o ambiente com outra que esteja infectada. Também é transferida através de contato com secreções de um portador. As más condições de higiene, somada a não imunização, são fatores determinantes para a expansão da doença.
 
   Dividida em duas formas, a Poliomielite pode ser do tipo Paralítica e a Não-Paralítica. No primeiro caso, a doença pode levar a morte caso a paralisação atinja células nervosas que controlam os músculos de deglutição e respiratórios. A segunda forma tem sintomas parecidos com doenças virais leves, como gripe, por exemplo: Dor na garganta, vômitos, fadiga, entre outros.
 
   Por ser uma doença de complexo tratamento, os esforços dos países se concentram na erradicação da Poliomielite. Em caso de diagnóstico, que pode ser constatado por sinais clínicos e exames laboratoriais, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. No Brasil, há 26 anos não são registrados casos de poliomielite. Está é a 36ª campanha promovida pelo Ministério da Saúde e acontece até o dia 31 de agosto, em todo o país.

Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Comentários