TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (1 a 7 de Fevereiro)

CÂMARA E SENADO ESCOLHEM SEUS PRESIDENTES

   Deputados e senadores foram às urnas, no domingo (1), para escolherem os seus presidentes, no Congresso Nacional, em Brasília. Na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) (Foto - à esquerda) foi eleito com 267 dos 513 votos válidos. O carioca, que já criticou o atual governo, venceu Arlindo Chinaglia (PT/SP), Julio Delgado (PSB/MG) e Chico Alencar (PSOL/RJ), que receberam 136, 100 e 8 votos, respectivamente. No Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) (Foto - à direita) foi reeleito com 49 votos, vencendo o colega de partido Luiz Henrique (PMDB/SC), que teve 31. A eleição na casa só registrou um voto nulo. No mesmo dia, houve a posse dos eleitos no pleito de outubro. Ambos os mandatos tem duração de dois anos.

BRASILEIRA GRÁVIDA É MORTA NA AUSTRÁLIA

   Fabiana Brock Palhares (Foto), de 35 anos, foi assassinada na cidade de Varsity Lakes, na Austrália, na segunda-feira (2). A brasileira, que morava fora do país há cerca de 10 anos e estava grávida, foi encontrada por policiais, na casa onde vivia, com um ferimento causado por um tiro de machadinha. Ela ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O principal suspeito é o ex-companheiro de Fabiana, Brock Benjamin Wall, de 34 anos, que foi preso horas após o crime. Vizinhos ficaram chocados com a morte. A família da brasileira informou que um representante deve acompanhar o caso na Austrália, para isso, uma campanha pela internet tenta arrecadar dinheiro para custear as passagens e o traslado do corpo para o Brasil.

ESTADO ISLÂMICO ASSASSINA MAIS UM

   Os extremistas do grupo "Estado Islâmico" divulgaram, na terça-feira, mais um vídeo de assassinato na internet. Desta vez, a vítima foi o piloto jordaniano Muath al-Kaseasbeh, de 26 anos. Nas imagens, o jovem aparecia preso em uma jaula, vestido com uma roupa laranja, sendo consumido pelo fogo ainda vivo. Muath, que fazia parte das Forças de Segurança Internacionais que combatem o “EI”, foi preso pelos extremistas em dezembro, após seu avião cair enquanto sobrevoava a Síria. O governo da Jordânia confirmou que a morte ocorreu no dia 3 de janeiro. A execução do piloto foi condenada até pelo Al-Azhar, instituição do Islã sunita. Em represália, os jordanianos executaram dois jihadistas, um dia após a divulgação do vídeo, entre eles, Sajida al-Rishawi, que foi condenada à morte em 2005. A libertação dela seria uma troca pela liberação do piloto.

GRAÇA FOSTER E MAIS CINCO DEIXAM DIRETORIA DA PETROBRAS

   A estatal publicou comunicado, na quarta-feira (4), em que anunciava a saída da presidente Graça Foster (Foto) e mais cinco membros de sua diretoria.  Também deixam seus cargos o Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Almir Guilherme Barbassa, o Diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli, o Diretor de Abastecimento, José Carlos Consenza, o Diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro, e o Diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo. Na terça-feira, rumores da saída de Foster fizeram com que as ações da Petrobras tivessem alta de mais de 15% na Bovespa. A gestão da presidente foi marcada por denúncias de corrupção e já não era bem vista pelo mercado. O conselho de administração da estatal se reuniu e anunciou, na sexta-feira, Aldemir Bendine, atual presidente do Banco do Brasil, como novo gestor da Petrobras.

CORPO DE BRASILEIRO É RECONHECIDO NA INDONÉSIA

   Desaparecido por quatro dias, Fernando Vieira Campello (Foto) teve seu corpo reconhecido pela mãe, Luciana Vieira, na quinta-feira (5), segundo informações da Embaixada do Brasil em Jacarta, na Indonésia. O paulista de 24 anos viajava ao país com um grupo de brasileiros e desapareceu na ilha de Gilli Trawangan, no mar de Lombok, após sair de um bar. O corpo, que estava em avançado estágio de decomposição, só foi reconhecido por uma tatuagem e uma cicatriz de cirurgia no tornozelo dois dias após ser encontrado. A família de Fernando deve solicitar um exame forense para descobrir as causas da morte.

EIKE BATISTA TEM BENS APREENDIDOS PELA PF

   Agentes da Polícia Federal cumpriram mandado de busca e apreensão em duas casas de Eike Batista, na sexta-feira (6), no bairro Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Na ação, foram apreendidos sete veículos, incluindo carros de luxo, R$ 90 mil e pertences da família do empresário. A ação aconteceu após decisão do juiz Vítor Barbosa Valpuesta, substituto na 3ª Vara Criminal do estado do RJ, e visa garantir o valor de R$ 3 bilhões que a Justiça mandou bloquear para pagamento de indenizações e multas decorrentes da acusação de crimes contra o mercado financeiro, entre eles, a manipulação do preço de ações na Bolsa de Valores e uso de informação privilegiada. A decisão dos juízes levou em conta indicações de que Eike estaria se desfazendo dos seus bens. O advogado de defesa alegou “abuso” no caso

TRAGÉDIA EM TAIWAN: MAIS DOIS CORPOS ENCONTRADOS

   Equipes encontraram dois corpos no Rio Jilong, no sábado (7), em Taipé, capital de Taiwan. Com os resgates, subiu para 37 o número oficial de mortos  na queda do avião da TransAsia, ocorrido três dias antes no país. Por dois dias, o clima meteorológico da região dificultou as buscas, devido às más condições de visualização embaixo da superfície do rio. O Turboelice ATR-72 600 transportava 58 pessoas quando caiu, pouco mais de dois minutos da decolagem. Do total de passageiros, 15 ficaram feridos e seis seguem desaparecidos, porém, já são considerados mortos pela equipe responsável pelos resgates. Uma análise parcial das caixas pretas da aeronave apontaram falha nos dois motores como provável causa da tragédia. 

Fontes: Câmara dos Deputados, Senado, Extra, Folha de São Paulo, Yahoo, G1, Ig, Uol,
Fotos: Eduardo Cunha e Renan Calheiros (Montagem / G News Blog); Fabiana Brok Palahares (Reprodução / Facebook); Graça Foster (Tânia Rêgo / Abr / Veja); Fernando Vieira Campello (Reprodução / Facebook).

Comentários