TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (2 a 8 de Agosto)

SUPOSTA PEÇA DE AVIÃO DO VOO MH370 NO OCEANO ÍNDICO 

   Outra peça de Boeing 777 foi encontrada na Ilha da Reunião, no Oceano Índico, no domingo (2). O objeto metálico, supostamente pertencente à aeronave que fazia o voo MH370, desaparecido sem deixar rastros em março de 2014, foi encaminhado para o Instituto de Pesquisa Criminal da Gendarmaria Nacional Francesa, em Paris. O mesmo órgão está encarregado de analisar uma mala encontrada três dias antes. Especialistas da Malásia e da França, além da equipe do fabricante americano boeing, estão participando das perícias. Na quarta-feira, o primeiro ministro malaio, Najib Razak, confirmou que o pedaço da asa, encontrado na mesma região, pertencia ao avião. O voo MH370, da companhia Malasya Airlines, levava 239 pessoas de Kuala Lampur a Pequim quando desapareceu horas depois de decolar.

JOSÉ DIRCEU É PRESO EM NOVA FASE DA “LAVA JATO”

   O ex-ministro da Fazenda, José Dirceu (Foto), foi preso na segunda-feira (3) durante a 17ª fase da Operação “Lava Jato”, que investiga um esquema de corrupção dentro da Petrobras, em Brasília. A Polícia Federal cumpriu 40 mandados judiciais na capital do país e nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Foram três mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e seis de condução coercitiva. O advogado de Dirceu, Roberto Podval, falou em “prisão política”. Dirceu é acusado de receber propina em contratos da estatal mesmo quando já não estava no governo, em 2005. R$ 20 milhões de empresas e investigados nesta fase, batizada como “Pixuleco”, foram bloqueados pela justiça. Todos os presos foram levados para a carceragem da PF em Curitiba, no Paraná.

RODOVIÁRIOS VÃO ÀS RUAS APÓS VETO DE REAJUSTE NO RECIFE

   O Sindicato dos Rodoviários realizou uma passeata, na terça-feira (4), em protesto contra a redução do reajuste salarial de 12%, aprovado em julho pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-6). O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acolheu o pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) e reduziu os reajustes do salário (De 12% para 9%) e do Tíquete Alimentação (De 59% para 9%). Os profissionais saíram da Praça da Boa Vista, no centro do Recife, e foram até a sede do TRT, complicando o trânsito na região. Um dia antes, uma paralisação geral levou caos à população. Apesar do protesto, os coletivos circularam normalmente.

ATIVISTAS DE MANIFESTAÇÕES EM 2013 PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA NO RJ

   Elisa Quadros Pinto Sanzi (Foto), conhecida como "Sininho" foi interrogada pelo Juiz Flávio Itabaiana de Oliveira, da 27ª Vara Criminal, no Centro de Assessoramento Criminal da Capital (CAC), na quarta-feira (5), no Rio de Janeiro. Ela e mais 22 pessoas foram acusadas de formação de quadrilha para atos violentos durante as manifestações de junho de 2013. Em seu depoimento, a jovem afirmou ter mudado a rotina em função das acusações e fofocas que a transformaram em uma líder terrorista. Segundo "Sininho" seu papel era implantar atividades culturais na Frente Independente Popular (FIP). Karlayne da Silva Moraes, a "Moa", também participou da audiência. Junto com "Sininho", ela teve a prisão preventiva decretada em dezembro de 2014 e foi considerada foragida até junho deste ano, quando recebeu o habeas corpus. O processo sobre as manifestações está em fase final.

PESQUISA APONTA: DILMA ULTRAPASSA COLLOR EM REJEIÇÃO

    O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa sobre o Governo da presidente Dilma Rousseff (Foto), na quinta-feira (6), e o resultado mostrou uma rejeição ainda maior que a divulgada na terceira semana de junho deste ano. 71% dos 3.358 entrevistados em 201 municípios reprovaram o modo de governar da presidente. O índice é o maior desde o ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Melo, que teve 68% de rejeição às vésperas de seu impeachment, em 1992. Todas as regiões do país apresentaram patamar de reprovação quase semelhantes. Apenas 8% das pessoas ouvidas, entre os dias 4 e 5 de agosto, definiram o governo como "Ótimo ou Bom". Já 20% consideram a condução do país "Regular". Na região Centro-Oeste, 73% reprovaram Dilma. No Sul e Sudeste, o índice é semelhante: 65%. No Nordeste, 63% dos entrevistados não gostam do governo. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

JUSTIÇA SUSPENDE DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS NO FIES

   A liminar foi proferida pela Justiça Federal, na sexta-feira (7), com base em uma ação movida pelo Grupo Anima Educação, dona dos centros universitários UNI BH e Una, em Minas Gerais, São Judas e Unimontes, em São Paulo. O grupo questionou o critério para distribuição das vagas entre as instituições de ensino. Em algumas cidades, universidades com conceitos inferiores estão recebendo mais vagas que outras, com melhores conceitos. A divulgação dos pré-selecionados para os novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil aconteceria na segunda-feira, mas só poderá ser feita quando o Ministério da Educação, que coordena o processo de seleção do Fies, esclarecer como foi realizada a distribuição das vagas. 

JUVENTUS É HEPTACAMPEÃO DA SUPERCOPA DA ITÁLIA

   A grande final da Supercopa da Itália, entre Juventus (Foto) e Lazio, aconteceu no Estádio de Shangai, na China, no sábado (8). O primeiro tempo da partida foi morno, apenas uma jogada levantou as torcidas. Na segunda etapa, as duas equipes partiram para o ataque, mas só aos 22 minutos o gol saiu para o Juventus. Mario Mandzukic abriu o placar. Foram necessários mais cinco minutos para a "Velha Senhora" sagrar-se campeã da competição. Paulo Dybala fechou a contagem, entregando o sétimo troféu da Supercopa. O Juventus volta a campo no dia 23 para disputar o Campeonato Italiano. A primeira partida será contra a Udinese.

Fontes: Uol, G1, Diário de Pernambuco, O Globo, Folha de São Paulo, ESPN.
Fotos:  José Dirceu (G1.com); Elisa Quadros - Sininho (Extraída do site "Diário do Centro do Mundo"); Dilma Rousseff (Reprodução / AFP); Juventus (Aly Song / Reuters).

Comentários