TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (19 a 25 de Julho)

TUBARÃO ATACA SURFISTA NA ÁFRICA DO SUL

   Espectadores e organizadores do Circuito Mundial de Surf tiveram um susto durante a bateria final da etapa Jeffrey Bay, ocorrida na manhã do domingo (19), na praia de J-Bay, na África do Sul. Um tubarão atacou o tricampeão Mick Fanning (Foto) enquanto ele se preparava para competir. O ataque durou algo em torno de 15 segundos e terminou com a chegada de uma equipe de resgate em uma lancha, que retirou Fanning sem nenhum ferimento da água. Em função do ocorrido, a organização do evento optou por cancelar a etapa. Minutos após o susto, o surfista acalmou os seus seguidores em uma rede social.

BANCOS REABREM E GRÉCIA COMEÇA A PAGAR A DÍVIDA

   Com o empréstimo ponte de 7,6 bilhões para se reerguer, a Grécia começou a sanar dívidas, na segunda-feira (20), e reabriu suas agências bancárias. Contas em atraso com o Banco Central Europeu e com o Fundo Monetário Internacional começaram a ser quitadas, assim como um empréstimo realizado com o Banco Central Grego. Os bancos voltaram à ativa após três semanas fechados. Atendimentos que antes eram feitos apenas por caixas eletrônicos, normalizaram com algumas ressalvas. Os gregos deverão fazer saques unitários de 420 euros por semana ao invés de 60 euros por dia e foram orientados pela coordenadora da Associação de Bancos da Grécia, Louka Katseli, a colocarem dinheiro nas instituições. Além das primeiras ações, houve um aumento nas taxas de alimentos e transportes, que visam restabelecer a confiança dentro e fora do país e sair da crise econômica que assola a Grécia há pelo menos 10 anos.

INCÊNDIO MATA DOIS EM PRESÍDIO DO RECIFE

   Era madrugada da terça-feira (21), quando um incêndio teve início no Pavilhão A do Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo, um dos três que compõe o Complexo Prisional do Curado, na zona oeste do Recife. Após o início das chamas que, segundo o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa, José Cláudio, teria sido provocado por um dos dois detentos que morreram, o Corpo de Bombeiros chegou ao local e acabou com o fogo. O DHPP ficará a cargo das investigações das mortes. Já o Instituto de Criminalística esteve no local na manhã do mesmo dia para realizar a perícia que apontará as reais causas do incêndio.

PRESIDENTE VETA AUMENTO PARA JUDICIÁRIO

    O Diário Oficial da União publicou, na quarta-feira (22) o veto ao reajuste de 78,6% aos servidores do judiciário, aprovado pelo congresso em junho. Em seu despacho, a presidente Dilma Rousseff alegou que o aumento, estimado em R$ 25,7 bilhões pelo Ministério do Planejamento, causaria um grande impacto nos cofres públicos pelos próximos quatro anos e ia contra os esforços para o equilíbrio fiscal na gestão dos recursos públicos. O Governo, porém, propôs um reajuste de 21%, escalonados por quatro anos, a partir de 2016.

HOMEM INVADE CINEMA E ABRE FOGO NOS EUA

   John Russell  Houser (Foto), de 58 anos, invadiu uma sala de cinema na cidade de Lafayette, em Louisiana, nos Estados Unidos, e abriu fogo contra as cerca de 100 pessoas que assistiam o filme "Trainwreck", na quinta-feira (23). Segundo as autoridades locais, ele teria disparado 13 vezes em 20 minutos, deixando um saldo de dois mortos e sete feridos, sendo três com gravidade. Após o ataque, o homem, que tinha distúrbios mentais, se suicidou, aumentando o número de mortos para três. Policiais e bombeiros fizeram o isolamento da área em torno do cinema Grand 16 Theather para remoção dos feridos e dos corpos dos mortos. O crime aconteceu um mês após um jovem branco invadir uma igreja frequentada pela comunidade negra de Charleston. O atentado deixou nove mortos.

JUSTIÇA PEDE NOVA PRISÃO DE CÚPULA DA ODEBRECHT

   O pedido de prisão preventiva foi feito pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação “Lava Jato”, na sexta-feira (24), no Paraná. Além de Marcelo Odebrecht, o pedido impede a soltura de Rogério Santos de Araújo, Márcio Faria da Silva, Cesar Ramos Rocha e Alexandrino Ramos de Alencar. Todos são executivos da Odebrecht, menos o último, que deixou a companhia. O presidente da construtora está preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 19 de junho, durante a 14ª etapa da operação que investiga esquema de corrupção na Petrobras. O pedido de prisão é solicitado pelo juiz quando há riscos dos investigados fugirem do país ou aliciar e ameaçar testemunhas. Os cinco executivos da Odebrecht e mais três da Construtora Andrade Gutierrez, incluindo o presidente, Otávio Marques de Azevedo, foram transferidos para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado.

FIFA REALIZA SORTEIO PARA AS ELIMINATÓRIAS DA COPA 2018

   A cerimônia de sorteio dos confrontos das eliminatórias para o mundial da Rússia, que ocorre em 2018, aconteceu no sábado (25), em São Petersburgo. O sorteio foi conduzido pelo secretário geral da Fifa, Jerome Valcke. Exceto a Ásia, cujas eliminatórias já estão na fase de grupos, os países dos demais continentes conheceram as sequências dos jogos, previstos para começarem em outubro. No caso da América do Sul, 10 seleções disputam 5 vagas, 4 delas serão para os melhores colocados no sistema de pontos corridos após 18 rodadas. A quinta vaga será disputada em uma repescagem pelas equipes não classificadas. O primeiro duelo do Brasil será contra o Chile, em outubro. O ex-jogador brasileiro Ronaldo (Foto) representou o Brasil no sorteio.

Fontes: Estado de São Paulo, G1, Bol, Uol, O Globo.
Fotos: Mick Fanning (Getty Images); John Russell Houser (Extraída do site "CBS News"); Ronaldo (Maxim Shemetov / Reuters).

Comentários