TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (22 a 28 de Fevereiro)

NAUFRÁGIO MATA DEZENAS DE PESSOAS EM BANGLADESH

   Uma balsa naufragou, no domingo (22), com cerca de 150 pessoas a bordo, após colidir com um navio pesqueiro no Rio Padma, em Bangladesh. A embarcação, denominada “MV Mostofa”, seguia de Rajbari, no centro de Bangladesh, para Paturia, em um trajeto de 30 km. Cerca de 50 pessoas foram resgatadas e o número de vítimas fatais chegou a 69. Este foi o segundo acidente do tipo em 15 dias no país. Números oficiais do país mostram que 95% das embarcações que percorrem os 230 rios que atravessam Bangladesh diariamente têm algum tipo de irregularidade.

PROTESTO MARCA POSSE DE NOVA PRESIDENTE DA CEF

   Funcionários da Caixa Econômica Federal realizaram protesto durante a cerimônia de posse da nova presidente do banco estatal, Miriam Belchior, na segunda-feira (23). A solenidade, que ocorreu no Centro Cultural da Caixa, em Brasília, contou com a presença do ex-presidente da CEF, Jorge Hereda, e do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy. No discurso de posse, a nova líder da instituição afirmou que colocará a Caixa a serviço da nova política da presidente Dilma Rousseff e que irá consolidar a posição do banco, o terceiro maior do país. Por outro lado, Levy foi interrompido por gritos de manifestantes, contras os ajustes fiscais promovidos pelo Governo Federal.

JUIZ É FLAGRADO USANDO CARRO APREENDIDO DE EIKE BATISTA NO RJ

   Flávio Roberto de Souza, juiz da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro, foi flagrado utilizando um dos carros de Eike Batista, na terça-feira (24), na Barra da Tijuca, zona sul do Rio. O veículo, modelo Porche, havia sido apreendido em uma mega operação realizada pela Polícia Federal nas residências do empresário no dia 6 de fevereiro. A defesa de Eike utilizou as imagens para entrar com uma representação no Conselho Nacional de Justiça contra a ação do magistrado, que foi afastado das funções dias depois.

CAMARA APROVA NOVO BENEFÍCIO PARA PARLAMENTARES

   O presidente da Camara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou, na quarta-feira (25), um pacote de benefícios para os parlamentares que incluíram reajustes em benefícios como auxílio-moradia, verba de gabinete e na Cota para Exercício de Atividade Parlamentar (Ceap). A mais polêmica das novidades é o retorno do custeio de passagens aéreas para os cônjuges dos deputados, prática que havia sido extinta desde 2009. No total, os benefícios, que entram em vigor a partir do dia 1º de abril, custarão R$ 112,7 milhões aos cofres públicos. Com a repercussão negativa, a Câmara recuou da decisão quanto ao benefício das passagens dias depois.

FAMÍLIA É ENCONTRADA MORTA EM SC

   Seis pessoas da mesma família foram encontradas mortas, na quinta-feira (26), em Cordilheira Alta, cidade localizada no Oeste de Santa Catarina. O principal suspeito do crime é Alcir Pederssetti, de 42 anos, que, segundo a Polícia Militar, se suicidou após assassinar a esposa, Mônica Pederssetti, a filha, Lana Pederssetti, a sogra, Luiza Moresco, o sogro, Antônio Moresco, e cunhada, Lucimar Moresco. Testemunhas afirmaram ter ouvido tiros durante a madrugada, contudo, os corpos só foram descobertos no fim da tarde. A arma utilizada nos crimes foi encontrada ao lado do corpo de Alcir. O fim do relacionamento com Mônica é tido como o motivo dos crimes, que serão investigados pela Polícia Civil.

UM DOS GEMEOS SEPARADOS MORRE EM GO

   Arthur Brandão (Foto – de azul), de 5 anos, morreu na sexta-feira (27), após uma cirurgia de 15 horas para separação do seu irmão, gêmeo siamês, Heitor Brandão (Foto – de vermelho), em Goiânia, Goiás. Ambos eram preparados desde o nascimento e passaram por vários procedimentos cirúrgicos, o último deles, em janeiro. Após a separação, os garotos foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Arthur acabou não resistindo a uma parada cardíaca no Hospital Materno Infantil (HMI). Os meninos, filhos de um casal de professores baianos, eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia. Os pais lamentaram a morte através das redes sociais. Heitor apresentou melhoras dias após a cirurgia.

ESTUDANTE MORRE EM FESTA UNIVERSITÁRIA EM SP

   Uma competição envolvendo bebida alcoólica terminou com a morte de Humberto Moura Fonseca (Foto), de 23 anos, no sábado (28), em Bauru, interior de São Paulo. Segundo testemunhas, o estudante de engenharia elétrica da Unesp teria tomado cerca de 30 doses de vodca e começou a passar mal. Ele chegou a ser socorrido por outros estudantes, mas já chegou morto ao pronto-socorro. O evento, que contou com cerca de 2 mil pessoas e tinha serviço de open bar, seguiu normalmente mesmo com o anúncio da morte de Humberto. Outras cinco pessoas passaram mal em função da bebida e também foram socorridas, algumas em estado grave. Dois organizadores da festa foram presos. Os estudantes do quarto ano de engenharia não tinham alvará de autorização da festa e podem ser indiciados por homicídio com dolo eventual. Humberto foi enterrado em Passos, Minas Gerais, no domingo.

Fontes: G1, O Globo, Ig, Correio Braziliense, Terra.
Fotos: Flávio Roberto de Souza (Extraída do site “GGN”); Arthur e Heitor Brandão (Extraída do site “Crescer”); Humberto Moura Fonseca (Arquivo Pessoal / Facebook).

Comentários