TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (15 a 21 de Fevereiro)

AUTOR DE ATENTADOS É MORTO NA DINAMARCA
 
   Omar Abdel Hamid al-Hussein (Foto) foi morto a tiros por policiais, no domingo (15), em Copenhague, na Dinamarca. Ele foi acusado de um duplo ataque ocorrido na capital dinamarquesa. No primeiro atentado, em um centro cultural onde acontecia um debate sobre Liberdade de Expressão, no sábado, uma pessoa morreu e três policiais ficaram feridos. Já no segundo ataque, a uma sinagoga de Copenhague, um judeu de 37 anos foi morto e dois agentes ficaram feridos. Hussein havia deixado a prisão semanas antes, após cumprir parte da pena por ataque a faca em um trem há dois anos.
 
EGITO ATACA O “EI” EM REPRESÁLIA A DECAPITAÇÕES
 
   O exército egípcio realizou uma operação de retaliação contra militantes do grupo radical “Estado Islâmico”, na segunda-feira (16), em Derna, na Líbia. Os alvos foram várias posições das milícias leais do “EI”, como quartéis, locais de armazenamento de armas, treinamento e concentração. Na ação, três crianças e cinco mulheres morreram. Os bombardeios foram uma represália pela decapitação de 21 cidadãos egípcios. O ministro das Relações Exteriores do Egito, Smaeh Shukri, esteve em Nova York, na sede da ONU, para pedir uma reação internacional contra as mortes. O Papa Francisco e o Brasil, em nota, também condenaram o derramamento de sangue.
 
VAI VAI FATURA O TÍTULO EM SP...
 
   Pela 15ª vez, a Escola de Samba Vai Vai (Foto) levantou a taça de campeã do Carnaval paulista de 2015, na terça-feira (17), após a apuração dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. A competição foi acirrada e a agremiação do bairro do Bexiga só levou o título após a apuração do último quesito, Evolução. A Vai Vai levou para o Sambódromo do Anhembi a história da cantora Elis Regina e somou 269,9 pontos. A Mocidade Alegre ficou em segundo (269,6), seguida de Rosas de Ouro (269,4), Águia de Ouro (269,3) e Dragões da Real (269,3). Tom Maior e Mancha Verde terminaram nas últimas posições e foram rebaixadas ao Grupo de Acesso de 2016....
 
BEIJA-FLOR LEVA NO RJ SOB PROTESTOS
 
   A apuração dos Desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose da Marques de Sapucaí, terminou com vitória da Beija-Flor (Foto), após quatro anos, na quarta-feira (18). A Escola de Samba levou para a avenida um enredo sobre a Guiné Equatorial. Para tanto, contou com um patrocínio de R$ 10 milhões, pago por Teodoro Obiang, presidente do país africano desde 1979. A agremiação de Nilópolis fechou a apuração com 269,9 pontos, seguida por Salgueiro (269,5), Grande Rio (269), Unidos da Tijuca (269), Portela (269) e Imperatriz Leopoldinense (268,9). Os dirigentes da Beija-Flor não se manifestaram sobre a polêmica envolvendo um dos países mais pobres da África Ocidental. Vila Isabel e Viradouro foram rebaixadas e desfilarão no Grupo de Acesso em 2016.
 
OPOSITOR DE PRESIDENTE É DETIDO NA VENEZUELA
 
   O prefeito de Caracas e líder oposicionista do governo de Nicolás Maduro, Antonio Ledezma (Foto), foi detido na quinta-feira (19) por agentes do Serviço de Inteligência da Venezuela. Ele é acusado de conspirar para um golpe de estado. No dia seguinte a detenção, o Ministério Público do país decretou a prisão provisória do político, que foi conduzido para o presídio de Ramo Verde, na periferia da capital venezuelana. Na unidade, também está preso Leopoldo López, outro líder da oposição, acusado de incitar violência nas manifestações que o país viveu de 2014. Antonio Ledezma tem 59 anos, já foi deputado, senador, governador e é um dos mais conhecidos oposicionistas do Governo da Venezuela. Como prefeito, foi eleito em 2009 e reeleito em 2013.
 
DILMA ISENTA EMPRESAS DE CORRUPÇÃO
 
   Sem falar com a imprensa desde dezembro do ano passado, a Presidente Dilma Rousseff conversou com jornalistas na sexta-feira (20). Ela falou sobre o esquema de corrupção que envolve a Petrobras e voltou a afirmar que os casos nunca foram tão investigados como atualmente. A presidente destacou que os malfeitos não são culpa das empresas, mas sim dos funcionários, que deverão ser punidos conforme a legislação. Dilma também culpou o governo do PSDB que, segundo ela, deveria ter punido os primeiros casos de corrupção dentro da estatal desde a década de 90, impedindo que tomassem proporções com as vistas agora.
 
INCÊNDIO EM TORRE DEIXA FERIDOS EM DUBAI
 
   O arranha-céu residencial de 79 andares, batizado como The Torch (A Tocha), foi atingido por um incêndio na madrugada de sábado (21), em Dubai, nos Emirados Árabes. O fogo começou no 51º andar e se espalhou rapidamente, contudo, não deixou feridos com gravidade. Sete pessoas foram socorridas por inalação de fumaça. Dez caminhões do Corpo de Bombeiros trabalharam no combate as chamas. Segundo o Chefe da Polícia de Dubai, Khamis Mattar, o incêndio teve indícios de um acidente e não de um ato criminoso. Uma investigação da Polícia deve confirmar as causas das chamas. O prédio tem 336 metros de altura e é habitado por 2.000 pessoas.
 
Fontes: Uol, Folha de São Paulo, G1, Ig, Estado de São Paulo, O Globo.
Fotos: Omar Abdel al-Hussein (Extraída do site "The Gateway Pundit); Vai Vai (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo); Beija-Flor (Extraída do site "Ponta Grossa"); Antônio Ledezma (Ernesto Morgado).

Comentários