TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (14 a 20 de Junho)

PSDB ESCOLHE COMANDO E LANÇA ALCKMIN À PRESIDÊNCIA EM SP
 
   A Convenção do partido aconteceu no domingo (14), em São Paulo, e contou com parte da cúpula da sigla, que aproveitou para fazer ação de lançamento da possível candidatura de Geraldo Alckmin à presidência da república, em 2018. No encontro, ficou decidido que o deputado Pedro Tobias presidirá o PSDB no estado pelos próximos dois anos. Em seu discurso, Tobias disse que o país precisava de um médico no seu comando e indicou Geraldo, que é médico anestesista. Durante sua fala, o Governador de São Paulo teceu críticas ao atual governo federal pelos casos de corrupção e pela condução da economia. O cargo de secretário geral do PSDB ficou com o deputado federal Bruno Covas e a tesouraria com o atual secretário de Planejamento de Alckmin, Marcos Monteiro.
 
CUMPLICE DE FUGA SE ENTREGA NOS EUA
 
   Joyce Mitchell (Foto), de 51 anos, se entregou acompanhada de seu advogado, na segunda-feira (15), à corte americana e foi formalmente acusada de facilitar a fuga de dois assassinos condenados da penitenciária Clinton Correctional Facility, em Dannemora. Ela forneceu ferramentas para que David Sweat e Richard Matt, com quem tinha um romance, furassem as paredes e a tubulação que levavam a parte externa do presídio. Ao se apresentar a corte, sob forte esquema de segurança, Joyce se declarou inocente das acusações, contudo, se for condenada, poderá pegar até 8 anos de prisão. Os fugitivos continuam sendo procurados pela Polícia local, que tem cerca de 1 mil agentes na operação.
 
LUIZ FACHIN TOMA POSSE NO STF
 
   O novo integrante do Supremo Tribunal Federal, o STF, tomou posse na terça-feira (16), em Brasília. Luiz Fachin preencheu a 11ª vaga da corte, deixada pelo ex-presidente Joaquim Barbosa em julho de 2014. Estiveram presentes os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Também compareceram a solenidade o procurador-geral da União, Rodrigo Janot, e o vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB), representando Dilma Rousseff. Durante toda cerimônia, que durou cerca de 20 minutos, servidores do judiciário realizaram um buzinaço na frente do STF. Eles reivindicam reajuste salarial. Luiz Fachin é jurista, formado pela Universidade Federal do Paraná, estado onde construiu a carreira.
 
JOVEM ABRE FOGO EM IGREJA NOS EUA
 
   Um ataque realizado na Emanuel African Methodist Episcopal Church, igreja da comunidade negra da cidade de Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos, deixou nove pessoas mortas e uma ferida, na quarta-feira (17). Entre os mortos, estava o senador, que também era pastor, Clementa C. Pinckney e sua irmã. O homem, identificado como Dylann Storm Roof (Foto), de 21 anos, abriu fogo durante uma sessão de estudos. A governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, e o presidente do país, Barack Obama, lamentaram as mortes, causadas por mais um episódio de racismo que atinge os Estados Unidos. O jovem foi preso um dia depois. Ele já havia sido detido por uso de drogas e invasão de propriedades em abril deste ano. A Justiça dos Estados Unidos investiga o caso como um crime de ódio, devido às características do massacre.
 
SENADORES BRASILEIROS SÃO HOSTILIZADOS NA VENEZUELA
 
   Um grupo de senadores brasileiros (Foto), liderados por Aécio Neves (PSDB-MG), foi hostilizado, na quinta-feira (18), na Venezuela. Eles viajaram ao país para visitar o líder oposicionista do governo de Nicolás Maduro, Leopoldo López, que está preso há mais de um ano, acusado de incitar revoltas contra o governo federal. Ao chegar no país, o grupo foi recebido pela mulher de López, Lilian Tintori, e pela ex-deputada oposicionista Maria Corina Machado. Ambas trabalham promovendo uma mobilização internacional para libertar o opositor. A visita terminou com a van dos brasileiros sendo atacada a pedradas por “chavistas”. Ao voltar ao Brasil, Aécio protocolou uma queixa e pediu que a Venezuela seja retirada do grupo de Mercosul. O pedido deverá ser feito a Organização dos Estados Americanos (OEA).
 
PRESIDENTES DE CONSTRUTORAS SÃO PRESOS NO DF
 
   Marcelo Odebrecht (Foto) e Otávio Marques de Azevedo, presidentes das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez, respectivamente, foram presos, na sexta-feira (19), durante a 14ª fase da “Operação Lava Jato”. Outros 10 executivos foram presos e levados a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Todos são acusados de participarem do esquema de desvios de dinheiro na Petrobras, investigados desde março de 2014. O juiz federal que coordena a operação, Sérgio Moro, alegou nos mandados que existem provas materiais de pagamento de propina. A nova etapa foi batizada de “Erga Omnes”. Em notas enviadas a imprensa, ambas as construtoras se colocaram a disposição para colaborar com as investigações.
 
REJEIÇÃO DE DILMA AUMENTA EM NOVA PESQUISA
 
   O Datafolha divulgou nova pesquisa, no sábado (20), em que a rejeição ao governo de Dilma Rousseff apresentou nova alta. Segundo 65% dos 2.840 entrevistados, a condução do país pela petista está entre ruim ou péssimo. Uma alta de 5 pontos em relação a pesquisa anterior, realizada em abril. Habitantes de 174 municípios foram ouvidos. Entre os brasileiros que ganham até dois salários mínimos, o resultado foi 12% de aprovação e 62% de reprovação. O percentual é o maior desde o governo Collor, quando 68% condenaram o governo em 1992. O Datafolha ainda realizou uma simulação de eleição. Caso o pleito ocorresse hoje, Aécio Neves venceria com 35% dos votos contra 25% de Lula, possível candidato do PT, e 18% de Marta Suplicy, do PSB.
 
Fontes: Folha de São Paulo, Veja, Uol, G1, Carta Capital, Estado de São Paulo.
Fotos: Joyce Mitchel (Extraída do site “CBS News”); Dylann Storm Roof (AP / Lexington County S.C Detention); Grupo de Senadores (Twitter / Maria Corina Machado); Marcelo Odebrecht (Extraída do site “Veja”).

Comentários