TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (28 de Junho a 4 de Julho)

EXPLOSÃO DEIXA CENTENAS DE FERIDOS EM TAIWAN

   Um evento no Parque Aquático Fun Coast, próximo a capital de Taiwan, Taipei, deixou cerca de 500 feridos, na madrugada do domingo (28). Tudo começou quando um pó colorido foi lançado em direção ao público e se inflamou, causando a explosão. Chamas foram lançadas e deixaram mais de 500 pessoas feridas, 194 delas, com gravidade. Em alguns casos, as vítimas tiveram 80% dos corpos queimados. 205 pessoas foram hospitalizadas. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros da cidade de Taipei, a explosão do pó pode ter acontecido em função do calor das luzes do palco.

PRESIDENTE NEGA IRREGULARIDADES EM CAMPANHA

   Dilma Rousseff concedeu entrevista coletiva, na segunda-feira (29), durante sua passagem pelos Estados Unidos, em que negou irregularidades na sua campanha à reeleição, em 2014. Segundo ela, a doação de R$ 7,5 milhões, da Construtora UTC, investigada na Operação Lava Jato, foi repassada de maneira legal para a campanha. As denúncias de irregularidades foram feitas pelo dono da Construtora, Ricardo Pessoa, em seu depoimento para o programa de “Delação Premiada”. No total, 18 políticos foram citados na confissão de Pessoa, homologada pelo ministro do STF Teori Zavascki, no dia 24 de junho. Dilma concluiu dizendo que não respeita delatores e que nunca recebeu o executivo. Durante a visita por Washington, A presidente se encontrou com Barack Obama, em que discutiram novos projetos entre os países.

JOVEM MORTO EM OPERAÇÃO É ENTERRADO NO RJ

   O corpo do entregador Rafael Neris foi enterrado, na terça-feira (30), sob forte comoção de parentes e amigos residentes no Morro da Coroa, na região central do Rio de Janeiro. O jovem, que tinha 23 anos, foi morto durante operação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ao ser confundido pelos policiais com traficantes da região. Testemunhas afirmam que o tiro que matou Rafael saiu de arma da Polícia. Após o enterro, os moradores fizeram uma caminhada até o Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, para cobrar punição aos responsáveis pela morte. Na mesma operação, outro homem, identificado como o chefe do tráfico na área, foi morto e mais um ficou ferido. O Comando do BOPE instaurou inquérito para apurar as responsabilidades pela morte. As armas dos agentes que participaram da ação foram apreendidas.

EM NOVA PESQUISA, APROVAÇÃO DO GOVERNO CAI AINDA MAIS

   Cai para 9% o número de brasileiros que considera o governo Dilma Rousseff “Bom ou ótimo”. A pesquisa foi realizada com 2.002 pessoas, de 141 municípios, entre os dias 18 e 21 de junho, e divulgada na quarta-feira (1) pela Confederação Nacional da Indústria e Ibope. A rejeição chegou a 68%, mesmo patamar da pior média histórica, registrada em 1992 durante o governo Collor. O índice de aprovação caiu três pontos percentuais em relação à última consulta, em 1º de abril. Na mesma pesquisa, 83% dos entrevistados não aprovam a forma de governar da presidente e 78% não confiam em suas decisões. 90% apontam as taxas de juros e aumento os impostos os piores problemas do governo.

CÂMARA APROVA PROJETO DE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Menos de 24 horas após o projeto de lei que reduz a maioridade penal ter sido rejeitada, o plenário da Câmara voltou a votar o tema, na quinta-feira (2), em Brasília. Diferentemente da primeira analise, 323 deputados votaram a favor da proposta, contra 155 que rejeitaram a PEC. Dois parlamentares se abstiveram de votar. Do texto rejeitado 24 horas antes, os crimes de tráfico de drogas, lesão corporal grave e roubo foram excluídos. Com o novo texto, os jovens entre 16 e 18 anos responderão como adultos pelos crimes de estupro, sequestro, latrocínio, homicídio com intenção de matar e lesão corporal seguida de morte. Eles cumprirão as penas em locais afastados dos maiores de 18 anos e menores de 16, a serem construídos pelo governo. Deputados contrários a medida acusaram o presidente da Câmara de golpe.

LULA TIRA CULPA DE DILMA POR CRISE NO PAÍS

   Em participação na 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros, na sexta-feira (3), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva falou sobre a situação do Brasil. Durante o discurso, Lula tirou de Dilma a culpa pelos problemas que o país enfrenta. Ele responsabilizou o cenário externo pela crise econômica. Com relação a expectativa da inflação, que é de 9% até o fim de 2015, o ex-presidente afirmou que a atual líder está fazendo os ajustes corretos para que atingir o centro da meta. Ele aproveitou para convocar os petroleiros a defender a Petrobras e afirmou que o atual momento da estatal é ruim, mas que haverá uma melhora.

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE SOFRE COM CHUVAS

   As cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Moreno e São Lourenço da Mata decretaram estado de alerta, no sábado (4), em decorrência das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife desde a noite da sexta-feira. Rios transbordaram e as principais vias da capital pernambucana foram tomadas pela água. Em São Lourenço, um homem morreu e três casas foram destruídas devido aos deslizamentos de terra. Em Ipojuca, o volume de água atingiu 146 milímetros em apenas 24 horas. No caso de Jaboatão, 650 famílias ficaram desalojadas devido as enchentes. Em todas as cidades que decretaram estado de alerta, as equipes da Defesa Civil ficaram de prontidão e alertaram os moradores a saírem das áreas de risco.

Fontes: Uol, G1, Terra, Ig, Diário de Pernambuco.
Fotos: Dilma Rousseff (Reprodução / TV Globo); Rafael Neris (Reprodução / Facebook); Lula (Fábio Motta).

Comentários