TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (5 a 11 de Julho)

GREGOS DIZEM “NÃO” EM REFERENDO

   Segundo estimativas, 65% da população foram às urnas, no domingo (5), na Grécia. O referendo organizado pelo governo buscou a opinião dos gregos em relação às exigências dos credores para pagamento das dívidas, estimadas em cerca de 300 bilhões de euros. Desde o início da votação, pessoas que defendiam o “sim” e o “não” se digladiaram. Ao término da apuração, 61% optaram por não ceder aos pedidos dos credores e 38% optaram por aceitá-los. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras (Foto), parabenizou a população após a realização do referendo. Na Praça Syntagma, em Atenas, manifestantes do “não” comemoraram a vitória, após o resultado final.

SUSPEITO DE ASSALTO É LINCHADO E MORRE NO MA

   Cledenilson Pereira da Silva, de 29 anos, foi linchado por moradores do bairro Jardim São Cristovão (Foto), em São Luis, no Maranhão, na segunda-feira (6). Ele, armado, tentou assaltar um bar em companhia de um adolescente de 16 anos e foi surpreendido por um dos clientes, que iniciou uma luta corporal. Outros moradores se aproximaram, amarraram Cledenilson em um poste, retiraram suas roupas, e iniciaram a série de agressões. O jovem não resistiu e morreu no local. O adolescente foi apreendido e encaminhado a Delegacia do Menor Infrator (DMI), no bairro de Madre Deus, também em São Luis. A Delegacia de Homicídios da cidade abriu inquérito para identificar os responsáveis pela morte.

CÚPULA DA EUROZONA DEBATE SITUAÇÃO DA GRÉCIA

   Após o resultado do referendo na Grécia, os 18 sócios da Grécia na Eurozona se reuniram em Bruxelas, na terça-feira (7), para decidir o futuro do país no bloco. O pedido feito pelos demais países é de que a Grécia realize reformas concretas e confiáveis que deem garantias aos credores, caso isso não ocorra, o país terá de abandonar a moeda única do grupo, o Euro. A decisão de manter o país na Eurozona é dividida entre as nações do bloco, já que os empréstimos, na ordem de 240 bilhões de euros desde 2010, não foram necessários para o país manter as contas no “azul”. A Alemanha é um dos países contra um novo pacote de ajuda financeira. No mesmo dia, a Grécia prometeu uma reforma no sistema tributário e nas pensões para conseguir um novo empréstimo de três anos com o Mecanismo Europeu de Estabilidade. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que irá conseguir responder as exigências até o início da próxima semana.

PAPA INICIA VISITA EM PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

   Francisco aterrissou na Bolívia (Foto), na noite da quarta-feira (8), e deu início a dois dias de visita pelo país governado por Evo Morales, que o recebeu no aeroporto El Alto, o mais alto do mundo, a 1.400 metros do nível do mar. Este é o segundo país da América do Sul visitado pelo pontífice. O primeiro foi o Brasil, em julho de 2013. De La Paz, Francisco seguiu no papamóvel até Santa Cruz de La Sierra e foi simpático com a população. Em seus pronunciamentos, o Papa falou dos avanços do país na situação econômica, política, social e falou sobre problemas como violência doméstica. Ele realizou missas e se encontrou com a comunidade clerical e movimentos sociais do país e da América Latina. A visita foi concluída na sexta-feira, quando Francisco viajou para o Paraguai.

ADOLESCENTES SÃO CONDENADOS POR ESTUPRO COLETIVO NO PI

   Os quatro adolescentes suspeitos de participação no caso de estupro coletivo registrado em Castelo do Piauí, no dia 27 de maio, foram condenados na quinta-feira (9), pela Justiça do Piauí. No total, cada um dos réus ficará 3 anos no Centro Educacional Teresina. O tempo de internação é o maior previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aos menores infratores. As três meninas tinham entre 15 e 17 anos e foram atacadas pelos quatro jovens e um homem de 40 anos quando passeavam pelo Morro do Garrote, ponto turístico de Castelo do Piauí. Elas foram amarradas, espancadas e sofreram violência sexual. Em seguida, foram jogadas de uma altura igual a um prédio de três andares. Todas foram socorridas, mas uma delas morreu. Exames de DNA comprovaram os abusos. Os adolescentes foram enquadrados em quatro atos infracionais. O homem, Adão José da Silva Souza, foi indiciado em seis crimes e aguarda o julgamento.
 
OMAR SHARIFF MORRE AOS 83 ANOS NO EGITO

   O ator sofreu um ataque cardíaco, na sexta-feira (10), e morreu em um hospital especializado em pacientes com o Mal de Alzheimer localizado na cidade do Cairo. Omar Sharif (Foto) foi diagnosticado com a doença em maio deste ano, segundo informações do seu filho, Tarek El-Sharif. Desde então, o ator alternava momentos de melhora e piora do quadro clínico. Omar Sharif (Foto) ficou conhecido mundialmente pelo filme “Lawrence das Arábias”, de 1962. Ele também brilhou nos longas seguintes, como “Doutor Jivago”, de 1965, e “Funny Girl - A Garota Genial”. Os últimos trabalhos foram nos filmes “Um Castelo na Itália”, de Valéria Bruni Tedeschi, e “Rock the Casbah”, produção franco-marroquina, ambos de 2013.

CASAL QUE OCULTOU CORPO DE MENINA É PRESO EM PE

   Um dia após o assassinato de uma mulher e uma menina, na cidade de Paulista, em Pernambuco, um casal foi preso acusado de ocultar o cadáver de Hilda Beatriz, de 2 anos e 6 meses, no sábado (11). Tudo começou quando o homem invadiu a casa de Janaina e Raquel Azevedo e esfaqueou as duas na manhã da sexta-feira. Janaína morreu na hora. Raquel foi socorrida e segue internada. A menina foi raptada e morta por espancamento horas depois. O corpo de Hilda foi enterrado embaixo do fogão da casa do homem de 40 anos e da mulher de 52. A Polícia encontrou o cadáver na noite da sexta-feira. O assassino foi indiciado por homicídio, tentativa de homicídio e sequestro, sendo encaminhado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima, conhecido como Cotel. Já o casal foi indiciado por ocultação de cadáver. 

Fontes: Ig, Exame, G1, Uol.
Fotos: Alexis Tsipras (Francois Lenoir / Reuters); Linchamento no Maranhão (Biné Morais / O Estado); Papa Francisco e Evo Morales (Reuters); Omar Sharif (Getty Images).

Comentários