TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (16 a 22 de Agosto)

BRASIL TEM NOVO DIA DE MANIFESTAÇÕES

   Cerca de 700 mil pessoas voltaram a protestar contra o Governo Federal, no domingo (16), em todo o país. O maior número de participantes foi registrado em São Paulo: 135 mil ocuparam a Avenida Paulista, no centro da cidade. A quantidade foi bem menor do que a da manifestação de março, quando 1 milhão de pessoas lotaram a principal via paulista. No Rio de Janeiro, a manifestação tomou a orla de Copacabana. Em todos os estados, políticos de outros partidos estiveram presentes e demonstraram apoio aos protestos, que tiveram como alvos a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o atual líder do Senado, Renan Calheiros. Em Pernambuco, cerca de 50 mil pessoas estiveram na Praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife.

PERNAMBUCANO É ENCONTRADO MORTO NA INGLATERRA

   Ivson Luna Nunes (Foto), de 26 anos, foi encontrado morto nas proximidades da Universidade de Lincoln, em Londres, segundo informações prestadas por autoridades londrinas ao Itamaraty a e a família do estudante, na segunda-feira (17). O jovem fazia intercâmbio no país através do programa “Ciência Sem Fronteiras”, do Governo Federal. Ivson fazia o curso de Design Gráfico na Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru. Ele retornaria ao Brasil no início de setembro. O Ministério das Relações Exteriores firmou em nota que está dando o apoio à família, que vive na cidade de Gravatá, para o traslado do corpo. A causa da morte não foi confirmada.

SERVIDORES DA SAÚDE PROTESTAM NO RECIFE

   Cerca de 200 profissionais de enfermagem realizaram protesto, na manhã da terça-feira (18), no centro do Recife. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados e melhores condições de trabalho nos hospitais do estado. Os técnicos saíram do Hospital da Restauração e seguiram em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, onde um grupo foi recebido pelo secretário-executivo de Coordenação da Casa Civil, Marcelo Canuto. Depois do encontro, foi prometida uma reunião entre a Secretária de Saúde e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados de Hospitais de Pernambuco (Sindhospe) para definir o pagamento dos plantões de junho. Ainda segundo o Sindicato, as condições físicas dos hospitais foram denunciadas ao Ministério do Trabalho.

CÂMARA APROVA REDUÇÃO MAIORIDADE PENAL EM SEGUNDO TURNO

   A PEC 171/93 foi aprovada em segundo turno, na quarta-feira (19), pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Foram 320 votos a favor e 152 contra a matéria. O primeiro turno da votação aconteceu no início de julho, após uma manobra do presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conhecida como emenda aglutinativa. Segundo o texto aprovado, jovens entre 16 e 18 anos responderão como adultos em casos de crimes hediondos, como homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, e cumprirão as penas em locais separados dos maiores de 18 anos e menores de 16. Agora, a proposta segue para votação em dois turnos no Senado, antes de seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

EDUARDO CUNHA É DENUNCIADOS PELA PGR

   Segundo a denúncia formalizada no Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira (20), pela Procuradoria Geral da República, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ- Foto), recebeu cerca de R$ 250 mil em propinas no ano de 2012. O dinheiro estaria ligado ao esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação "Lava Jato", deflagrada no ano passado pela Polícia Federal. Junto com a prefeita de Rio Bonito, cidade fluminense, Solange Almeida, Cunha foi acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ainda segundo a PGR, contas bancárias da igreja evangélica Assembleia de Deus teria sido usada para o recebimento das quantias. A participação do deputado estaria ligada a contratos da Samsung com a Petrobras. Apesar das denúncias, Cunha alertou que não pensa em renúncia e não vai se "acovardar".

DILMA ROUSSEFF SE REÚNE COM EMPRESÁRIOS NO RECIFE

   A presidente cumpriu agenda durante toda a sexta-feira (21) em Pernambuco. Pela manhã, Dilma Rousseff (Foto) inaugurou a estação de bombeamento do Eixo Norte, na cidade de Cabrobó. Durante a tarde, ela participou de um encontro com cerca de 60 empresários na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco, a Fiepe. Com a participação dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, da Agricultura, Kátia Abreu, e do Planejamento, Nelson Barbosa, a presidente debateu o atual momento econômico brasileiro e os esforços para mudar a situação. Encerrando a agenda, Dilma se encontrou com grupos sociais, dentro do Fórum "Dialoga Brasil", em uma casa de eventos na Região Central do Recife.

AVIÃO CAI DURANTE SHOW AÉREO NA INGLATERRA

   A tragédia aconteceu na manhã do sábado (22), durante a Shorehan Airshow, um festival aéreo que ocorria no Reino Unido, na Inglaterra. Durante uma manobra conhecida como "loop", a aeronave se desestabilizou e caiu na estrada A27, que fica ao norte do Aeroporto de Shoreham, atingindo vários carros. O acidente deixou sete mortos, uma pessoa ferida gravemente e outras 14 com ferimentos leves. O piloto do jato, modelo Hawker Hunter 1950, foi retirado com vida da aeronave em chamas e levado para o hospital. A aeronave foi construída para a Força Aérea Real em 1950 e seu primeiro voo aconteceu em 17 de julho de 1955.

Fontes: Folha de São Paulo, Extra, G1, Carta Capital, Uol, Época.
Fotos: Ivson Luna Nunes (Reprodução / Facebook); Eduardo Cunha (Alex Ferreira / Agência Câmara); Dilma Rousseff (Roberto Stuckert Filho / PR).

Comentários