TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (8 a 14 de Março)

INEZITA BARROSO MORRE EM SP
 
   A cantora, que tinha 90 anos, morreu na noite do domingo (8), em decorrência de insuficiência respiratória, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde 19 de fevereiro. O corpo de Inezita Barroso (Foto) foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e enterrado no Cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi, na segunda-feira. Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima, a cantora, que era formada em biblioteconomia pela USP, começou a carreira nos anos 60, lançou cerca de 80 discos e se tornou uma das artistas mais respeitadas da música sertaneja. Há 35 anos apresentava o programa “Viola, Minha Viola”, na Tv Cultura. Entre seus sucessos, estão às canções “Moda da Pinga” e “Lampião de Gás”.
 
ACIDENTE COM HELICÓPTEROS MATA DEZ NA ARGENTINA
 
   O acidente aconteceu na segunda-feira (9), na província de La Rioja, a cerca de 1.200 km de Buenos Aires, na Argentina. Os dois helicópteros sobrevoavam a região, durante as filmagens do reality show francês “Dropped”, quando caíram. No programa, dois grupos de atletas são deixados em um lugar deserto e ambos disputam quem encontra primeiro à civilização mais próxima. O choque entre as aeronaves é a causa mais provável, porém, investigações da aeronáutica devem apontar os motivos reais da tragédia. Entre os mortos, estavam atletas, a equipe de produção do programa e os pilotos. O presidente da França, François Hollande lamentou o ocorrido em nota.
 
PRESIDENTE É VAIADA DURANTE EVENTO EM SP...
 
   Dilma Rousseff (Foto) foi recebida com vaias durante visita a 21ª edição da Feicon, no Pavilhão de Eventos do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Cerca de 200 pessoas protestaram e fizeram a presidente mudar o percurso inicial. Após circular por alguns estandes, ela foi encaminhada ao auditório localizado em um prédio anexo, onde participou da abertura do evento, com foco no setor de construção. Dilma estava acompanhada pelo ministro das cidades, Gilberto Kassab, e organizadores da feira. No discurso de abertura, ela pediu otimismo aos empresários do setor com relação ao atual momento do país.
 
...E DIVIDE OPINIÕES NO ACRE
 
   Recebida por grupos pró e contra seu governo, Dilma Rousseff chegou ao Acre, na quarta-feira (11) onde visitou regiões atingidas pelas chuvas. A presidente também fez a entrega de chaves das 967 casas do programa habitacional do governo federal. Na sequência, ela sobrevoou as áreas alagadas e discutiu com autoridades locais medidas de apoio aos desabrigados. No discurso que marcou a solenidade de entrega das moradias, Dilma prometeu a entrega de mais 1. 217 casas até o mês de junho. No mesmo dia, o governo federal liberou mais de R$ 3 milhões ao Acre para contornar e minimizar os transtornos causados pelas chuvas.
 
EDUARDO CUNHA DEPÕE EM CPI DA PETROBRAS
 
   O presidente da Camara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ / Foto), foi ouvido pelos parlamentares, durante a CPI que investiga os casos de corrupção na Petrobras, na quinta-feira (12), em Brasília. Ao se apresentar por livre e espontânea vontade, o deputado foi elogiado pelos componentes da comissão, tanto da base governista quanto oposicionista. Entre as declarações mais polêmicas, Cunha disse que o governo tenta “transferir a crise no Palácio do Planalto para o Congresso Nacional”. Ele também chamou a relação de 47 políticos supostamente envolvidos no esquema de “piada” e “escolha política” feita pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot.
 
PROTESTO PRÓ-PETROBRAS MOVIMENTA SP
 
   Mais de 12 mil pessoas foram às ruas, na sexta-feira (13), em manifestação a favor do governo e contra o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O “Dia Nacional de Lutas” foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros grupos de movimentos sociais. A manifestação na capital paulista foi pacífica. Em outros 24 estados, manifestações foram organizadas com o mesmo intuito, porém, com um número reduzido de participantes. No Recife, 1,5 mil pessoas aderiram à causa. No total, 30 mil pessoas saíram às ruas em todo o país, segundo a Polícia Militar.
 
ACIDENTE RODOVIÁRIO MATA CINQUENTA EM SC
 
   Um ônibus despencou em uma ribanceira na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina, deixando 50 pessoas mortas, no fim da tarde de sábado (14). O veículo, que transportava 58 pessoas, viajava da cidade de União da Vitória com destino a Guaratuba, quando o motorista perdeu o controle do veículo e caiu de uma altura estimada em 400 metros. Equipes de busca participaram da operação que durou até a manhã do domingo. O acidente, considerado o pior da história de Santa Catarina, causou comoção na população, fazendo o governo decretar luto oficial de três dias. Um inquérito será aberto para investigar as causas da tragédia. Exames no corpo do motorista devem ser feitos para constatar se ele teve algum mal súbito.
 
Fontes: Uol, G1, Ig, Agência Brasil.
Fotos: Inezita Barroso (Extraída do site “Conceito Sertanejo”); Dilma Rousseff em São Paulo (Marcos Alves / O Globo); Eduardo Cunha (Ueslei Marcelino / Reuters).

Comentários