TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (5 a 11 de Abril)

QUÊNIA PROMOVE RETALIAÇÃO CONTRA GRUPO TERRORISTA

   Duas bases do grupo extremista Al Shabaad foram bombardeados pela Força Aérea do Quênia, no domingo (5), no sul da Somália. Os ataques aos acampamentos de Gondodowe e Ismail foram uma represália à facção que promoveu um massacre no campus da Universidade de Garissa, cidade a cerca de 200 quilômetros da fronteira com a Somália, que deixou 148 alunos mortos três dias antes. No atentado, quatro terroristas foram assassinados por militares, entre eles, estava o queniano Abdirahim Abdulahi, que era filho de um político da cidade de Mandera. Em ataques, o Al Shabaad deixou 200 mortos só em 2014.

INCENDIO DESTRÓI COMUNIDADE NO RECIFE

   Cerca de 100 barracos foram consumidos por um incêndio, na segunda-feira (6), na Comunidade do Plástico, construída há cinco anos no bairro de Campo Grande, zona norte do Recife. As chamas começaram após uma criança acidentalmente colocar fogo em um colchão. 300 famílias ficaram desabrigadas e receberam assistência da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A Defesa Civil da cidade não contabilizou o número de pessoas que vivem na comunidade, instalada irregularmente em um terreno da União. Enquanto algumas famílias foram para casa de parentes, outros desabrigados foram instalados em um abrigo no bairro de São José, área central do Recife. O Instituto de Criminalística fará uma vistoria no local.

SUSPEITO DE ESTUPRO EM TREM É PRESO EM SP

   O homem foi capturado pela Polícia, na madrugada da terça-feira (7), na Cohab Juscelino, em Guaianases, zona leste da capital paulista. Ele é acusado de estuprar uma atendente em uma cabine de recarga do Bilhete Único na Estação República, no centro de São Paulo, na semana anterior. Os agentes chegaram ao homem após investigações, denúncias e imagens dos circuitos internos do metrô. Outro envolvido no crime, identificado como apenas como “Rafinha”, não foi preso. Durante a invasão à cabine, a jovem foi amordaçada, amarrada e teve as roupas arrancadas. O diretor da Prodata, empresa que administra o serviço, informou que nunca houve registro de caso semelhante e que a funcionária foi afastada pelo tempo necessário à sua recuperação.

CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA LEI DE TERCEIRIZAÇÕES

   Em meio a protestos contra, a Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (8), o texto base da lei que regulamenta a terceirização de serviços em empresas. O projeto número 4330/04 foi aprovado por 334 deputados. Outros 137 se colocaram contra e dois se abstiveram. Segundo o texto, que terá uma segunda votação sobre pontos polêmicos, as empresas poderão terceirizar, além das atividades-meio (Como limpeza e segurança), as atividades-fim (Produção). Os críticos afirmam que as novidades serão prejudiciais aos trabalhadores, que podem perder direitos trabalhistas. Os apoiadores dizem que haverá alta na produção, geração de empregos e acabará com a insegurança jurídica. Após a votação dos temas polêmicos, o texto segue para o Senado.

DEPOIMENTO DE VACCARI TEM ATÉ RATOS EM BRASÍLIA

   Com cerca de 8 horas de duração, a participação do tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, na CPI da Petrobras, na quinta-feira (9), foi marcada por bate-boca, entre petistas e tucanos, e hamsters soltos na sala durante a sessão. Com o Habeas Corpus emitido pelo ministro Teori Zavascki, que lhe permitia ficar calado e sem obrigação de assinar o termo de compromisso, Vaccari pouco acrescentou à investigação, se limitando a repetir por diversas vezes que todas as doações feitas ao PT foram legais e registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE. O servidor Márcio Martins Oliveira, responsável por soltar os animais no início da sessão, foi detido e exonerado do cargo horas depois pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

OPERAÇÃO “LAVA JATO” CHEGA A SUA DÉCIMA PRIMEIRA FASE

   A Polícia Federal cumpriu 7 mandados de prisão, 19 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva (detenção para depoimento), na sexta-feira (10), dentro da décima primeira fase da operação que investiga o desvio de dinheiro dentro da Petrobras. Batizada de “A Origem”, a ação ocorreu na Bahia, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco e no Rio de Janeiros. Os agentes prenderam os ex-deputados André Vargas, Luiz Argolô e Pedro Correa, que cumpria pena em regime semiaberto por participação no esquema do “mensalão” do PT. A nova fase da operação também investiga desvios de recursos em outros órgãos públicos federais, além da Petrobras, e os crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso, fraude em processo licitatório e tráfico de influência.

CUBA E EUA SE ENCONTRAM NA CÚPULA DAS AMÉRICAS

   A sétima edição do encontro dos líderes do continente americano aconteceu no sábado (11), no Panamá. O destaque do evento ficou pelo cumprimento entre os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Raúl Castro (Foto), de Cuba, que participou pela primeira vez da reunião. Os dois países têm ensaiado uma reaproximação diplomática. A presidente Dilma Rousseff também esteve presente e discursou na primeira sessão plenária do encontro. Durante a sua fala, ela destacou os avanços do continente, ocorridos pela integração dos países da América Latina e Caribe. A presidente também afirmou que a educação pode diminuir a desigualdade social.

Fontes: Reuters, Uol, BBC Brasil, G1, Carta Capital.
Fotos: Raúl Castro e Barack Obama (Mandel Ngan / AFP).

Comentários