TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (29 de Março a 4 de Abril)

BRASIL VENCE MAIS UMA E SEGUE INVICTO
 
   A Seleção Brasileira (Foto) voltou a disputar um amistoso, desta vez contra o Chile, no Emirates Stadium, no domingo (29), em Londres, na Inglaterra. Com algumas mudanças em relação ao jogo contra a França, dois dias antes, a equipe de Dunga venceu sua oitava partida seguida desde a volta do treinador, após a Copa do Mundo. A partida foi equilibrada e só no segundo tempo, aos 28 minutos, os brasileiros abriram o placar contra os chilenos, com o gol de Firmino. A Seleção começou a intensificar os treinos para a Copa América, que acontece entre os dias 11 de junho e 4 de julho, no Chile. O Brasil compõe a chave C junto com Colômbia, Venezuela e Peru.
 
AVIÃO É DESVIADO APÓS AMEAÇA DE BOMBA
 
   A aeronave da Turkish Airlines, que fazia voo entre Istambul, na Turquia, e São Paulo, foi desviada da rota após uma falsa ameaça de bomba, na segunda-feira (30). Logo após a decolagem, às 4h18 no horário de Brasília, um bilhete com a palavra “Bomba” escrita foi encontrado em um dos banheiros do avião. O alerta foi dado e a aeronave fez um pouso de emergência em Casablanca, no Marrocos. Uma equipe do esquadrão antibombas fez uma vistoria em todo o avião, enquanto os 256 passageiros foram acomodados no aeroporto local. Como nada foi encontrado, o avião seguiu viagem e aterrissou no Aeroporto de Cumbica, na capital paulista, às 21h50.  
 
PROMOTOR É MANTIDO REFÉM NA TURQUIA
 
   Mehmet Selim Kiraz (Foto) morreu horas após ser feito refém por dois militantes de um grupo de esquerda, que invadiram um tribunal de Istambul, na terça-feira (31). O promotor era responsável pela investigação da morte de um garoto, que ficou em coma após ser atingido por uma granada de gás lacrimogêneo atirada por policiais durante manifestações contra o governo, em 2013. Os homens exigiam que os policiais envolvidos no fato assumissem a ação contra o adolescente e fossem julgados por tribunais populares. Após horas de negociação, um tiroteio na sala do promotor deixou os dois militantes mortos. Kiraz foi ferido, inclusive na cabeça, e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
 
INCÊNCIO EVACOA CENTRO FINANCEIRO DE LONDRES...
 
   Cerca de 2 mil pessoas deixaram edifícios na região de Holborn, um dos centros financeiros de Londres, na quarta-feira (1), na Inglaterra, após o alerta de incêndio. O fogo teve início em uma caixa elétrica e, segundo as primeiras investigações, ocorreu por falha no sistema. Cerca de 40 homens do Corpo de Bombeiros foram chamados para controlar as chamas, que se espalharam rapidamente. Uma área de 25 metros do local do incêndio teve de ser interditada. Apesar da gravidade do fato, não houve registros de feridos.
 
...E ASSUSTA MORADORES DE SANTOS
 
   Tanques de combustível da empresa Ultracargo, localizada na região do Porto de Saboó, foram atingidos pelo fogo na manhã da quinta-feira (2), em Santos, litoral de São Paulo. Desde o início do incêndio, o Corpo de Bombeiros tentou controlar as chamas, mas novas explosões aumentaram a força do fogo, que atingiu 50 metros de altura e lançou fumaça tóxica no ar. Em determinado momento, a corporação passou a trabalhar no resfriamento de outros reservatórios para evitar que o fogo se alastrasse ainda mais. Juntos, os tanques armazenavam entre 5 e 10 milhões de litros de etanol e gasolina. Segundo uma testemunha, o fogo começou durante o abastecimento de um caminhão. O presidente da Ultracargo, Ricardo Catran, afirmou ser cedo para definir as causas do acidente.
 
ACIDENTE MATA FILHO DE GOVERNADOR EM SP
 
   Thomaz Alckmin (Foto) era um dos cinco tripulantes do helicóptero, modelo EC 155 B1, que caiu, na sexta-feira (2), em um condomínio em Carapicuíba, na Grande São Paulo. O equipamento, com capacidade para nove pessoas, pertencia à empresa Seripati e fazia um voo teste após passar por manutenção. As primeiras informações apontam que uma das pás do conjunto de hélices teria se desprendido e causado a rápida queda da aeronave, de ponta cabeça, que atingiu duas casas da região. Além de Thomaz, que tinha 31 anos, também morreram o piloto Carlos Haroldo Isquerdo, 53, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, 42, Erick Martinho, 36, e Leandro Souza, 34. Os enterros aconteceram na sexta-feira e as investigações serão conduzidas pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes, o Seripa 4.
 
COMPLEXO DO ALEMÃO PROTESTA CONTRA POLÍCIA
 
   Moradores fecharam os principais acessos da comunidade, no sábado (4), para protestar contra a morte de Eduardo de Jesus Ferreira (Foto), de 10 anos, morto com um tiro de fuzil na porta de casa, dois dias antes. Segundo a mãe do garoto, Terezinha Maria de Jesus, de 41 anos, policiais teriam atirado na cabeça de Eduardo, que morreu na hora. Ao avistar agentes na Estrada do Itararé, local onde se concentrou o protesto, Terezinha perdeu o controle e avançou contra os homens, causando tumulto. Segundo o Governo do Rio de Janeiro, os policiais envolvidos foram afastados e as armas utilizadas na ação encaminhadas para perícia. O Complexo do Alemão tem sido palco de tiroteios entre policiais e traficantes da região diariamente.
 
Fontes: Terra, G1, Folha de São Paulo, O Globo, Uol.
Fotos: Seleção Brasileira (Ian Kington / AFP); Mehmet Selim Kiraz (France Press); Thomaz Alckmin (Reprodução / Instagram); Eduardo de Jesus (Reprodução).

Comentários